quarta-feira, julho 16, 2008

Pegando Fogo...

Uns dias desses, numa conversa com um amigo que foi embora de Campos, onde eu revelava uns planos de também ir embora, ele expôs sua opinião, que, Campos é uma cidade com porte de cidade de interior e com índices de violência de "cidade grande".
Na hora eu não tinha nenhuma opinião formada sobre o assunto, apenas ficou a pergunta na cabeça: será?
Bom, não sei se é exatamente como a opinião dele, mas alguns minutos atrás, aqui na rua Formosa, uma movimentação parecida com aquelas que vemos na televisão, onde pessoas envolvidas com atividades criminais, que descem dos morros e no asfalto "aterrorizam" (como costumam dizer os noticiários).
Pois bem, aqui na rua Formosa, em frente à comunidade Tamarindo (próximo ao condomínio conhecido como Formosão), indivíduos foram para o meio da rua e efetuaram disparos contra um carro que fugiu em alta velocidade, uma grande movimentação em frente a tal comunidade. A lanchonete "árabe", o Ali-babá, aconselhava aos clientes que chegavam que procurassem outro local para lancharem. O furdunço teve fim com a chegada da polícia que ainda permanece no local.

20 comentários:

Anônimo disse...

Isso que dá comprar maconha nestes buracos...

Anônimo disse...

E uma bala perdida não te achou??
Malditos atiradores de merda!

Danielle Brandão disse...

O problema é que as pessoas não têm noção de que alí existe uma favela. E que tiros podem acontecer a qualquer momento. Lembro de um dia que vi um bando de doentes atearem fogo numa lixeira próximo a padaria, na pracinha do sossego. No outro dia a lixeira estava lá, e todo mundo andando como se nada tivesse acontecido.
Campos sempre teve violência de cidade grande. O problema é o povo que tenta esconder isso.

Rafael Bretas disse...

"O povo tenta esconder", ou tenta SE esconder?

Anônimo disse...

"O problema é que as pessoas não têm noção de que alí existe uma favela. E que tiros podem acontecer a qualquer momento."

Eu li isto?

Será que se não houvesse uma favela ali nunca haveria tiro pelas redondezas?

Meu Deus, pare o mundo...

Anônimo disse...

Favela, no lugar de comunidade, tiros que podem acontecer a qualquer momento, só pq é favela!


Complicado essa teoria!

Merecia um NOBEL


estudantes de publicadores do blog

façam uma análise do vídeo e expõe aqui a idéia de vocês, oq acham?


http://www.youtube.com/watch?v=HGgAzAZ39Rw

Anônimo disse...

Danielle Tu fez PUC ou Mackenzie?


hehehe

Danielle Brandão disse...

Caro Rafael, não é o povo que tenta "se" esconder, mas sim que tenta esconder, ou seja, acobertar qualquer tipo de atitude. Que fecham os olhos para a violência na cidade e preferem continuar suas "vidinhas", roubando dinheiro alheio. E isso é uma lástima.

Anônimo disse...

O Povo tenta esconder? não seria a mídia não? e por final o povo todo rouba o dinheiro alheio continuando a com suas vidinhas...


Totalmente sem "nexo" isso!!!!


hehehe


tá ae uma boa secretária de comunicação para a prefeitura de campos, os políticos roubam e ela vem a público e diz para o povo parar de roubar o dinheiro alheio e mudar as suas vidinhas!!!


Brincadeira hein

Danielle Brandão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danielle Brandão disse...

Querido anônimo, no substantivo "povo" me referi a todos que roubam. Porque não são somente os políticos, mas todos que colaboram com isso. Incluíndo você, pois quem tem medo de mostrar o nome é porque deve. Se deve algo, rouba. Então, Bem-vindo! Vamos pra futura secretaria de comunicação juntos? Garanto que você fará sucesso!

Whytney disse...

Engraçado esse debate aqui, mas dá exata dimensão do problema. Sabe pq nada é resolvido sobre violência ou qualquer outro assunto problemático? Pq assim como os postadores fizeram aqui, um ficou tentanto achar uma brecha no comentário do outro para poder criticar. E só criticar, sem propor nada, sem nem ao menos analisar a questão com coerência. Exceto o post da Danielle que foi o mais coerente. Enquanto isso acontecer, viveremos na merda que vivemos.

Rafael Bretas disse...

Po Danielle, agora que eu intendi o que vc quiz dizer, sinceramente. Concordo em parte com vc. Acho que a populção tem uma parcela de culpa sim, afinal de contas os políticos são um reflexo do povo que os elege. Mas acredito que no caso da violência não nos reste outra saída, afinal de contas o que posso eu, um simples mortal, fazer contra essas pessoas que portam armas de fogo e não temem a própria morte? Sem críticas, mas também sem sugestões...

pelo menos aqui tem gente que pensa....ou pelo menos pensa pensar... 0.o

sem mais

Whytney disse...

