sexta-feira, abril 25, 2008

A classe média tem preguiça...

Por volta das 11h e 30 min de hoje, ao passar e parar na banca de jornais do Pelincão (na calçada do Pelincão) começo a olhar as manchetes dos jornais, e não pude deixar de prestar atenção na conversa do Jornaleiro com uma cliente, conversa atentamente observada por um rapaz que vive em frente a banca para conversar com o Jornaleiro.
- Uma pouca vergonha, e ninguém faz nada! Brada o Jornaleiro se referindo a recondução de mocaiber ao cargo de prefeito.
- Pois é, parece que amanhã vai ter uma passeata. Diz a cliente.
Inerte permanece o rapaz que sempre está ali a conversar amenidades.
Indignado retruca o Jornaleiro. – O quê? Como assim farão uma passeata?
- Não! Tenta explicar a senhora. – A passeata é contra ele (o mocaiber).
- Ah sim, tem que fazer mesmo!
- É, tem mesmo. Só não sei onde vai ser.
Não resisti e me envolvi no papo. É uma manifestação não só contra o mocaiber, mas também é contra garotinho, contra arnaldo e contra todos os outros partidos que não oferecem oportunidades, para a população, de escolher outras formas de administração pública. É pra gritar contra a corrupção e contra o assistencialismo barato.
- Uhm, isso é bom. Respondem o Jornaleiro, a cliente e o antes inerte rapaz.
-Vai ser onde e que horas? Pergunta-me a senhora.
- A concentração será no calçadão, ali no Largo da Imprensa às 10h da manhã.
- Eu queria ir, mas meu filho ainda é bebê. Puxa, tinha que passar aqui na Pelinca.
O antes inerte rapaz concordando com a senhora acrescenta.
- É, tem que vir pra cá, fazer barulho por aqui. Referindo-se a Pelinca, e deixando transparecer que se a manifestação ficar só pelo Centro, ele não participará.

E eu pergunto. A classe média é preguiçosa?
As pessoas acham que Campos se resume a Pelinca?
E também, devido as novas estratégias de garotinho, a manifestação deveria tomar outros rumos e até mesmo dar as caras pela Pelinca?

6 comentários:

Rodrigo Rosselini disse...

Acho que tem que ir para Goytacazes, Baixa Grande...
Num outro momento, dar as caras por Guarús...
É lá que estão os eleitores.

Rodrigo Rosselini disse...

Estive pensando aqui: o primeiro "papagaio" que aparecer lá com microfone querendo se apropriar do movimento, a gente deveria organizar uma debandada silenciosa e deixar o cara no vácuo... O problema é que não temos idéia de como vai ser isso.

Unknown disse...

Urgente

Postei hoje a mensagem abaixo, no blog do Professor Roberto Moraes.
Acredito que a mudança de tudo o que está ai, depende somente de nós.
Vamos iniciar um movimento cívico para viabilizar uma terceira via.
Não basta só protestar, temos de nos organizar e agir, a hora é está.
As condições nunca foram tão favoráveis para a mudança.
Depende somente da nossa maturidade e organização.
Vamos divulgar e viabilizar está idéia.
Um abraço

J.Lopes



Professor Roberto Moraes

Foi com grande satisfação que li o seu postado “A Hora de uma Terceira Via!”, de 24/04, por também compartilhar da mesma opinião.
Está na hora do povo de Campos dos Goytacazes se organizar para ter uma opção eleitoral, fora desse grupo que domina a política local há 20 anos e que tanto mal fez e faz ao município.
Devemos buscar um entendimento suprapartidário, para que seja elaborada uma proposta de consenso, que agregue os partidos e sensibilize a sociedade campista, que está desiludida e indignada com tudo que está acontecendo.
Não estou sendo ingênuo ao propor a organização de um movimento que tire Campos da apatia em que se encontra. Acredito que o entendimento é possível e que é um passo importante para organizar e mobilizar a sociedade campista, tão decepcionada com a política e em particular com os políticos da terra.
Certamente este movimento terá plenas condições de se tornar uma alternativa viável para o nosso município, além de demonstrar que a melhor forma de protesto é derrotar esse grupo nas urnas, e não o voto nulo.
Não proponho alijar ou diminuir o papel dos partidos políticos nesse processo. Eles são de extrema importância, mas é fundamental que os dirigentes e militantes partidários, participem de coração aberto e desarmados, deixando de lado as rivalidades, as vaidades e os projetos pessoais, pelo bem do município.
Sou de opinião que a discussão dessa proposta deveria ser organizada e puxada por pessoas íntegras, éticas e reconhecidas pela sociedade campista, como o Prof.º Roberto Moraes, e o Prof.º Sérgio Diniz. Sugiro, também, que sejam utilizados espaços públicos, como os auditórios do CEFET e/ou de qualquer outra escola ou universidade, para que seja possível o acesso livre e sem nenhum tipo de constrangimento, daqueles que desejem contribuir e se engajar no movimento.
Quanto à escolha dos nomes que comporão a chapa que concorrerá à prefeitura, acho que no momento oportuno, esses nomes sairão do consenso entre todos participantes (partidos e sociedade civil).
Mais uma vez, parabéns pela proposta e pela iniciativa, estamos aguardando os próximos passos, para viabilizar a construção dessa terceira via.

Conte comigo.


J. Lopes

Rodrigo Rosselini disse...

Matéria hoje no Diário!! No seu Caderno D mais foi publicada uma nota utilizando parte do texto convocatório do movimento. No seguinte trecho: "Uma oportunidade de gritar um 'Chega de Palhaçada!', e convidar os campistas de bem a pressionarem por algo de novo na política.A iniciativa não tem qualquer relação com partidos ou entidades, e pretende apenas ser um gesto espontâneo de indignação." eles suprimiram, sem o menor cuidado, a expressão "Chega de Palhaçada", ficando o texto assim: "Uma oportunidade de gritar um e convidar os campistas de bem a pressionarem..." O que significa gritar um?
Não sei, de qualquer forma, eles estão aí, e estarão por lá amanhã.

Anônimo disse...

A classe média Campista assim como a carioca e a paulistana é sim preguiçosa.
Mas muito pior que a preguiça a classe média campista é comprada. A classe média se vendeu a máquina da prefeitura através de cargos, de dinheiro ilícito, e de outras vantagens das mais sujas.

Anônimo disse...

Sim, a classe média é preguiçosa. Pior ainda esse povinho ruim da pelinca que acha que caga cheiroso.

Mas não se importe com essa raça. A maioria dessa área aqui tá recebendo do malcaiber...

users online