terça-feira, março 17, 2009

Como deve ser um curso de jornalismo?

O (FNPJ) Fórum Nacional de Professores de Jornalismo criou um e-mail para receber sugestões, de professores da área e demais interessados na qualidade do ensino de jornalismo, acerca das diretrizes dos cursos universitários que formam jornalistas.

Por sugestão da comissão do MEC que estuda as mudanças nos cursos de jornalismo, as sugestões podem obedecer ao seguinte roteiro:

1. O perfil desejável do jornalista diante das transformações política, culturais, sociais e tecnológicas contemporâneas.

2. As competências a serem construídas na formação superior desses profissionais em termos de conhecimento, habilidades, atitudes e valores. Além dessas questões, que dizem respeito diretamente ao conteúdo das diretrizes, a direção do FNPJ estimula o debate sobre outros aspectos, entre os quais:

3. Criação de cursos de graduação e mestrado e doutorado em jornalismo, e não meras habilitações ou linhas de pesquisa de cursos de comunicação. Qual a sua opinião sobre essa proposta?

4. Dupla diplomação: deve o exercício profissional do jornalismo ser permitido a profissionais de outras áreas após uma formação complementar em jornalismo? Em caso afirmativo, como deveria ser essa complementação?

5. Formação do profissional multimídia. Deve ser feita? Com que perfil?

6. O FNPJ deve insistir para que a Comissão do MEC ao menos sugira modificações:
a) nos processos de autorização e reconhecimento dos cursos? Quais?
b) no sistema de avaliação de cursos? Quais?

7. Que outras sugestões, propostas e avaliações você acredita que devam ser feitas à Comissão do MEC?

O e-mail para envio de sugestões é diretrizesjornalismo@fnpj.org.br .

5 comentários:

Anônimo disse...

ATENÇÃO COMENTADORES, O ASSUNTO EM PAUTA É JORNALISMO, REPITO, JORNALISMO! MAIS UMA VEZ, JORNALISMO!

JESUS NÃO ERA JORNALISTA.
A BÍBLIA NÃO FALA EM JORNALISMO.

O ASSUNTO DO POST É JORNALISMO!

COMPREENDIDO?

Anônimo disse...

ALERTA!!!

Atenção blogueiros e imprensa!!!

Rosinha anunciou neste fim de semana que resolveu o problema das bolsas de ensino fundamental. Que resolveu que nada. Tudo mintirinha, Tudo historinha... Depois de todo o sofrimento dos pais com recadastramento, demora e humilhação de alunos nas escolas foi aprovada uma lei que tem a única intenção de acabar com o programa. Sou uma mãe de aluna que teve o recadastramento aprovado e não adiantou de nada. A escola simplesmente não aceita pq não vão renovar o convênio com a prefeitura. Minha filha é aluna do João XXIII e fui chamada pra negociar a mensalidade com disconto já que eles não querem mais o convênio. Não sei se está acontecendo o mesmo com a outras escola mas com relação ao João XIII, posso garantir já que fui pessoalmente tratar do assunto. Se quiserem comprovar é só entrar em contato na escola

Anônimo disse...

Anônimo! É verdade, Jesus não era jornalista... mas que Ele é NOTÍCIA pra toda hora, é! Oh!glória!

Anônimo disse...

Fugindo ao tema: a mulher aí de cima, que muda de roupagem mas o cheiro permanece o mesmo, é chata, feia, velha e burra.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Sim. Ma para mim, ela não é nada disso. Pois ela ora pelo Brasil, pelas cidades e por você também,sabia? Pois se oramos por todos os que fazem a cidade oramos por todos indistintamente. Desculpa eu entrar aqui, mas ouvir falar assim de uma pessoa preciosa que levanta todos os dias e ora por você também... Não dá para ficar quieta.
Desculpa, Vitor, eu me intrometer. Mas vim desfazer estas palavras que não abençoam.
Muito obrigada.
Rosângela Maria Pessanha de Souza do blog ser jumentinho para carregar o Rei Jesus.

users online