terça-feira, abril 22, 2008

Orientações para o Ato Chega de Palhaçada

Esta é uma manifestação que mantém o espírito de aglutinação dos blogs, respeitando as diferenças e sem dirigismo. Portanto, quanto mais simples ela for, e quanto mais aglutinadora for a sua mensagem, melhor.

Isso não quer dizer que ela não tem um sentido. Há claramente algo que nos une: não somos do grupo do Mocaiber, não somos do grupo do Garotinho, não somos do grupo do Arnaldo. Não somos de nenhum destes grupos que dominam a política em Campos há 20 anos e que tem a mesma raiz. Ou seja: a manifestação é para dar voz àqueles que querem algo novo na política campista.

Estão convidados todos os que se dispuserem a gritar palavras de ordem como:

FORA MOCAIBER
FORA GAROTINHO
FORA ARNALDO
QUERO UM OUTRO CAMINHO

Para evitar que o ato seja manipulado por algum destes grupos mencionados para, numa edição esperta e conveniente, utilizá-lo contra algum adversário, não haverá discurso em microfone.

A sugestão é a de que os manifestantes se reúnam no Largo da Imprensa, às 10h do sábado, 26, vestidos de preto e com nariz de palhaço, e caminhem fazendo apitaço pelo circuito Largo da Imprensa – Calçadão - Santos Dumont - João Pessoa - Barão do Amazonas - Formosa - Lacerda Sobrinho - Largo da Imprensa.

Faixas e cartazes estão a cargo de cada manifestante que se dispuser a levá-los, com as mensagens que sejam compatíveis com o espírito geral do ato. Não há uma organização central e nem recursos. Não há ligação com partidos ou entidades.

Os blogs apenas se colocam como sendo um local alternativo de organização coletiva do ato, assim como tem sido o espaço democrático de troca de impressões sobre a realidade campista.


Vamo que vamo! Ajude a divulgar e até lá!
[Para quem ainda duvida que um evento possa acontecer sem "dono" e sem uma organização rígida pré-estabelecida, sugiro a leitura da nota "Meu primeiro Camp", de Julio Daio Borges, no blog do Digestivo Cultural]

30 comentários:

Anônimo disse...

Well done!

Os oportunistas estão à solta. É bom mesmo se precaver contra os nefandos.

Anônimo disse...

Contra espertinhos sugiro aos jornalistas e, principalmente os radialistas, que sempre busquem informações com o Vitor Menezes. Ele estará no pelotão da frente puxando a marcha, sem palhaçada e prestando sua homenagem ao Palhaço Carequinha.

Alexandro F. disse...

Bom, o ideal é que nós mesmos façamos a cobertura da manifestação, nos molde do CMI (Centro de Mídia Independente)...
Livre e colaborativa.

Quanto a divulgação do evento, será que ele tá repercutindo?
A idéia dada pelo anônimo no post da animação, é válida? como atingir os meios de comunicação da cidade, no intuido de que eles propaguem a informação de que ocorrerá uma manifestação independente?

Anônimo disse...

Independente? Não senhor, ou vocês publicam um anuncio de meia página e coloquem inserções nas rádios e TVs de amanhã até sábado, ou iremos, caso tenha sucesso o movimento, apadrinhar quem pagar mais.

Anônimo disse...

