quarta-feira, novembro 19, 2008

Prefeitura vai levar estátua de Patrocínio para Praça do Canhão

Foto: Juarez Fernandes/Monitor Campista
O Monitor Campista de hoje publicou flagrante da retirada das estátuas de José do Patrocínio
e da Princesa Isabel, no Palácio da Cultura. A Prefeitura de Campos ainda não se pronunciou sobre o destino do monumento.

As estátuas foram instaladas em 2003, por sugestão do poeta Antônio Roberto Fernandes.

Informações não oficiais dão conta de que o monumento será levado para a praça do Canhão, na avenida Alberto Torres, esquina com Barão de Miracema [isso mesmo, leitor, a estátua de um dos maiores abolicionistas brasileiros ao lado de um canhão!].

Nem mesmo o escultor Joás Pereira dos Passos, autor da obra, foi ouvido sobre a retirada. A edição de amanhã do Monitor registrará a sua opinião de que o artista deve ser ouvido nestes casos, para considerar possíveis reparos em razão da remoção.

2 comentários:

Rodrigo Rosselini disse...

O único monumento esteticamente bacana da cidade já está sendo adulterado. Esse é, na minha opinião, o único conjunto de estátuas bem trabalhadas da cidade, além dos bustos do Jardim São Benedito. Aliás, temos pouquíssimos monumentos espalhados por aí, visto o tanto de história de nossa cidade. Foi tudo sendo destruído ao longo das décadas. O traslado de um monumento desses não é algo assim tão simples. Um caráter curioso dos monumentos é justamente a sua imobilidade, a sua permanência enquanto arquitetônicamente tudo se transforma a sua volta. O monumento que é constantemente adulterado, vai deixando de ser monumento e se tornando artigo de decoração estética. Moveram o canhão de lugar sem nenhum motivo aparente. Assim, as gerações subsequentes não conseguem atribuir significado histórico ao monumento. Aliás, sobre o canhão, pode-se ler algo aqui: http://ddclasse.blogspot.com/2008/03/contribuio-para-rede-blog-o-canho-da.html

Anônimo disse...

O canhão está apontado exatamente para o local onde eles pretendem instalar a estátua de José do Patrocínio...

users online