segunda-feira, julho 21, 2008

Notícias do meu baú afetivo

Existe Movimento Estudantil em Campos? Sinceramente, não sei. De modos que não tenho como abordar com propriedade o tema proposto para hoje na Rede Blog. Mas aproveitei a sugestão de pauta para revirar um baú afetivo e me lembrar dos tempos em que era um militante estudantil.

Saquei do fundo do armário uma pasta com recortes de jornais do período em que fui presidente do grêmio da então Escola Técnica Federal de Campos (hoje Ifet), nos distantes idos de 1990.

E foi justamente nesta época que ocorreu a primeira greve da ETFC, como noticiou a Folha da Manhã. O grêmio apoiou o movimento, publicou nota em jornal e participou dos piquetes. Havia, claro, a preocupação com a reposição das aulas, mas a adesão se fundamentava “na luta contra a privatização e pela qualidade do ensino público”.

Fora Collor e tênis colorido

Em outro recorte, encontro registro da organização do Fora Collor na cidade. E na foto do jornal está o saudoso Léo Peixoto, entre outras lideranças.

Há matéria ainda, de A Cidade, que mostra o lançamento da campanha “Estudantes na luta pelo gás”, que pedia gás encanado para Campos — por ver nisso uma alternativa para o desenvolvimento econômico.

Mas há também recortes que registram reivindicações mais prosaicas, como a que motivou grande mobilização dos alunos do 29 de Maio, que se recusavam a freqüentar as aulas com os obrigatórios tênis pretos. A direção cedeu, mas recomendou, singelamente, discrição nas cores.

O Movimento Estudantil é uma boa escola política, além de ser algo que se vive na fase mágica dos grandes sonhos e dos pequenos delitos.

Abaixo, compartilho alguns dos recortes do meu baú. Para ampliar, basta clicar nas imagens.









13 comentários:

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Vitor,
Como � bom come�ar a semana matando saudades dessa forma! Semana passada eu conversava com meu sobrinho, hoje um adolescente de 15 anos, sobre L�o. E relembrar aqueles momentos por meio do seu blog � algo que nos deixa mais contentes ainda! Desde j� pe�o sua permiss�o para colocar a foto com L�o no meu blog. Um grande abra�o com a admira�o e carinho de sempre.

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Aproveito a ocasião para pedir a inclusão do meu blog na Rede Blog.
Outro abraço

Anônimo disse...

É Leonardo Vasconcelos o moço de xadrez?

Vitor Menezes disse...

Seu Neto! Grande presença aqui no urgente! Estás devidamente incluído na Rede Blog, e é claro que pode reproduzir o que quiser aqui do blog. Abração!

Vitor Menezes disse...

Dona Bereta, o moço de xadrez é mesmo o Leonardo. E você se espantaria com outros moços que há na foto. Observe com atenção (kkkkkk). Bjs!

Anônimo disse...

Roberto Moraes, Luciano, Leo Vasconcelos, Nelson Crespo...

HAHAHAHA

Anônimo disse...

Eu vi um Wellington ou é impressão? diz qual deles é vc lá Vítor

Anônimo disse...

Nessa época eu já não mais fazia movimento estudantil,mas estava sempre com o pessoal já que era Diretora do SEPE/RJ.
Um abraço,
Ana Paula Motta

Roberto Moraes disse...

Grande baú!

Abs,
Roberto Moraes

xacal disse...

Putz, a foto de marquinho e renato...meus "correligionários da plp", última oragnização "revolucionária" que pregava a luta armada...que loucura, tinha até treinamento no Imbé...rsrsrsrs...!

Partido da Libertação Proletária...

Teve uma gestão do Grêmio da Etfc na época de Luciano que se recusou a desfilar no sete de setembro...deu o maior xabú na época, senão me engano em 1986 ou 87...

Tinha um jornalzinho do Grêmio o Nossa Voz, todo artesanal que era "marxista-leninista-revolucionário até a raiz do cabelo...uma curiosidade antropológica...

Bons tempos...Péssimos tempos...!

Renato disse...

Vitor,este rapaz ao seu lado(entre vc e Léo)com algusn dígitos a menos na balança sou eu e de costas de rabo de cavalo é Marcelo "Ravengar".E não posso deixar de notar que o peso que comparativamente os quilos que me sobram são proporcionais aos cabelos que lhe faltam!!!!!!!!
Um abraço,
Renato

Vitor Menezes disse...

kkkkkk, é verdade, Renato! Abração!

Vitor Menezes disse...

Seu Xacal, então você deve ter tomado parte da redação do discurso da posse da nossa chapa. Uma maravilha revolucionária (rs). Como todo documento ultra-secreto, foi negociado entre todas as correntes (PLP inclusive) rs rs rs. Abração!

users online