quarta-feira, agosto 12, 2009

Blog do Roberto é o terceiro a ser processado pela Folha da Manhã

O blog do professor Roberto Moraes é o terceiro a ser processado pela Folha da Manhã. O primeiro foi o urgente!. Depois veio o do advogado Cláudio Andrade. Qual será o próximo?

11 comentários:

Anônimo disse...

A Rede de Blog's tem que combater isso de alguma forma, senão o povo vai ficar sem voz. Imagina só Garotinho (O Diário) e Arnaldo (Folha da Manhã) falando.

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

O ataque ao amigo Roberto Moraes

Conheci o Roberto Moraes na infância, pois fomos colegas de curso primário. Desde então uma amizade que era uma hernça da amizade de nossos pais, Clóvis Tavares e Joêmio Pessanha, permanece viva.

O trabalho de informação ética e saudável que Roberto vem fazendo em Campos criou uma série de conjunções que resultaram entre outras coisas na Rede Blog, capitaneada pelo nosso amigo Vítor Menezes.

É extremamente melancólico assitir a esse triste episódio que assume a forma de uma ação judicial em que um veículo de oponião pública outrora respeitável, se entrega agora, denunciando publcamente o seu ocaso existencial e sua degradação moral, ética e social.

Triste fim de um jornal. Meus pêsames a esta "folha seca", que não é o drible de Didi, mas os restos mortais do que já foi um diário matutino respeitável de nossa cidade.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Penso que o Roberto Moraes deve se sentir agora vitorioso. Quando levantam questões quanto ao nosso caráter a ponto de vir um processo parar em nossa mesa, devemos agradecer a Deus a oportunidade de sermos isca para atrair os mentirosos.

Os jornais podem usar de muitas artimanhas para deixar no ar vidas que estão longe de serem caráter duvidosos, mas esses mesmos jornais não vêm em Manchete desfazer as denúncias injustas e mentirosas.

Sinto emm meu espírito que muitas pessoas serão iscas para desmascarar os mentirosos, manipuladores, falsificadores, bajuladores, em buca de poder que mais oprime que liberta.

A Luz expõe as trevas. Campos está exposta e que Campos procure, urgente, o arrependimento de obras mortas, pois o efeito dominó já começou.
É isso.

Acorda Brasil!Acorda Mídia! Acorda Governantes! Acorda População! Acordemos todos nós!

Caminhe Roberto Moraes
Deixe-se ser isca.

Yuri Amaral disse...

Que baixaria...

Alexandro F. disse...

tem animaçãozinha artesanal e tosca saindo do forno...

Anônimo disse...

Caro Vitor
Haverá outros, mas haveremos também de resistir, sempre!!!
Na realidade a Folha da Manha sempre esteve refém dos recursos financeiros e dos interesses pessoais, desde coronéis do IAA, passando pelos deputados empresários anti-constituintes, até os mandatários do poder executivo local.
Hoje se encontram isolados, uma vez que a rede de blogs vem, de forma transparente, conquistando o espaço da comunicação no município. Espaço, do exercício da democracia e da discussão pela transparência dos assuntos que devem ser públicos.
Parabéns ao Prof Roberto Moraes e a todos da rede blogs que buscam uma Campos melhor!!!
Um grande abraço

rossana florencio

Jules Rimet disse...

Estamos juntos nessa.

George Gomes Coutinho disse...

De igual forma gostaria de afiançar minha solidarieade ao Claudio Andrade. A judicialização destas relações implica a recusa peremptória do debate franco, amplo, aberto e público. Os diversos meios de comunicação, independentes ou não, detém em sua estrutura a capacidade de resolução de controvérsias pelo emprego do melhor argumento. A utilização da justiça implica a fuga, autoritária, dos processos inevitáveis de fortalecimento do espaço público.

Anônimo disse...

Amigos, sugiro um boicote ao veículo Folha da Manhã!
Eu já deixei de ler, a muitos anos. Vamos deixar de dar importância a este jornal. Vamos parar de sujar nossas mãos, com informações irrelevantes. A cidade de Campos precisa se curar deste câncer, chamado Folha da Manhã!

Provisano disse...

Alguma coisa deve ser feita sim, criar-se talvez uma campanha pela Liberdade de Expressão, Ampla, Geral e Irrestrita, nos moldes como foi a da Anistia.

Acho mesmo que aa ações propostas pelo jornal Folha da Manhã contra o blog do professor Roberto Moraes, contra o blog do Cláudio Andrade e contra o Urgente, darão com os burros n'água, não vejo em tese, consistência para progredir. Claro que só com mais dados é que poderemos fazer um juízo de valor mais detalhado, mas pela postagem do professor Roberto Moraes, tudo caminha para que a mesma, a ação, seja julgada improcedente.

De toda a forma, o pano de fundo dessa questão, quer me parecer ser uma tentativa clara de amordaçar espaços, claramente democráticos como os são os blogs citados que publicam comentários independentemente dos mesmos alinharem-se ou não ao espírito central do tema proposto nos tópicos postados.

Isso, por si só, diminui de forma bem intensa, a credibilidade desse órgão de imprensa, que deveria pugnar sempre em prol da liberdade de expressão, bandeira que a imprensa livre deve sempre empunhar.

Críticas são normais em todo espaço democrático e, confesso, não ter lido nos comentários publicados no blog do professor Roberto Moraes, nada que depreciasse a imagem do jornal.

Alguns comentários podem ter sido mais duros porém nada de tão agressivo que justificassem a proposição de tal ação.

Aliás, tal propositura servirá mais para desgastar a imagem do jornal no universo de formadores de opinião que integram a blogosfera.

Como bem registrou o professor Roberto Moraes ao postar um tópico sobre os cinco anos do seu blog onde ele pondera que apesar da maioria dos comentários ainda ser de anônimos, cada vez mais outros comentaristas começam a se identificar e assinar os comentários.

A ação proposta se refere ao conteúdo dos comentários e não sobre os tópicos. O que a empresa quer, na verdade, é imputar aos proprietários dos blogs, a responsabilidade sobre a opinião dos comentaristas.

Entendo ser isso uma forçação de barra, mesmo que os comentários sejam anônimos - uma característica normal dos blogs em geral - não dá para passar, pura e simplesmente a responsabilidade sobre a opinião de terceiros.

Vou sugerir à todos os blogueiros que coloquem em destaque, o mesmo que os órgãos de imprensa costumam colocar quando querem se isentar de qualquer cobrança posterior, o seguinte:

ESSE BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER OPINIÃO EMITIDA POR SEUS COMENTARISTAS.

Lamparão disse...

1 Blog incomoda muita gente, 2 Blogs incomodam, incomodam muito mais;
3 Blogs incomodam muita gente, 4 Blogs incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais;
5 Blogs incomodam muita gente, 6 Blogs incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais;
7 Blogs incomodam muita gente, 8 Blogs incomodam, incomodam,...


E só estamos começando!!!

users online