terça-feira, abril 14, 2009

Garotinho defende mal e Rosinha mantém silêncio

O ex-governador Anthony Garotinho se manifestou em seu blog sobre a Operação Cinquentinha, que prendeu ontem três cabos eleitorais, acusados de compra de votos em favor de sua esposa, Rosinha, prefeita de Campos, no distrito de Vila Nova.

"A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho passou toda a campanha eleitoral discursando contra a compra de votos. Todos sabem que essa é uma prática que foi introduzida na cidade de Campos, pelo grupo de Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber", disse Garotinho.

Segundo ele, "tentam envolver o nome da prefeita, eleita por ampla maioria de votos, numa disputa eleitoral acirrada, em um fato isolado que aconteceu no distrito de Vila Nova, que não possui nem 1% do eleitorado do município e onde o resultado da eleição foi o seguinte: Rosinha Garotinho – 772 votos e Arnaldo Vianna – 616 votos".

Garotinho também lembrou que Rosinha foi eleita com mais de 22 mil votos de diferença do adversário e que "um dos acusados de ser beneficiário da compra de votos, Marcos Alexandre foi preso, em outubro do ano passado e em sua casa encontraram centenas de títulos de eleitores. Ele integrava a coligação que apoiou Arnaldo Vianna e não Rosinha".

Bom de palavras, fraco de argumentos

Hábil com as palavras, Garotinho parece seguro mesmo quando lança mão de argumentos tão frágeis. Dizer que a prefeita passou a campanha manifestando ser contrária à compra de votos é uma pérola. Não seria muito estranho se fosse o contrário?

Admitamos que Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber tenham sido os introdutores da compra de votos no município. E quem foi mesmo o introdutor de Arnaldo Vianna e de Alexandre Mocaiber na política campista?

Além disso, ter menos votos que o adversário não significa que não houve compra de votos. Apenas significa que o suposto esquema não teria sido tão eficiente quanto podia ou, quem sabe, o adversário teria um esquema melhor ainda. Igualmente, ganhar por grande diferença de votos não anula a possível existência do crime.

Finalmente, desqualificar o então vereador Marcos Alexandre apenas contribui para inferir que ele, supostamente envolvido em tantas irregularidades, seria então tranquilamente capaz de fazer algo corriqueiro na política, que é mudar de lado entre um turno e outro - o que, a propósito, foi admitido pelo secretário de governo, Roberto Henriques, quando tentou explicar a presença de Thiago Calil no governo.

"Henriques anunciou ainda que o subsecretário Adjunto de Governo, Thiago Calil, está sendo afastado até que sejam concluídas as investigações da Polícia Federal sobre a suspeita de sua participação em compra de votos. O secretário Henriques destacou que o subsecretário Adjunto de Governo, Thiago Calil, apoiou a coligação presidida pelo PMDB no segundo turno, tendo em primeiro turno integrado a campanha da coligação adversária", diz matéria da assessoria da Prefeitura, aqui.

Ou seja, o palavrório do Garotinho não é uma defesa consistente da prefeita. Apenas mais uma peça de retórica. Espera-se que a própria Rosinha, que até agora não se manifestou sobre o caso, possa oferecer uma versão melhor para a história.

7 comentários:

Menescal disse...

Garotinho não serve nem para defender o indefensável. O cara tá cada vez mais fraco, usando argumentos pobres.

Uma coisa ficou clara: ROSINHA GAROTINHO foi beneficiada pelo esquema montado por Thiago Calil em Vila Nova. Isso é fato. E por tal, ela deve ser condenada.

Anônimo disse...

Tem horas que penso que estou ficando doida, as coisas nessa cidade é muito diferente das demais no Brasil todo, porque até onde eu sei quando comprovado a compra de voto em qualquer lugar onde tem justiça séria, tem que tirar o prefeito ou no nosso caso a prefeita, pois sabendo ou não, ela foi beneficiada. Rita Pessanha

Felisberto disse...

