sexta-feira, abril 10, 2009

Cinema Marginal Brasileiro em DVD

A partir de abril, a Lume Filmes lança no mercado a inédita Coleção Cinema Marginal Brasileiro, que traz 12 DVDs (totalizando 38 filmes) de produções da época. Os primeiros DVDs trazem filmes de Andrea Tonacci, Rogério Sganzerla, André Luiz Oliveira e Elyseu Visconti.

Os DVDs trazem longas, médias e curtas-metragens, além de entrevistas e palestras inéditas com realizadores, críticos e/ ou ensaístas. Um encarte na forma de um livrete de 16 páginas acompanha cada unidade de DVD, com textos e imagens inéditos: vasto material iconográfico, ensaios sobre o movimento, artigos críticos, sinopses e fichas técnicas sobre os filmes lançados e uma biofilmografia dos autores das obras.

Os primeiros quatro volumes da coleção chegam às lojas no dia 2 de maio. A partir de então, os outros oito volumes serão lançados a cada dois meses até o fim de 2009. O primeiro volume é focado na obra de Andrea Tonacci e conta com o longa-metragem 
Bang Bang (1971), acompanhado pelo média-metragem Blá, Blá, Blá (1968) e o curta-metragem Olho por Olho (1966). Nos extras, há um depoimento inédito de Tonacci e uma palestra do crítico Ismail Xavier.

O segundo volume da coleção é focado na obra de Rogério Sganzerla, com o longa 
Sem Essa, Aranha (1970) e os curtas Histórias em Quadrinhos (dirigido em 1969 em parceria com Álvaro de Moya) e A Miss e o Dinossauro - Bastidores da Belair, finalizado por Helena Ignez em 2005. Como extra, há uma extensa entrevista inédita de Sganzerla. O terceiro volume, focado em Elyseu Visconti, contém o longa-metragem Os Monstros e Babaloo (1970) e o curta-metragem Ticumbi(1978); nos extras, há um depoimento de Elyseu Visconti e outro de Fernando Coni Campos, além dos curtas documentais Boi Calemba (1979), Cavalo Marinho (1979) e Feira de Campina Grande (1979).

O DVD 4, com obras de André Luiz Oliveira, contém o longa-metragem 
Meteorango Kid, o Herói Intergalático, os curtas Doce Amargo (1968) e A Fonte (1970), além que, nos extras, depoimento inédito de André Luiz Oliveira e o curta-metragem O Cristo de Vitória da Conquista (1981).


Da Redação www.cineclick.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.momentoverdadeiro.blogspot.com/

users online