segunda-feira, agosto 24, 2009

Audiência discutirá implantação de mineroduto e Porto do Açu

Da Agência Câmara

A Comissão de Minas e Energia realiza audiência pública na quarta-feira (26) para discutir a implantação de um mineroduto entre Minas Gerais e Rio de Janeiro e do complexo Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O debate foi proposto pelo deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ).

Ariston lembra que o complexo Porto do Açu, ao qual estará ligado o Mineroduto Minas-Rio, será um dos maiores investimentos em terminais portuários privados no Brasil e é um projeto de extrema importância para a região norte fluminense - uma das mais pobres do estado.

"Além das atividades portuárias propriamente ditas, que incluem cargas de minério de ferro, carvão mineral, granéis líquidos e cargas gerais, o complexo abrigará também unidades de pelotização e petroquímicas, um complexo siderúrgico, indústrias cimenteiras, empresas de processamento e beneficiamento de rochas ornamentais, uma usina termelétrica e um pólo metalmecânico", explica Ariston, informando que os investimentos devem superar os US$ 36 bilhões.

Foram convidados para o debate o presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia, Flávio Roberto Silva de Azevedo; a prefeita de São João da Barra (RJ), Carla Machado; e representante da prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG); do Ministério de Minas e Energia; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro; da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis.

A audiência está marcada para as 10h30 no plenário 14.

Nenhum comentário:

users online