domingo, março 15, 2009

Ainda falta transparência

Quando, naquele 11 de março de 2008, um avião da Polícia Federal desceu em Campos para levar secretários do governo municipal e, por uma destas firulas jurídicas não levou o próprio prefeito Alexandre Mocaiber, acreditou-se estar vivendo uma ruptura importante na política local, com a perspectiva de que todo o submundo das maracutaias municipais viessem à tona.
Alguns envolvidos foram detidos, mas, aos poucos, começaram a ser agraciados pela soltura. Claro que ainda responderão a processo, mas, dado o histórico brasileiro, há motivos para manter-se cético em relação à possibilidade real de punição. Não são poucos os que foram fartamente acusados na época e que, agora, ostentam seus sorrisos de impunidade.

No início do governo Rosinha, prefeita eleita apenas em razão do desgaste do governo anterior e beneficiada pelo previsível discurso da mudança e da moralidade, a administração apresentou denúncias em vários setores. No entanto, misteriosamente, começou a se calar sobre vários outros.

O leitor deve se lembrar, por exemplo, que dois dos principais focos das denúncias de corrupção no governo anterior eram as fundações Trianon e Jornalista Oswaldo Lima. Neste novo governo, no entanto, nada mais foi revelado sobre o que supostamente ocorria de errado nestes locais.

Se é verdadeira a disposição do governo Rosinha em investigar todas as mazelas do passado, é preciso prestar contas à população acerca do andamento destas investigações. Do jeito que está, o silêncio da gestão municipal pode fazer desconfiar de que, na verdade, há camadas mais profundas que não poderão ser atingidas, sob pena de atingir alguns dos próprios atuais ocupantes do poder.

Outra desconfiança que se torna plausível é a de que uma proteção, inclusive ao ex-prefeito, poderia ter sido negociada – o que, em política, não seria novidade alguma.

Somada a este recuo no ânimo investigatório que marcou os primeiros dias do governo, tem-se uma disposição muito abaixo do satisfatório em mostrar com transparência as contas públicas – a julgar pelo pífio “Portal da transparência” que foi colocado no ar.

O governo Rosinha dá sinais de que começa a se acomodar com a falta de uma cidadania ativa no município, e caminha para repetir a mesma lógica de tutela, clientelismo e marketing que caracteriza a prática política do seu principal mentor, o ex-governador Garotinho.
Depois daquele histórico 11 de março, a cidade merecia melhor destino.
[Artigo publicado na edição de hoje do Monitor Campista]

13 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Bem, uma coisa eu sei que é verdade em questão de Reino de Deus.
Quem preserva sua pele já está se suicidando.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

E outra: O Único que conduz uma Cidade ao seu destino é verdadeiramente o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Aguardem... e vocês todos verão.

olha a palavra:
solytore:

desdobro esta: soltitário!

Quem não tiver medo de estar "solitário" contando apenas com o Deus de todos os destinos, jamais ajuda a transformar uma Cidade.
Quem não tem medo de perder seja o que for, contando apenas com o Deus Todo Poderoso de todos os destinos, jamais vai ajudar a transforar uma Cidade...

Esta é a verdade.
Esta é a Integridade.
Esta é a Humildade.

E não podemos nos calar.
E não! a anipulação! Não! a mentira! Não! ao Jogo sujo!

VERDADE! INTEGRIDADE! HUMILDADE!

Uma cidade onde pode ser "territótio de começos íntegros", inevitavelmente erros serão cometidos. Haverá sim testeunhos de falhas, mas os que são chamados para "iniciarem" algo, apesar de estarem em linha de frente, haverá muito sofrimento envolvido nisso. Afinal, gente, Brasil foi invadido de corruptos em 1500..rsrsrs . A terra foi contaminada... nenhum de nós escapou, sabia?
Mas quando alguém resolve se levantar para dizer: CHEGA!!! PERCO TUDO MAS SEI QUE HÁ UM CAMINHO DIFERENTE!

Ah... quando uma esquipe resolve dizer e fazer isso:

HÁ MUITO SOFRIMENTO DE SER MAL COMPREENDIDO.

