quarta-feira, abril 23, 2008

Pausa nas férias

Coleguinha Patrícia Bueno manifesta hoje no Monitor, na crônica "Férias e Palhaçada", sua adesão ao ato público do próximo sábado:

"E é por isso que, no próximo sábado, deixarei para mais tarde a praia, o brigadeiro, o filme, a pipoca. Trocarei o biquíni por peças de roupa preta e também comprarei um nariz de palhaço para arrematar o visual. Atendendo ao chamado de colegas e pessoas que vislumbram um novo cenário político para a cidade, rumarei para o Largo da Imprensa, às 10 horas, para participar do ato ‘Chega de Palhaçada!’, organizado por jornalistas, blogueiros, artistas, estudantes e demais cidadãos indignados."

13 comentários:

Anônimo disse...

Caros colegas,
Acusar Garotinho por ter projetado politicamente Arnaldo, Mocaiber, Campista, Sérgio Mendes (entre outros,não faz dele o vilão dessa história que fez gerar a manifestação do próximo sábado. Creio que é puro oportunismo querer envolver o ex-governador nos atos de corrupção praticados pelo grupo de Arnaldo e Mocaiber. O embate com Garotinho deve ser no campo político. O que gera o protesto e a manifestação é a bandidagem. O que desejamos é o retorno do debate político e, paratanto, temos que eliminar a quadrilha de assaltantes que assumiu o poder em 1998/1999. Sejamos políticos, mas nunca injustos. Dizer que Arnaldo e Mocaiber tem a mesma raiz, no sentido de que todos são iguais é uma falácia, oportunismo de esquerdistas de botequim. Na verdade, os que estão à frente do movimento colocariam no mesmo balaio de Arnaldo e Mocaiber o Brizola, se vivo fosse. Para eles, o Brasil começou com Lula e o PT. Embora alguns tenham até estudado um pouco mais a sociedade, continuam enxergando apenas o próprio umbigo. Esse mesmo grupo não tem a coragem de acusar frontalmente a Justiça, esta sim, a verdadeira culpada pelo longo momento que estamos vivendo sob o comando da bandidagem. Mas para encarar a frieza e autoritarismo do Poder Judiciário tem que ter tutano. É mais fácil e cômodo protestar contra os políticos. Poderíamos promover um movimento para os federais digam quais são os dois juízes que estariam macomunados com a quadrilha, segundo as palavras gravadas de assessores de Mocaiber. Poderíamos saber quem do Judiciário recebia (ou ainda recebe?) R$ 70.000,00 mensais da Prefeitura, segundo convênio da Prefeitura com a OAB e, a partir de 2007, com uma Ong que não me lembro o nome. Aliás, há evidências de que tal quantia era paga por Arnaldo Viana mesmo sem convênio, antes de Campista. Para que esse dinheiro se a Justiça, graças a Garotinho, tem recursos próprios?
Mas deixemos isso pra lá. Vamos ficar protegidos e seguros. Afinal, sendo contra todos, deixamos a impressão que não temos comprometimento. Queremos o totalmente novo, como Collor por exemplo. Ou mantemos o discurso do novo, mas ficamos com Lula. Ou então aceitemos o nosso próprio discurso, desde que o candidato que for ungido seja do PT.

Avelino

Anônimo disse...

Tudo que tentei dizer, com a competência que não tive.

Alexandro F. disse...

Bom, eu não sou campista, sou carioca, mas estou em Campos um bocado de tempo. No entanto, minhas percepções sobre o casal Garotinho vem muito mais de seus mandatos no Governo do Estado.
E o que eles fizerem com o Estado do Rio nestes oito anos não foi brincadeira, a educação passou por uma de suas maiores crises, digo isso com base no fato deu ter familiares professores da rede estadual de ensino na cidade do Rio de Janeiro e em Resende (sul do Estado). E também por sempre ter estudado em escola pública.
Quando um movimento surge, como este surgiu, é para não só gritar contra a roubalheira (a que está sendo provada) mas também é para protestar contra modos administrativos ineficientes, modos administrativos que se perpetuam no poder... o que se busca são outras possibilidades, e sinceramente, eu acredito que Garotinha não é essa possibilidade de melhora.
Quero deixar bem claro também que não PTista, e nem PSDBista, mas acredito que pra uma reformulação no quadro político desta cidade, estes partidos teriam que ter uma atuação mais eficaz, ou seja, eles também teriam de passar por uma reformulação, deixar de indicar em suas prévias os mesmos candidatos de sempre, pensar em candidatos, coligações mais éticas e eficientes (eficientes não para os partidos, mas sim para a população).
Da mesma forma que você e o tal lobo guará não querem que coloquem fulano e cicrano no mesmo balaio de outros, não façam o mesmo. Um movimento, uma manifestação nunca é homogênea, aliás, o que ela tem de mais positivo é a heterogeneidade, as diferenças sempre são bem vindas. Porém, vejo nos seus discursos a vontade de desqualificar a manifestação dando conotação partidária, pode ser que alguns tenham, mas não são todos e nem o intuito principal do ato.
E eu vou pra rua porque eu tenho direito de dizer fora quem eu bem entender. No quadro político de Campos, atualmente, seja quem está no poder, seja quem não está, mas o quer, ou seja, quem corre por fora, Eu digo fora a todos eles!

