domingo, julho 06, 2008

Todo campista precisa visitar Quissamã

Foto: Vitor Menezes
Quissamã não é o paraíso. Não é o exemplo acabado de retidão política. E não o é, entre outros motivos, pelo fato desse mundo perfeito não existir. Mas há algo nesta cidade que precisa ser estudado pelo povo que pesquisa desenvolvimento regional: lá, as políticas públicas acontecem. Há poder público interferindo para melhorar a vida das pessoas e preparar o município para um futuro sem royalties.

Estive na sexta, 04, na inauguração do Complexo Cultural da Fazenda Machadinha. O local seguramente se transformará em um dos pontos turísticos mais visitados da região. Tem tudo para sê-lo. O conjunto de senzalas e a capela restaurados, a manutenção das ruínas da casa grande e a construção da nova casa de artes não custaram mais de R$ 3 milhões (um dinheiro miúdo para Campos). Investimento que muito brevemente será recuperado.

Mas o que mais impressiona é o zelo com os detalhes. Preocuparam-se em envolver toda a comunidade com o projeto e utilizar mão-de-obra local tanto nas obras quanto agora, na administração do Complexo.

No sábado, aproveitei para conhecer outros prédios restaurados da cidade. E mais bofetada na cara deste campista que vez por outra passa por um Solar dos Ayrises em ponto de virar ruína. O Museu Casa de Quissamã impecável, o Centro Cultural Sobradinho aconchegante e útil para a população. O Cinema Municipal, recentemente inaugurado, com sessões gratuitas. Tudo impressiona.

Para ficar em um exemplo deste zelo a que me refiro, cito algo bem singelo, mas bastante representativo. Na entrada do novo cinema há um painel com caricaturas dos pioneiros da projeção de filmes no município (foto). Lá estão também os seus nomes e o registro de que aquele novo espaço se preocupou em homenageá-los. Isso poderia simplesmente não passar pela cabeça de quem o projetou. Mas passou, e mostra este cuidado com o detalhe.

Na manhã deste domingo já estava de volta a Campos. E perambulando pela cidade passei pela Praça São Salvador. Aquela incluída em um certo pacote de obras de R$ 46 milhões.

9 comentários:

Esquizóide disse...

vcs só reclamam, mas fazer algo efetivamente que é bom, nada!
Tudo bem, eu sei que 46 milhõe na pracinha sao salvador é de mais, mas façam algo ao invés de ficar só reclamando... bando de chatos

Anônimo disse...

alguém sabe quem é o babaca acima? Acabei de denunciar o blog dele ou dela como com conteúdo impróprio dado que se preocupa apenas em difamar outras pessoas.
Não tenho qualquer relação com a Simone Pedro, nem sequer a admiro. Mas não teria audácia de difamá-la. Espero que em breve façam o rastreamento de seu IP e te peguem de porrada. Imbecis de sua padrão devem ser eliminados da face da terra.

Anônimo disse...

Vitor, concordo com vc, principalmente os políticos de Campos, se fossem sérios, deveriam fazer um cursinho de administração pública lá em Quissamã. Aliás, acho até que deveria ser critério para quem desejasse se candidatar em Campos, passar por uma reciclagem por lá. Quem achar que é exagero meu, que vá a Quissamã e comprove.

Carol Côrtes disse...

Só pra lembrar, que do lado da prefeitura lá, tem uma lixeira daquelas que recolhem pilhas, baterias, lâmpadas. Foi o que mais me impressionou. uma vez que por aqui, eu fico com 35484 pilhas usadas não sabendo o que fazer. cada ida a quissamã vai uma leva de pilhas.

Simone Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone Pedro disse...

Vítor, Parabéns pelo post. É claro que nossos políticos não precisam ser sérios para "fazer cursinho" em Quissamã. Nós dois, como pessoas estudadas que somos (ui!), sabemos que nossa administração sabe muito bem o que deve e o que não deve fazer. O que deve mudar não é o "espírito" administrativo, que já é de porco e não tem jeito. O que deve mudar é o corpo e é esta a diferença que encontramos na administração de Quissamã. e antes que me acusem de estar fazendo campanha,meu voto é nulo, hein.

Anônimo disse...

"Pessoas estudadas"? seriam seres especiais dotados de inteligência superior? que coisa heim? Quem é não precisa fazer alto afirmação...

Anônimo disse...

Welington, estou espantado com você! Vc abandonou a fotografia para ficar alimentando porcas?

Simone Pedro disse...

Wellington, em momento nenhum remeti o comentário a você. Fiz uma brincadeira com o "tio Vitor", coisa que faço há muitos anos e ele sabe reagir muito bem a isso. Você e eu somos amigos o suficiente pra entender que não falei sério. Por mais que digam o contrário.

users online