sábado, novembro 22, 2008

Vazamento de pesticida deve chegar a Campos na segunda

O noticário online deste sábado informa que 1,5 mil litros do pesticida endosulfan, que vazaram da empresa Servatis para o rio Paraíba, na última terça-feira, devem chegar a Campos nesta segunda, 24.

Segundo o JB online, na manhã deste sábado a possibilidade foi anunciada pela secretária estadual de Ambiente, Marilene Ramos.

"Quatro municípios, Carmos, Sapucaia, Paraíba do Sul e Três Rio, ainda estão com o abastecimento de água interrompido devido ao acidente ambiental, que provocou a morte de milhares de peixes. A Companhia Siderurgica Nacional está incinerando os peixes mortos", diz a secretária, como registrou a matéria.

Empresa diz que não há risco

Na última quarta-feira, a Servatis havia publicado nota sobre o vazamento. De acordo com a empresa, o produto, utilizado na fabricação de inseticidas, não oferece "nenhum risco de contaminação a seres humanos".

A própria Servatis tomou a iniciativa de se "auto-denunciar" nos órgãos ambientais após ter identificado o vazamento.

"A empresa protocolou, juntos aos órgãos ambientais Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), Amar (Agência do Meio Ambiente de Resende) e ao Ministério Público uma auto-denúncia, esclarecendo os motivos do vazamento acidental, ocasionado por uma falha em uma conexão de um caminhão-tanque", diz a nota.

De acordo com o gerente de meio ambiente da Servatis, Guilherme Gama, “o efeito do endosulfan é agudo, porém não prolongado. As chuvas ajudaram na decomposição do produto pela água e não há mais nenhum tipo de risco. Em outra análise encomendada pela empresa, amostras de água potável recolhidas, especificamente de cozinhas, dos municípios localizados às margens do Rio Paraíba (Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Volta Redonda) confirmaram a ausência de qualquer contaminação do produto em questão, portanto não existem restrições para a captação de água”.

Nenhum comentário:

users online