Alexandro F.

xacal disse...

a análise de avelino é uma síntese do pensamento daquele grupo...

vamos aos fatos:

"Creio que é puro oportunismo querer envolver o ex-governador nos atos de corrupção praticados pelo grupo de Arnaldo e Mocaiber. O embate com Garotinho deve ser no campo político. O que gera o protesto e a manifestação é a bandidagem."

O analista não faz menção, por motivos óbvios, que o modelo de gestão Arnaldo-Mocaiber tem sua gênese no período garotinho, inclusive porque arnaldo foi sua última eleição bem sucedida aqui em Campos...
outro fato relevante é desqualificar o protesto, e tentar pautar o que é ou não política...a arrogância típica...o que não nos favorece, não merece crédito...


"Sejamos políticos, mas nunca injustos. Dizer que Arnaldo e Mocaiber tem a mesma raiz, no sentido de que todos são iguais é uma falácia, oportunismo de esquerdistas de botequim."

Meu deus...não é o próprio napô que berra essa associação...????
O napô diz aos quatro ventos que os dois são a mesma coisa, mas, no entanto, oculta que os dois saíram do "forno" da lapa....

"Embora alguns tenham até estudado um pouco mais a sociedade, continuam enxergando apenas o próprio umbigo."

Ué...me parece que Campos tem girado em torno do umbigo do napô há vinte anos...e da sua obsessão em virar presidente...Vamos abstrair, e sonhar...imagine Campos sem os garotinhos...Conseguiu...?viu como poderia ser bem melhor...

"Esse mesmo grupo não tem a coragem de acusar frontalmente a Justiça, esta sim, a verdadeira culpada pelo longo momento que estamos vivendo sob o comando da bandidagem. Mas para encarar a frieza e autoritarismo do Poder Judiciário tem que ter tutano. É mais fácil e cômodo protestar contra os políticos. "

O sr avelino parece que lê e não entende, ou pior, entende e finge que não entende...todos os textos...a maioria deles trazem sérias cobranças a justiça, que inclusive foi levada a lama pela briga das duas quadrilhas...apenas um detalhe, a justiça não detém poder de tomar decisões, de nomear, exonerar, contratar em nome do povo...quem faz isso são nossos representantes...justiça só age quando provocada...pode agir mal..?claro que pode, afinal garotinho não conseguiu impedir a divulgação das fitas da tucum na justiça...? pois é...!!!

Se tem tantos dados contra a justiça, ótimo, divulgue e processe...ou será outro telhado de vidro, como a pesquisa da FCJOL...?

Rodrigo Rosselini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Rosselini disse...

Não consigo imaginar uma manifestação dessas como sendo algo ilegítimo. Não consigo também imaginar uma manifestação dessas poupando este ou aquele, já que a manifestação se trata de uma recusa não a este ou aquela improbidade administrativa, mas a um determinado tipo de política. Não estamos falando aqui de quem roubou mais ou menos, nem mesmo estamos acusando ninguém de ter roubado nada, estamos sim, nos manifestando enquanto cidadãos, insatisfeitos com esta política personalista, que vê a administração pública municipal como vê o próprio umbigo.
Não estamos falando também em nenhum candidato ungido pelo PT, até mesmo porque, em se tratando de nosso município, deveríamos perguntar de qual PT se fala.
Eu não sei também o que as pessoas têm contra o botequim, acho um excelente lugar para conversas de todo tipo, aliás, nesta cidade que conta com tão péssima política cultural, não nos restam muitos espaços para conversar, por exemplo, sobre política, a não ser os botequins... ou este assunto tem que ser tratado apenas nas academias de letras, nos teatros de bolso... nos conselhos de cultura...
Bom, de qualquer forma, como já disse, considero uma manifestação mais do que legítima em uma democracia. Não é uma manifestação contra todos, porque, graças a deus, todos não se resumem a um pensamento só. Quem sabe deste movimento não possa partir uma alternativa? E acredite, uma alternativa que não precise pedir licença aos coronéis. Nossa! Mas isso é possível?!

