terça-feira, novembro 18, 2008

Mergulho também em Macaé

A tromba d'água que caiu na segunda-feira deixou parte do município de Macaé também sob a lama. No Novo Cavaleiros, um dos bairros mais prejudicados, lideranças comunitárias e moradores foram até a Lagoa de Imboassica abrir - com suas próprias forças - um canal para que a água chegue ao mar e desafogue a inundação na região [solução do desespero, mas que sempre surte algum efeito]. Todo esforço foi impedido por autoridades. Ainda tentaram fechar uma das pistas da Rodovia Amaral Peixoto em protesto. Também sem sucesso. Da noite de segunda até o final da tarde de hoje, o trabalho de levantar móveis e retirar a água das residências foi intenso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Abrir a barra da lagoa é crime ambiental. Quem mandou construir dentro da lagoa?

Yuri Amaral disse...

concordo com o anônimo.

Mas também não tiro a razão de quem é esquecido pelo poder público. O município já deveria ter previsto o risco que a população corre e ter feito uma intervanção antes. Seja indenizando a população que habita áreas de preservação permanente e alojando-os em outros lugares, seja tomando medidas preventivas para escoamento de uma possível tromba d'água.

De qualquer forma a administração pública fica descredibilizada por não ter prevenido, por permitir ocupações irregulares (se realmente existem) e, em último caso, por impedir uma pseudo-solução desesperada da população. As pessoas simplesmente vão passar a desacreditar nas autoridades competentes, e se voltarão contra elas.

Não conheço o local de forma que não posso dizer se a ocupação é irregular. Se não me engano, a área de proteção permanente é de 50 m a partir do nível máximo (durante a cheia) da lagoa. No caso de rios são no mínimo 30m (depende da largura do curso d'água).

O CAOS É A ORDEM. disse...

Quem é esse idiota desse anônimo.

Seu comentario é totalmente desprezivel. Você provavelmente deve morar em algum apartamento, não é??

e se fosse o seu caso? Qual sua compreensão sobre o caso? se essa prefeitura falida não faz nada, se essa prefeitura que dar altos salarios as centenas de assessores do governo, desfalcando ainda mais as verbas sociais, só restou mesmo os moradores solucionarem o problema com suas proprias mãos. Quando tivermos consciencia de que unidos podemos fazer tudo, sem individualismos e desprezos pelos irmãos, talvez será mostrado quem é o poder de verdade.

users online