terça-feira, abril 14, 2009

Só se for na Lua

O ambientalista Aristides Sofiatti afirma hoje, no Monitor, que não há lugar bom na Terra para a instalação de usinas nucleares. "O melhor lugar é a lua", disse. Sua declaração é uma resposta ao anúncio feito pelo ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, de que o litoral do norte fluminense é um local indicado para a construção de duas unidades do programa nuclear brasileiro até 2030.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Feijó, também se opôs à instalação das usinas na região. Segundo ele, "certamente a prefeita não vai priorizar isso".

4 comentários:

Bruno Reis disse...

Complicado, uma usina nuclear iria gerar muitos empregos e desenvolvimento para a cidade. Se pensarmos nas possibilidades de erros, não poderíamos aceitar a Petrobrás na bacia de Campos, imagina o impacto ecológico que teríamos com galões de petróleo sendo jogados ao mar em um acidente, entretanto, sabemos que a Petrobrás é a “salvação” de Campos e Macaé. Já perdemos a refinaria, não devemos perder a usina também. Com o avanço da tecnologia a tendência é diminuir cada vez mais os impactos ambientais, Campos parou no tempo desde que foi implantada a energia elétrica na cidade.

Yuri Amaral disse...

Hoje, o maior problema de usinas nucleares não é o risco de vazamento ou explosão. os novos modelos de reatores são muito mais seguros que os de chernobyl, por exemplo. mas o impacto ambiental da instalação da usina é complicado. assim como é o porto do açú ou da porte da prefeitura (eu vi várias reportagens falando sobre comércios que fecharam por falta de movimento após a obra e moradores reclamando da falta de segurança). a questão da geração de empregos e divisas deve ser bem estudada. temos a maior restinga do estado do rio de janeiro no norte fluminense. não vale a pena desmatar esse bem. e os empregos serão pra pessoal qualificado. a população da região será aproveitada, em massa, apenas durante as obras. após a instalação o corpo de funcionários é baixo, não é como um polo petroquímico ou uma bacia de exploração.

Anônimo disse...

Sugiro localizá-las em cima do Canal do Cula, ou aterrar a Lagoa que já é feia e colocá-las em cima.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Que venha o que for bom para Campos e sua população. Se não for bom... Que não venha.
... Mas, quem sabe verdadeiramente se é bom ou se não é? Semppre a Usina está às voltas com Greenpeace por aqui... mas nunca deu problema nenhum. Há um grande rigor em segurança. Moro numa zona de Usina Nuclear e vivo dela. Não vejo nenhum problema pois eles se preocupam muito com a área ambiental. Vejo rigor nisso. Penso que seria bom para Campos. Mesmo depois de pronta uma Isina emprega muitos sim. Penso que seria bom para Campos. Mas estou falando como leiga... Uma coisa sei: Se for espera pelos ambientalistas, os mesmos querem que fique tudo como está na natureza... e eles têm razão, não? Papai do Céu fez tantas coisas lindas... e olha o que o ser "des-humano" fez...

users online