quarta-feira, abril 02, 2008

Alguém aí conhece o Cinema Brasileiro?

Muita gente fala mal do Cinema Brasileiro, ou quando o elogia, mesmo assim, o reduz a meia dúzia de filmes, por exemplo: o fim de 2007 o cinema nacional foi reduzido ao filme (de gosto duvidoso) Tropa de Elite, do Diretor José Padilha (que na minha opinião deveria voltar a ser produtor executivo, ou seja, empresário, porque não sabe filmar).
Continuando na linha das exemplificações, faço uma pergunta: alguém conhece "Estômago"?
Pois bem, o filme brasileiro "Estômago" ganhou o prêmio de melhor filme latino-americano do XXVI Festival Cinematográfico do Uruguai realizado em março deste ano.
Dirigido por Marcos Jorge, o filme conta a história de um homem que chega à cidade grande e logo descobre sua aptidão para a cozinha, fazendo sucesso por onde passa. Com João Miguel, Babu Santana e Paulo Miklos.
Raimundo Nonato (João Miguel) começou como faxineiro de um bar, até descobrir o talento no fogão, com suas coxinhas. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).
Esse filme serve de exemplo, ou seja, mostra que nós não conhecemos o nosso cinema, ele não vai para as salas de exibições, o cinema nacional não passa na televisão, raras são as exceções, e mesmo assim, se formos observar atentamente, os filmes exibidos na TV são da globo filmes. No fim do ano passado, outros filmes foram realizados além do Tropa, só para mencionar: "A casa de Alice", e "Conceição: autor bom é autor morto", foram excelentes filmes brasileiros que não vimos.

3 comentários:

Gustavo Alejandro disse...

que a tv so passe filmes da Globo é a melhor explicação para entender porque o público não assiste ao cinema nacioal.

Gustavo Alejandro disse...

alias, com a cinematografia brasileira acontece o mesmo que com a argentina, por exemplo, ou as de outros paises: não conseguem sobreviver sem a subvenção estatal. e não se trata de discutir se o estado deve ou não bancar essas obras, o que deve ser discutido é porque se filma tão mal por este lado do mundo.

Renato disse...

O que me incomoda nesta história é não termos de fato um centro cultural que quebre este monopólio do cinema comercial.A "Casa de Cultura" Vila Maria chegou no início a ensaiar ser,mas depois passou a ser mais prédio reformado sem nenhuma utilidade(que parece ser uma praga,ou temos predios históricos caindo,ou quando reformados ficam sem utilidade).Diversos documentários e filmes nacionais e estrangeiros são reproduzidos(com público)somente nos grandes centros restando ao interior torcer pra tv's públicas transmitirem como fez a TVBrasil com premiado documentário MENINAS na última sexta-feira.Lamentável.

users online