Aqui tem gente que pensa que pensa e se acha o Ghandi por isso. É bom saber disso, saber que se pensa que pensa. Isso dá a dimensão dos "universitáios", já que a maioria dos posts aqui são de universitários ou recentes ex-universitários. Isso é foda. Ler dois ou três livros não é ser Freud ou Kafka. Afinal de contas políticos são um reflexo do povo que os elege? legal saber disso.


"O povo tenta esconder", ou tenta SE esconder? ____ hahahaha até pa rece.

Tirando o post da Daniele e um dos posts do anônimo... esse bla bla bla nao acrescentou nada a um tema interessante proposto pelo Alexandre. Alguém aí lembra do Viva Rio? Pois é, lembram de como começou? e a que proporções chegou? quem tomou a iniciativa?

Rafael Bretas disse...

Po, tem gente estressado por aí. Querida Hermínia MGomery. Ao expressar sua opinião poderia pelo menos respeitar a do próximo. Você exige soluções ao invés de críticas, então por favor, faça as honras e comece. Estamos todos, ex-universitários e universitários aguardando anciosamente sua idéia. Por que não pode ser ela o estopin de um possível movimento?
Te dou minha palavra que se a idéia for realmente boua irei abraçá-la de coração!


sem mais...

Whytney disse...

hahahaha dizem que pra um bom entendedor meia palavra basta. Mas vou fazer o favor de repetir.
"Alguém aí lembra do Viva Rio? Pois é, lembram de como começou? e a que proporções chegou? quem tomou a iniciativa?"

Desculpe-me se não me fiz entender bem quando postei o trecho acima em um dos posts. Acho que preciso melhorar minhas formas de expressão. Mas os moldes do Viva Rio foi uma idéia. Bom, acho que agora já me fiz entender né? Desculpe, serei mais direta.

Anônimo disse...

Algum de vocês me paga umas cervejas hoje alí na pracinha do sossego? Minha goela está árida!

Unknown disse...

poxa, eu até pagaria mas "os políticos que são um reflexo do povo que os elege" me roubaram minha grana. Vou estourar o porquinho...

Anônimo disse...

engraçado é uma ter a infelicidade de falar uma besteira e a outra vem tentar consertar a cagada, falando outra besteira. ninguém aqui quer atacar ninguém, mas eu acho que pra Jornalistas ou publicadores de um blog de jornalista, dizer que tal lugar é uma Favela, e que em favela é certo que tem tiro, isso é ignorância, primeiramente o termo técnico é Comunidade, Favela é Senso Comum, e tiro pode ser dado em qualquer lugar, e político é reflexo do pove que o elege, foi forte d+.


um abraço a todos (ass: Bandido)

Fabiano Seixas disse...

Relutei muito para entrar no debate, mas como vejo a Internet e em especial a blogosfera campista um canal de difusão de idéias e a o surgimento de jovens, com capacidade de discutir o aquilo que acontece a nossa volta, em especial a violência urbana, hoje presente em nosso cotidiano, onde o tráfico de drogas, associado a não geração de políticas públicas para a inclusão dos jovens das comunidades menos favorecidas, ou favelas, enfim, o termo não vai fazer diferença neste momento, o que julgo importante e necessário, é que foi realizado um trabalho de urbanização da “Comunidade Vila Tamarindo”, mas ao mesmo tempo, não houve por parte do Poder Público constituído, a criação de um programa de geração de emprego ou renda para incluir os jovens ali residentes, o que ainda pode ser feito, se houver boa vontade e não atitudes paliativas, neste momento de caça ao voto. Uma campanha de incentivo ao aumento da escolaridade, com a inserção dos jovens em escolas profissionalizantes da cidade (Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, CEFET Campos, SENAI, SENAC, etc), pois creio que seja do conhecimento de todos que chegaram até aqui que a educação seja a única ferramenta capaz de modificar a realidade socioeconômica e cultural de muitos indivíduos, resultando na elevação da autoestima e a possibilidade de tornar alguns sonhos realidade. O que não significa receber um salário para comprar produtos de grifes ou aparelhos eletroeletrônicos, mas sim aproveitar o salário recebido para melhoria na tão falada qualidade de vida. Uma outra ferramenta que ainda acredito válida, é o esporte, é só olhar agora nas Olimpíadas, os esportes individuais, principalmente nas diferentes modalidades de atletismo, terão medalhistas oriundo de projetos sociais nas comunidades menos favorecidas.
Quanto ao tráfico de drogas, é clara a inserção de uma facção naquela comunidade, tendo em vista uma pinchação alusiva a facção ADA (Amigo Dos Amigos), o que pode ser expurgada com um policiamento ostensivo, não agindo de forma repreensiva, mas de forma sistemática e com planejamento.
Aquela comunidade pode ser transformada, já que seus moradores, constituem em sua maioria, pessoas de bem, trabalhadores, trabalhadoras e acima de tudo, são nossos irmãos, brasileiros, que de alguma forma, contribuem para que tenhamos um país cada vez melhor, essa é a minha contribuição.
Fabiano Seixas (Sepé).
www.fabianoseixas.blogspot.com

users online