terça-feira, abril 07, 2009

Estudantes cobram eleições em campus do IFF

Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) fizeram na tarde de hoje um “ato pela democracia no IFF campus Campos-centro”. Eles cobraram a realização de eleições diretas para o cargo de diretor da unidade.

“A ditadura já acabou, queremos eleição direta para diretor do nosso campus. É inacreditável que uma instituição centenária não tenha liberdade para escolher seu diretor”, afirma o presidente do grêmio, Rafhael Victor.

O diretor do campus, Roberto José, foi nomeado pela reitora, Cibele Daher, por meio de portaria, no último dia 30.

Outro lado

Em nota divulgada também hoje, a reitora Cibele Daher afirma que a nomeação tem caráter “pró-tempore” (temporário), obedecendo a procedimentos de unificação institucional para todos os Institutos Federais, e que eleições poderão ser realizadas depois de aprovados novos estatutos.

“A a partir da posse dos novos Reitores, estes deverão nomear os diretores “pró-tempore” daquelas unidades que anteriormente dirigiam, se for o caso, até a posse dos novos diretores efetivamente eleitos, e que os processos eleitorais somente poderão ser deflagrados a partir da aprovação dos estatutos dos institutos, e, no caso dos campi considerados pré-expansão, delega a cada comunidade o direito de decidir sobre o melhor momento de iniciar o processo eleitoral para Diretor Geral destes campi”, diz a nota.

15 comentários:

Anônimo disse...

o problema é que os alunos não possuem nenhum tipo de embasamento em suas reivindicações. Antes de reivindicar devem se informar. Reclamações vazias é o mais comum entre alunos. Eles têm todo o direito de reclamarem e devem fazer isso, mas devem aprender a fazer isso.
Como que a direção da escola (agora reitoria) vai passar por cima de tramites oficiais estipulados pelo governo federal e fazer uma eleição neste momento?
Faça-me o favor!

Laguardia disse...

Não sou jornalista nem escrito. Se quer escrevo bem. Sou aposentado. Meu imposto de renda é retido na fonte pelo INSS. Já nosso querido apedeuta tem sua receita de INSS como anistiado político acima do teto do INSS livre de IR.
Minha forma de lutar contra os desmandados implantados por este governo corrupto no Brasil é através de um blog http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/
Gostaria de contar com a presença e dos comentários das pessoas de bem que não se conformam com a desonestidade, a falta de ética e a corrupção em nosso governo.
Um grande abraç

Fernanda Barreto disse...

Bom seria explicar como o processo democrático de escolha do Diretor do Campus Macaé está acontecendo, sendo isto o resultado de mobilização de estudantes, professores e funcionários técnicos-administrativos daquela unidade. O lance é que estão querendo trazer de volta a indicação dos dirigentes através de portaria, o que fere a história da instituição, que foi pioneira na rede federal de educação profissional e tecnológica. A eleição é justa e seria bom a atual direção adiantar o debate para a consolidação do Estatudo e o Plano de Desenvolvimento Institucional. Menosprezar a atitude dos estudantes não leva o debate. Novos movimentos estão programados para este semestre, quem sobreviver, verá! Saudações Estudantis!

Anônimo disse...

Sou aluna do superior e estou junto com o grêmio se a eleição foi conquistada em macaé tb podemos conquistar em Campos e vamos fazer isso lutando!
Até em Goiania fizeram eleição! Essa conversa mole de esperar aprovação de estatuto não existe.
Abaixo a ditadura do salto alto e do batom! Queremos democracia! Fora aos tecnocratas!
Fora aos ditadores!
O Iff campos é nosso de todos os estudantes só queremos respeito!
Consulta pública já!
Diretas para diretor!

Amanda Roots disse...

Infelizmente o que acontece é que alguns alunos se tornaram massa de manobra atendendo os interesses de pessoas que querem o poder a todo custo. Pessoas que quando se manifestam só conseguem apresentar como argumento a falta de eleição e não propostas concretas. Parece criança mimada chorando. Eu quero. Eu quero, Eu quero ser diretor. Fala sério! A gente é aluno mas quer argumento e não essa choradeira aí.

Fernanda Barreto disse...

É mt difícil, em pleno século 21 e ainda tem gente que acredita que alunos que passam por um vestiblar ou processo seletivo se tornam massa de manobra, esse papo não cola, o que acontece é o que movimento estudantil voltou a acontecer com força no IFF e isso está incomodando aqueles que não gostam de ver a juventude organizada, reivindicando seus direitos, a proposta concreta é a realização de eleições diretas, conforme explicitado no decreto ou lei que instituiu as novas autarquias federais, neste caso os IFFs, não existe um radicalismo no pedido, é algo simples, que a comunidade possa escolher o diretor através do voto, como foi feito quando a professora Cibele foi eleita, diferentemente do que ela fez agora, indicando na portaria o professor Roberto José, todo mundo entende o prazos dados pelo MEC, mas o movimento acontece pela inércia da atual gestão em deixar claro quando serão as eleições. O que se discute hoje em Brasília é como uma instituiçao de vanguarda na escolha de seus dirigentes, hoje se pauta em ações fechadas de gabinete, alijando a comunidade de participar das ações que nortearam o futuro da Educação Profissional e Tecnológica nas cidades impactadas pelas ações do IFF. Exigir eleições não é um protesto isolado, é fazer valer o direito de poder escolher! Eleições no IFF Campus Campos Já! Saudações Estudantis!