Êta mania de colocar Garotinho no mesmo saco... Se alguém me mostrar que houve no seu governo o mesmo que nos de Arnaldo e Mocaiber, estarei lá na linha de frente gritando "Fora Garotinho!" - e lembrem de mostrar à PF também. Aliás, se alguém me mostrar como Garotinho conseguiu fazer o que fez e ainda roubar num tempo em que o orçamento era de 35 milhões eu juro que não faço nem mais um comentário.
Não é justo culpar Garotinho pelos crimes cometidos pelos seus sucessores, ainda que tenha sido ele quem deixou a prefeitura nas mãos de Arnaldo. Seria apenas para reafirmar a independência?
Vocês falam que a culpa de Garotinho vem do fato de ele ter iniciado um "modelo" de gestão que resultou nisso que estamos vendo hoje. Mas onde estão as denúncias de corrupção do tempo em que ele era prefeito?
Por favor, discordem o quanto quiserem do perfil político e administrativo de Garotinho, mas não misturem-no com os bandidos protagonistas dessa triste tragédia campista.
Não se pode negar que ele e os poucos aliados que resistiram à tentação do dinheiro fácil desempenharam um papel importante na divulgação dos escândalos de Arnaldo e Mocaiber, e consequente pressão na Justiça - mesmo tendo sido uma questão de sobrevivência política.
Além disso, que culpa tem agora o PMDB (e Garotinho) na confusão jurídica dos últimos dias? Por que não protestar também em frente ao Fórum, cobrando uma posição definitiva da Justiça (que demorou a agir e ainda criou esse impasse que estamos vivendo)? Claro, encarar um juiz é mais difícil...
Resumindo: Garotinho racha com Arnaldo; é derrotado por uma aliança comandada por este duas vezes; seu grupo volta ao poder por uma decisão da Justiça; a mesma Justiça cria uma instabilidade jurídica e política sem precedentes e o ex-Governador continua sendo culpado?

Alexandro F. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Alguns "Foras" merecidos:

Fora Mackoul, Odisséia e Anomal!
Fora Feijó!
Fora Bacellar e os outros vereadores comprados!
Fora a Folha da Manhã!
Fora os pseudo-intelectuais que sempre apoiaram veladamente a corrupção apenas para ser contra Garotinho!

Seja se omitindo, apoiando explicitamente (inclusive nas eleições de 2004 e 2006) ou até fazendo parte do governo, foram esses que deram suporte e permitiram que a corrupção dominasse a cidade. E pior: agora todos querem se dizer independentes...

Anônimo disse...

Fora Lobo Guará!

Vitor Menezes disse...

Respondendo ao Alexandro: a imprensa já começa a saber. O Diário deu uma nota. O Monitor dará matéria. Algumas rádios já se prontificaram. Creio que isso não será problema. E a cobertura alternativa a que você se refere também é muito importante e tem boa visibilidade.

Anônimo disse...

Vitor, no sábado, depois do cafezinho, se eu sentir sede você paga uma água pra mim?

felixmanhaes disse...

Excelente orientação, meu caro guru Vitor Menezes, estaremos lá...

Anônimo disse...

Boa, Lobo Guará, dentro!

Anônimo disse...

Alguém avise ao lobo-guará para que ele não leve a claque habitualmente paga do Garotinho.

Esta é para ser uma das primeiras manifestações legítimas da sociedade civil e claques não são bem vindas.

Note que Arnaldo e Mocaiber por costume, igualmente, adoram utilizar de claques pagas ou funcionários contratados como platéia para suas manifestações...

Tal qual Garotinho.

Entendeu que vomitar números, que podem ser lindos ou horrorosos dependendo unicamente da interpretação do analista, não irá ajudar a Garotinho ficar bem na foto Lobo-Guará???

São todos a mesma coisa. E se você não pensa assim advirto que não é bem vindo.

Depois faça o que bem quiser, inclusive uma passeata pró-Garotinho. Mas, se eu sacar que vocês e mais sua turba estão tentando aparelhar a manifestação, que é legítima, serei o primeiro a coordenar o esvaziamento da manifestação. Ficarão falando sozinhos ou pro Diário que lhes cai bem.

Anônimo disse...

Meu caro, toda manifestação é legítima. Faça uma manifestação contra o sitema métrico se quiser. Mas apenas explique o porquê da inclusão de Garotinho no mesmo balaio de Arnaldo e Mocaiber, sem cair na explicação simplista de que o padrinho político é responsável pelos atos do afilhado. Senão vocês correm o risco de fazer uma linda e legítima manifestação, gritando palavras de ordem até contra o papa, mas sem saber porque...

Anônimo disse...