Tudo isso vem de uma escola. Uma escola fundada em 1988,sao todos farinha do mesmo saco.
Soluçao para isso? A mesma que ocorreu em 2004 anule a eleiçao e faça outra! Com um porém, candidatos com ficha suja, deveriam ser proibidos de concorrer.
Politica em Campos virou palhaçada faz tempo!

Anônimo disse...

Vitor, como julgo o seu blog sem uma clara conotação política, oque vejo nos outros.
Me esclareça: Voce viu a entrevista do delegado, nas TVs record e Planície?
Se não estou louco, ele disse que não hã provas sobre o envolvimento de Rosinha e M. Alexandre, voce viu?

Carol Santos disse...

Quem é que vai "condenar" ou "culpar" a prefeita nessa altura do campeonato?
Quem introduziu Arnaldo na política?Eu é que não fui!Então,um bom professor que se preze ensina de tudo para seu aluno.
Alguém se lembra dos R$267.000.00 encontrados na sede do PMDB nas eleições de 2004?Converta esse valor em votos que valiam R$50,00!
Para onde ia esse dinheiro?
Fica aí a pergunta.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Garotinho fraco de argumentos? Querem que ele fale o quê? Quais são as "questões-fatos-verificáveis" apontadas sobre Rosinha para que o mesmo argumente sobre?
Se eu fosse Garotinho e Rosinha, não explicaria nada. Que venham com provas concretas para serem argumentadas.
Do jeito que há um ódio declarado ao Casal nada impediria que alguém dissesse que estava vendendo votos para ela. Fala verdade? Fizeram de TUDO. TUDO. TUDO para que Rosinha não fosse eleita. Ela venceu, agora estão fazendo de tudo e mais alguma coisa para que a mesma desista. Bem... só isso que me parece.Uma opressão para que ela desista. Pessoas, sem argumentos, entram em blogs para comentários de tr~es ou quatro palavras xulas parecendo briguinha de criança de jardim de infância. Que vergonha!! Parece que querem ver Rosinha na arena. Há mais ódio que qualquer argumento em prol da Cidade. Fala sério, gente. Mas, pelo que vejo, isso vai dar mais garra a nossa prefeita. Ela não está brincando. E o que vejo aqui pelos blogs é inacreditável. Querem que ela venha falar o quê? Quem tem que trazer as provas e falar são os acusadores.
Vejo aqui pelos blogs uma TURMA grande contra Rosinha e Garotinho.Como se o mundo todo fosse santo e eles os demônios. E vejo muita manipulação anônima e covarde com grandes avais de blogueiros influentes que se dizem imparciais mas deixam sempre em tons fortes as pinceladas anti Governo Rosinha. E a cara de pau é tanta que recebem elogios como se fossem imparciais!!!Gente, vamos lutar pela verdade sim. Se Rosinha fez algo errado ela terá que arcar com as consequências. Agora, isso que está acontecendo por aqui é inacreditável.
Ainda bem que Pudim colocou aquele site. Quanta coisa eu nem sabia...
Não adianta, gente, a MENTIRA está sendo exposta. Vejo cada coisa ... cada incoerência...

"Diabo quando vê que está perdendo, com sua calda, quer arrastar 1/3 dos Incautos... Isso é velho......

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Gente!Pensando bem ... já pensou este povo que mente, manipula noticias, inventa, sendo Governo? Já pensou o que eles não vão aprontar? Eu não confio em gente que usa de palavras com meias verdades. Não confio. Ou a pessoa fala o que é ou fica quieto. Pode até deixar uma dúvida, porque está com dúvida, e não para deixar uma caraminhola na cabeça do outro desavisado e sem leituras.
Por isso que governos se contentam que "alunos" leiam e façam contas. Basta, para serem manobrados.
Estudantes são um perigo...Um bom estudante vai usar argumento e com firmeza respeitando as pessoas...

users online