quinta-feira, novembro 20, 2008

Sites de notícias tomam lugar de jornais impressos nos EUA

Richard Perez-Pena

Ao longo dos últimos dois anos, alguns dos segredos mais sórdidos da cidade vieram à tona - oficiais da cidade com conflitos de interesses e aumentos de salários encobertos, moradia popular que não tinha preço acessível, estatísticas criminais ilusórias.

As investigações começaram. Os chefes de duas agências de reurbanização foram forçados a se demitir. Um deles enfrenta processos criminais. Contudo, as principais revelações não vieram da televisão, do rádio ou do principal jornal de San Diego, The Union-Tribune, mas sim de um grupo de jovens jornalistas de um site sem fins lucrativos, operado a partir de uma antiga base militar, longe dos prédios envidraçados do centro - um site que não existia há quatro anos.

Enquanto os jornais nos EUA encolhem e se desfazem de funcionários, e telejornais perdem audiência, um novo tipo de serviço de notícias na web está surgindo em várias cidades, tomando conta de parte desse nicho e forçando a mídia convencional a seguir as histórias descobertas pelos sites.

[Do New York Times, íntegra em português no portal Terra, aqui]

Nenhum comentário:

users online