terça-feira, julho 08, 2008

Intercom manifesta apoio à Campanha do Diploma


A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) enviou hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) carta assinada pelo atual presidente, José Marques de Melo, e pelo presidente eleito, Antonio Hohlfeldt, em defesa da obrigatoriedade da formação universitária para o exercício do jornalismo. Confira a íntegra do documento:

"Exmo. Sr.
Ministro Gilmar Mendes
Presidente do Supremo Tribunal Federal

A INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - representa milhares de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de todos os ramos da Comunicação Social. Há 30 anos esta instituição defende a democratização dos processos comunicacionais. Por isso, no momento em que a mais alta Côrte do país discute um tema tão relevante para a cidadania brasileira, não nos podemos omitir.

A INTERCOM não defende corporativismo. Mas se preocupa com o livre acesso da coletividade a todo e qualquer tipo de informação, sempre com a melhor qualidade possível. O que significa permitir a todos os cidadãos o entendimento do que acontece, de modo que possam formar sua própria opinião e participar conscientemente da vida em comunidade.

O diploma de jornalismo, que agora se discute, não constitui uma simples reserva de mercado. Estabelece, isto sim, que o jornalista deve passar pelos bancos da Universidade. Só ali esse agente da informação coletiva pode se qualificar profissionalmente. E onde pode adquirir clara percepção das responsabilidades que tem perante à sociedade.

Esta é a tese que advogamos, na expectativa de que os Juizes da Suprema Corte possam discernir o verdadeiro mérito do que vão decidir. Não se trata de defender uma categoria, mas, acima de tudo, garantir ao conjunto da sociedade brasileira o direito de ser bem, livre e corretamente informada.

Nossas mais respeitosas saudações,

São Paulo, 8 de julho de 2008
José Marques de Melo – Presidente em exercício (2005-2008)
Antonio Hohlfeldt – Presidente eleito (2008-2011)"

2 comentários:

Gustavo Alejandro disse...

Corporativismo.

Anônimo disse...

A Intercom faz essa discussão desde a minha época de Movimento Estudantil (lá se vão mais de 20 anos), já é hora da questão ser discutida com seriedade, longe de ser corporativismo, qualquer um se acha no direito de se auto-definir como jornalista. Está na hora dos verdadeiros profissionais entrarem nessa briga.

users online