Acabei de dizer mas repito:

As práticas políticas são idênticas. Cooptação de lideranças, uma base de apoio intelectualmente medíocre,fisiologismo, sustenta-se em um estrato eleitoral nada articulado e por sua miséria carente de qualquer elaboração, discurso personalista (TODOS os três se dizem perseguidos) etc.. TODOS os três tem problemas com a justiça... Ou já tiveram... Ou terão.

TODOS os três tem suas administrações sob suspeita de improbidade. TODOS os três carecem de um discurso político articulado... são verborrágicos...Ou despóticos.

Garotinho ainda é mais desprezível pois neste momento fisiológico busca desesperadamente contar com uma massa de evangélicos para angariar votos... Infelizmente muitos evangélicos votam em um comportamento corporativista.

E TODOS os três mantém pessoas na prefeitura até hoje. Há DAS e funcionários não concursados que estão lá vagando desde Garotinho... Passaram Arnaldo.. Chegam em Mocaiber.. e lá persistem com RH.

Entendeu agora contra o que protestamos Lobo-Guará? Ou quer que eu desenhe?

Não tente desqualificar o protesto porque não faremos o culto à personalidade de seu líder... Ele é o inimigo.

E advirto mais uma vez: e vc também o é.

xacal disse...

Ué eu não sabia que o fato de o orçamento ser menor desqualificava o crime...
Lembremos ao lobo bobo que na época a população também era menor, as demandas da cidade também...mas não importa...

A questão é:quem implantou esse forma de governar, e traiu toda uma geração que sonhava com um MUDA CAMPOS...?
Quem pôs e dispôs de títeres na prefeitura, e depois quando da ruptura toda a cidade sofria...?
Quem é o padrinho político e inventor de Arnaldo...?
Onde será que ele aprendeu a fazer o que fez...?
Quando começou os shows no Farol...?
Quando começou a "terceirização" de mão de obra...?
Onde está silveirinha...?
Por que o napô não divulga as fitas do guilherme...?
Por que HC preventivo...?
Ora, tenha santa paciência...
É o lobo, quanto mais velho, mais bobo...

xacal disse...

perdão: quando começaram os shows no Farol?

Whytney disse...

Vamo que vamo!

Anônimo disse...

É, não tem jeito, a raivinha é pessoal... "Ele é o inimigo". O mesmo papinho de que Garotinho é o inventor de Arnaldo, etc. O fato é que o ex-governador não deu suporte à roubalheira nem se omitiu. O xacal sim, que já admitiu ter encontrado provas de corrupção quando estava na FCJOL, mas apenas informou ao prefeito, lavou as mãos e continuou na boquinha.
Já falei, discordem do perfil político e administrativo de Garotinho, mas não misturem-no com bandidos. Qual o problema com shows, se não são superfaturados ou em demasia? Qual o problema com terceirização, se é feita legalmente e de acordo com as necessidades? E por aí vai...
O maior inimigo de Campos é a corrupção, e Garotinho não é responsável por ela.
Aliás, alguns de vocês, que possivelmente votaram em Campista e Mocaiber no 2º turno de 2004/2006, são mais responsáveis que ele. Preferiram a corrupção, apenas para derrotá-lo.
E provavelmente este ano tentarão emplacar um oportunista (como o Mackoul, que diz ter saído limpo do governo Mocaiber) que mamou nas tetas da viúva bilionária, e quer agora mostrar independência.
Mas vocês, meus queridos intelectuais de meia-tigela, estão tão sujos quanto a Câmara, por apoiar a corrupção (bater de um ano pra cá ficou fácil...) em nome de um ódio direcionado contra uma pessoa, não um administrador ou político.

Anônimo disse...

lobo, quanto mais velho,mais bobo.

xacal disse...

Por que o santo garotinho não divulga as fitas da tucum...?
por que pediu arrego preventivo (HC)...?

Triste de vcs que querem eleger um presidente que reume sua carreira política a bater boca com bacellar e neinha...

Esse é o ônus da "servir" ao napô, deixar de pensar...pelo menos acaba com a dor, né não...?

Rodrigo Rosselini disse...

