sexta-feira, novembro 26, 2010

Jornalista pede que problema das alergias alimentares seja pautado pela imprensa

A colega jornalista Flávia Ribeiro chama a atenção para os problemas enfrentados pelos pais de crianças vítimas de alergia alimentar. Veja o seu relato:

Desespero de mães e pais


Caros colegas, sou jornalista, em Campos, interior do Estado do Rio, e preciso muito que vocês me ajudem a tornar de conhecimento público o problema cada vez mais frenquente que atinge crianças em todos os cantos do Brasil: a alergia alimentar, severa e múltipla. Crianças morrem pelo Brasil afora sem tratamento adequado, sem o leite especial e com muitas outras dificuldades de atendimento no sistema de saúde nacional. É um problema impressionante, mas ainda muito pouco conhecido pela população em geral. Crianças que podem morrer porque comeram um simples e inofensivo chuchu, um tomate, uma banana.

Nem os médicos sabem como agir com crianças assim. São poucos os especialistas que conseguem entender os sintomas da alergia alimentar, que pode até matar as crianças. A maioria dos pediatras não consegue pensar que os sintomas são alergia e aí as crianças e os pais, em geral, enfrentam um calvário até que tenham um diagnóstico e o tratamento adequado.

As alergias crescem a cada dia. Eu tenho dois filhos alérgicos múltiplos que assim como milhares de crianças tomam Neocate, um hidrolizado especial de aminoácidos livres, que custa caríssimo, R$ 600,00 a lata, isso no Brasil, porque nos EUA a mesma lata é vendida em qualquer farmácia por U$ 25,00. As prefeituras do país inteiro e os governos estaduais têm programas para fornecer esse leite e outros especiais para as crianças que precisam, mas o problema é que em quase todas as cidades brasileiras os pais não estão conseguindo o leite, ou quando conseguem não é liberada a quantidade adequada.

Por sorte, a empresa que distribuiu o Neocate está fazendo uma promoção e quem pode está conseguindo comprar duas latas por 350 reais. Mesmo assim é muito dinheiro. Tem relato de mãe que deu dipirona pro filho com fome dormir. Porque existem crianças que só podem tomar Neocate, que correm risco real de morte se ingerirem outros alimentos. É desesperador. Tem gente que mesmo com processo ganho na Justiça continua sem receber o bendito leite, que salva a vida da criança e quase mata os pais.

Gostaría muito que vocês nos ajudassem a divulgar que este problema existe e que na maior parte do país o governo não está fornecendo o leite como deveria. Faço parte de um grupo de discussão de mães e pais que pode dar entrevistas pelo país afora. Também temos contatos de especialistas que são considerados os melhores do país, que podemos dar caso vocês queiram fazer entrevistas. Nos ajudem a tornar o problema mais conhecido e com isso aumentar o acesso aos tratamentos e ao leite, além de sensibilizar juizes, promotores e defensores públicos para a urgência desses processos que se acumulam nos juizados brasileiros.

Em nome de mães e pais desses pequenos agradeço a ajuda de vocês que enviarem a todos os jornalistas conhecidos.

Muito obrigada, Flávia Ribeiro Nunes Pizelli, mãe de Joaquim e Pedro Nunes Pizelli, alérgicos alimentares, múltiplos e severos. Pedro tem três anos e cinco meses e Joaquim um ano e cinco meses.

Nenhum comentário:

users online