Paulo Alcâtara José disse...

Amanda querida está com medo de ficar sem sua nomeação ou carguinho?
A direção acha que nós estudantes somos bobos, que não estamos vendo a manipulação dos tecnocratas sobre a voz mansa.
Pensa que não vemos as ofertas de cargos as nomeações diárias, os servidores mudando de funções recebendo beneficios... A quantidade de servidor vindo de MAcaé,devem estar com medo do que vem por lá...
Pensa que não sabemos que o Sr. Blog fica lá rondando dia e noite e mexendo as cordinhas da pobre marionete.
Não somos cegos. Querida dobre a lingua pra falar de pessoas que tem as mãos limpas e uma biografia irretocável! Veja direitinho quem foram as pessoas que se exoneraram
Só pessoas idôneas, pessoas coerentes, muitas mudaram para poder continuar sendo elas mesmas...
Mude você também, seja mais cefet, mais democracia! Simplesmente pelo direito de escolher...

Fabrício Lopes disse...

Se tem que ter eleição ou não eu não sei, mas se tiver eu vô votar no Roberto Moraes. Robertão pra diretor já!

Sagaz disse...

Sou aluno de técnico e de superior no IFF e não vejo a indicação de diretores como uma coisa produtiva. Quem diz que a reivindicação do Grêmio é infundada simplesmente ignora todo e qualquer movimento pelas eleições diretas que marcaram a história desse país.

Provavelmente os que tentam desmerecer o movimento incentivado pelo Grêmio são aqueles que têm ligação muito íntima àqueles que hoje estão lá na direção por meio de portarias obscuras.

Quero lembrar também que o presidente do DCE é mais um beneficiado pelas portarias obscuras, já que o mesmo foi indicado como representante do corpo discente no conselho diretor sem que ao menos fosse feita alguma campanha informativa ou eleição ou mesmo uma assembléia para tal...

(Só nesse último parágrafo foram feitas 3 propostas, o movimento por eleições já faz uma proposta, a de que seja realizada a eleição)

Anônimo disse...

Interessante, eleicões boas, só quando é nas outras instituições.
Por mais que busque diferença, no fundo são todos iguais.
GALERA, PARTAM PRÁ DENTRO DESSES DITADORES VESTIDOS DE DEMOCRATAS.

Julio silva disse...

Fabricio querido vá e vote no Roberto, mas olha acho que ele perde a eleição...

E fala sério, todo mundo sabe que a única coisa que o Roberto Moraes quer é se promover pra ser eleito deputado ou sei lá o que...

Temos que pensar é no melhor para o Cefet...

O melhor agora é lutar pelas eleições!!!

Gente o Cefet foi a primeira instituição a realizar eleições democráticas para diretor, em 1986 ainda na ditadura! Não podemos rasgar essa história no ano q a escola faz seu centenário!

Tá na hora da dona Cibele acordar, antes que os estudantes peçam pra ela sair, pq ela está cada vez mais impopular!

Anônimo disse...

Fica a pergunta: será que se o ex- componente da direção que pediu a nomeação como diretor da sede tivesse sido nomeado, estaria convocando os alunos para reivindicar eleições? MISTÉRIO!

Jéssica Carvalho disse...

Sou aluna, de Geografia e queremos elição pq é algo justo.
Se Goiás teve, Macaé terá, pq Campos não ?

Porque será que a Dona Cibele está enrolando tanto para marcar a data da eleição se ela mesmo falou para os alunos do grêmio, que em MAcaé haverá eleição porque foi uma conquista daquela instittuíção?

São questionamentos que ficam no ar.

Estamos lutando pelo direito de escolher e não por nenhum candidato.

As candidaturas se constróem após a eleição marcada. O que estamos exigindo...
Porque a história de aprovação de Estatuto não cola, caso contrário como o Paulo César PEreira, que inclusive é o presidente do Concefet realizaria as eleições no IfF Goiás em 17 de março e teria sido eleito? Em 17 de março o Estatuto não foi aprovado ainda....
Chega de enrolação Dona Cibele!

Queremos elição!

Nada mais justo em uma sociedade democrática, ou vivemos uma ditadura no IFF, ainda estou na dúvida...

clécio disse...

tB estou na duvida sabe...
o grêmio de atitude... isso q eu vejo...

meu voto tA valendo A PENA

PARABENS RAPHAEL E EQUIPE

Anônimo disse...

Vindo da UJS fico sempre com o pé atras. Mas Realmente indicação de diretor não eh nem um pouco saudavel...

users online