Concordo com todos os "foras" do Logo-Guará, da mesma forma que concordo com a manifestação. Acho que ele não está entendendo muito bem a natureza deste movimento. Os seus comentários se parecem muito com aqueles referentes a outro post, o "Pausa nas Férias", assinados por outra pessoa. Será que descobrimos a identidade secreta do nosso mamífero canídeo?
Pode deixar que não chamaremos Garotinho de ladrão, nem de bobo, nem de feio e nem de cara de mamão. Apenas vamos dizer que não o queremos, porque não conseguimos ver alternativas em nosso cenário político desde o final dos anos oitenta. queremos clamar por essa diferença, utilizando os meios de que dispomos.
Não tenha medo, relíquia de nossa fauna.

Anônimo disse...

Hahaha! Não, não foi dessa vez que vocês descobriram minha identidade bat-secreta! As palavras do Avelino realmente corroboram o que falei, mas eu disse antes!

Anônimo disse...

Caro Lobo Guará, fico realmente sensibilizado por sua defesa tão apaixonada dos "anos garotinho". Caso seja de seu interesse, tenho aqui em minhas mãos um exemplar da revista Carta Capital, gentilmente enviada para a minha residência por Mino Carta (já que os exemplares que saíram na época esgotaram rapidamente) onde se apresenta uma série de denúncias que têm como alvo o governo do Sr. Anthony Garotinho. Se tais e quais denúncias não foram à frente, não significa necessariamente que não tenham (ou tiveram) qualquer fundo de verdade.
Ademais, meu caro, o que se corre bem mais abertamente do que à boca pequena é o vulto do rombo provocado pela canalha Garotinho e Cia, nas contas municipais. Ou vai me dizer que o dito-cujo é proprietário apenas de um imóvel na lapa e de um corcel 82? Ou vai me dizer que o ex-alcaide comprou mansão com o salário que recebia? Ou vai me dizer que não comprou? Ou vai me dizer que não é proprietário de jornal? O vai me dizer que não há provas de que é?
Ah, não diga nada.

Epizêuxis

Uma entre um milhão disse...

queria saber perto de que lugar
o largo da imprensa fica????
muito agradecida se respondesse!!!!!!

Vitor Menezes disse...

Caroline,

O Largo da Imprensa é no começo do calçadão, ao lado da Catedral, onde tem uma banca de jornais.

Anônimo disse...

É! Onde fica este bendito "largo da imprensa"??

Porque não marcaram na Praça São Salvador?!

Sinceramente!

Parece q os organizadores não estão querendo ter tanta gente assim no ato.

Enfim, onde fica o largo da imprensa?

Vitor Menezes disse...

Calma, seu Fred! (rs). Como disse aí acima para a Caroline, o Largo da Imprensa é no calçadão, ao lado da Catedral. Incluí esta informação na convocação da coluna ao lado. Abs!

Anônimo disse...

pode crer. :)

assim q terminei de comentar e enviei, dae apareceu sua resposta.
foi mal.

- outra coisa

e essa bolinha vermelha ae? provoca algumas suspeitas, mas pelo menos naum eh uma estrela.

enfim.

Na uenf estamos com bastante retiscências quanto às reais intenções do ato... mas nos moldes em que está sendo colocado, aceitamos o risco porque realmente não se pode calar diante de uma situação dessas!


Abaixo a essa "democracia" antidemocrática!! Poder ao povo!
Poder nas ruas!

Anônimo disse...

QUE PAIS È ÊSSE, EU NÂO ESTOU AGUENTANDO MAIS VER TUDO ERRADO NESSE BRASIL, CANTORES AOS MONTES -JOAGADORES NEM SEI QUANTOS -POLITICOS -SEI LÀ - MEGA SHOW- EVENTOS- FESTA DE CELEBRIDADES- ANIVERSÁRIO DA MÂE JOANA- CHEGA CABEÇAS DE VENTO- COMO FICA OS CORTADORES DE CANA -OS CATADORES DE PAPEIS E OS MISERÀVEIS- OBRIGADO,,,,,,,,,,,.

users online