quarta-feira, novembro 03, 2010

[mucufo]

Em defesa de Patati e Patatá

“Se você quer sorrir, é com Patati / Se você quer brincar, é com Patatá / Se você quer sorrir e brincar: Patati Patatá”. Esses versos existem desde a década de 60. Não consegui descobrir quantas gerações vestiram as fantasias dos palhaços Patati e Patatá, mas hoje, em 2010, os artistas que estão por baixo das fantasias poderiam ganhar mais dinheiro com o DVD que se tornou uma febre entre crianças de 1 a 5 anos. E por que não ganham mais? Adivinhem… pois é, a famigerada pirataria não deixa.
O DVD dos palhaços foi criado para divertir e entreter as crianças, e consegue fazer isso com maestria. Meu filho de um ano e sete meses ainda nem fala direito, mas ouve com atenção e pede, insistentemente, todos os dias, pela dupla de palhaços na televisão. Os palhaços Patati e Patatá apresentavam um programa na TV Gazeta, ficaram um bom tempo no ostracismo, apresentavam alguns shows e só. Agora, de uma forma muito inteligente, fizeram uma série de quatro DVDs para crianças que deu certo.
Ok, essa então seria a redenção dos dois artistas! A hora da virada! O jeito certo e honesto de ganhar algum dinheiro e conseguir se manter como artistas no Brasil, o que já é um feito heróico. O problema, é que no momento em que poderiam ganhar o dinheiro merecido pelo trabalho realizado, Patati e Patatá perdem boa parte da grana, aliás uma imensa parte da grana, para os galhofeiros que piratearam os DVDs e vendem por uma mixaria nas bancas de todo o país. Os quatro DVDs que custariam perto de 50 reais, o que é um preço justo, custam no máximo dez reais, todos compilados em um único disco. Sem o mesmo capricho dos DVDs originais, com uma qualidade duvidosa e com um relaxamento que só os camelôs conseguem ter, os DVDs estão pipocando por aí. Minha sogra comprou dois: um DVD para ficar na casa dela e um outro para meu filho levar para a casa dele, e adivinhem onde ela conseguiu comprar dois DVDs com tanta facilidade e tão "baratinho"? Pois é, no camelô mais próximo. Eu já fui obrigado a assistir umas duas vezes, e a única coisa que consegui pensar enquanto meu filho se divertia é em como os dois palhaços estão sendo roubados na cara dura, na mão grande.
De que adianta então caprichar na produção, contratar atores, músicos, maquiadores, iluminadores, roteiristas, produtores e levar um baita prejuízo porque centenas, talvez milhares, de atravessadores resolveram piratear e ganhar dinheiro com o trabalho deles? Patati e Patatá não estão com a vida ganha, não são dois astros do rock, não fazem parte de nenhuma Tropa de Elite, e ainda assim, os caras não perdoam. Daí, vem uma saraivada de desculpas: “Os caras precisam trabalhar”; “melhor vender CD pirata que roubar”; ou ainda: “mas os DVDs hoje são tão caros”… ok, vai lá e diz isso para quem produz… roubar de Wagner Moura, Stallone e Steven Spielberg é uma coisa, mas roubar de dois palhaços? Tenha dó…

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Roubar de ninguém, Cássio. Quem não é fiel no pouco também não é no muito. A Palavra diz. Desculpa aí.

Abçss"

users online