Um abraço a todos, e até sábado.

Vitor Menezes disse...

Caro Avelino,

Em primeiro lugar, é uma honra tê-lo por aqui. E em segundo lugar, devo dizer que não caio nesta lógica do “se não está comigo, está contra mim”. Garotinho representou, sim, em 1988, uma ruptura com algo nefasto e atrasado na política local. Você fez parte dessa história e é compreensível que esteja emocionalmente envolvido com a sua defesa. Por isso entendo que você não o consiga enxergar como a um político qualquer, passível de ser criticado por um movimento espontâneo, não partidário, que apenas pede algo de novo na política local.

Ainda que considerássemos infundadas todas as críticas que são comumente feitas a Garotinho, não poderíamos dizer que ele ainda representa, 20 anos depois do seu primeiro governo, alguma novidade para o município, certo? Isso já seria o suficiente para que ele fosse incluído na lista dos que precisam ser sucedidos para que se dê uma chance ao novo.

Diferentemente do que você afirma, baseado na velha lógica de que um movimento necessariamente tem que partir de um partido, o PT não tem nada a ver com esse “Chega de Palhaçada”. Qual foi o último ato público que você viu o PT chamar em Campos? Este partido está, assim como todos os demais em Campos, precisando fazer uma profunda autocrítica em relação ao que tem oferecido à cidade.

Te conheço o bastante para saber que o papel de velho retrógrado, refratário a qualquer novo movimento que não domina ou não entende, não combina com você. O respeito, o considero um bom espírito-de-porco (e isso é um elogio!), um libertário, e que justamente por isso mereceu o apoio de tanta gente quando da perseguição que sofreu de mandões locais no Noroeste Fluminense.

Acho até mesmo que, lá no fundo, conhecendo Garotinho melhor do que nós, você também admita que Campos já merece algo mais avançado do que as suas velhas práticas — muitas delas, inclusive, incorporadas do modelo que sucedeu em 1988.

Tenho certeza que parte de você estará conosco lá no Largo da Imprensa. Mesmo que você não possa contar isso ao seu chefe.

Anônimo disse...

Ei, Vitor e Rosseline, vamos a algum botequim hoje?

Anônimo disse...

A ferida logo se expõe quando ousamos desfazer a falsa idéia de que existem diferenças entre os caciques da "pobre" Campos!
Os insetos logo se arvoram, com medo de perderem seu lugar perto da lâmpada...
FORA GAROTINHO!
FORA ARNALDO!
FORA MOCAIBER!
FORA AVELINO!

Anônimo disse...

Rapazes, admitam, é lindo - diria mesmo sublime - a fidelidade do Avelino ao Torpinho da Lapa.

Anônimo disse...

Essa rapaziada que defendo o Garotinho é realmente impressionante. Todos, indistintamente, sempre tiveram suas contas pagas pela estrutura do moço pobre da lapa. Incluindo o Avelino. Assim, fica fácil querer convecer os outros. Avelino está esquecendo das raizes que inegavelmente prendem o criador às suas criaturas. Para exemplificar, vou citar um. Quem inventou shows no Municipio de Campos? Lembra-se. foi Garotinho. As suas criaturas apenas melhoraram a perfomance, seja na quantidade ou nos valores.Direto da Baixada da Égua, Djahojinho.

Anônimo disse...

FORA VITOR MENEZES !
FORA GILENO AZEREDO !
FORA ELISAEL BARROS !
FORA RICARDO ANDRÉ !
FORA ROSSELINI !
FORA BATATINHA !
FORA WELLINGTON CORDEIRO !
FORA BIANCA BUMBUM EMPINADINHO E SEM FRESCURA !
FORA MARGARÉTTTÍ DA 21 DE ABRIL !
FORA ASSIS !
FORA ÂNGELA !
FORA CHURRASQUINHO ZÉ GOTINHA !
FORA CHURRASQUINHO SANGUE BOM !
FORA GAYOSQUE DA LAPA !
FORA IBIZA MOTEL !
FORA PLAY MAN !
FORA EU !

Balaio disse...

Caraca... e eu que só tive como atualizar a leitura do blog agora, com essa história de botequim pra lá, discussão pra cá, me deu uma secura por uma gelada!

Afe!

Inté daqui mais!

users online