Por isso a população tem razão em GRITAR:

QUEREMOS TUDO BM EXPLICADO NOS SEUS MÍIIIIIIINIMOOOSSS DETALHES.

Calma, gente... vocês vão se surpreender...

Dêem um tempo para esta caada boa que aí está, tomar o caminho que leva (o mais rápido) ao pouco espaço para ás intepretações.

Eu creio, porqu sinto na pele o que eles vivem. Fala a verdade? Eu sou aceita aqui?
Por que?
Pelo mesmo motivo que este governo ainda não foi.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Repetindo!( porque escrevo muito rápido, afinal tenho que correr todos os campos, ver a jogadas, mirar a mandar bola, não? verrsrsrsrs) :

"Dêem um tempo para esta camada boa que aí está, tomar o caminho que leva( o mais rápido) ao pouco espaço para as más interpretações.

Anônimo disse...

uma da patetas... seria o perfil de todos nós, campistas, então??


.


um artigo que está causando polêmica!

aguardemos...


.


abç-te

Anônimo disse...

A VIDA SEGUE, JÁ FOI DITO O QUE TINHAM QUE DIZER, ENCAMINHARAM Á JUSTIÇA , AGORA CABE À ELA INVESTIGAR.É PRECISO SE PAUTAR NAS FALHAS DO ATUAL GOVERNO.TUDO DEMAIS ENJOA.

Anônimo disse...

"Uma das Patetas do Brasil" ??????
O que essa mulher anda bebendo gente????????????????????????

Anônimo disse...

BOMBA, BOMBA, BOMBA
O IDAPI vem ai..... aguarde !!!!!

VAMOS VER O O VAI DIZER NAPOLEÃO DA LAPA

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Vamos ver o que vai dizer o Deus Todo Poderoso!!!!!

Ele é Soberando e não cai um fio da nossa cabeça sem que Ele não permita.

Vamos aguardar com paciência.

O que vier, seja o que for, será para nós: Aprendizado para continuar... nunca retroceder.
Não somos daqueles que retrocedem.

IDAPI? Investigação Dada Àqueles Patetas Invisíveis ?

Que venha!

Com Jesus é assim: QUando a gente pensa que tudo está perdido, é aí que o nó é desatado... Dói, claro... mas é alívio...

Coisas de senaqueribes...

impedimento?

Anônimo disse...

"Uma das Patetas do Brasil" é mais um desvio de personalidade da "Jumentinha discípula". A mulher tem a capacidade de arrumar um apelido mais esdrúxulo do que o outro. Mas todos combinam com ela, que só não consegue se livrar da sua chatice peculiar. Ô mulher chata, sem noção, inconveniente. Aliás, ela é a cara do governo de Campos: enche o saco, tenta escrever palavras com sentido, luta mas não consegue expressar com clareza suas idéias, enfim, tal qual Rosinha, a Pateta Jumenta não passa de uma fraude.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Camisinha.com, não sei se você é "comigo", ou se é "sem migo", uma coisa sei: "você é prevenido".

Obrigada por me visitar,que o SENHOR JESUS SEJA COM VOCÊ EM TODO O TEMPO E EM TUDO O QUE VOCÊ FIZER.!!!

A palavra que veio aqui foi: "dessum"

desdobro ou você mesmo o faz?

Anônimo disse...

"Tudo demais enjoa"... típico comentário de "Holmer Simpson" que não perde um caítulo sequer da telenovela Jornal Nacional e produtos similares da Grande Mídia.
Representa o papel de cidadão em blogs e mesas de buteco, mas o que importa de fato é o próprio umbigo, a boquinha na prefeitura, sua e de sua irmã, prima, tia....etc etc etc...

Antes de querer revolucionar o mundo, dê três voltas em torno de sua casa...

sem mais

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

E você pensa que não dei??? E com óleo unjido, claro... sem dizer uma só palavra, apenas Adorando O Rei dos reis e Senhor dos senhores, Deus Único e Todo Poderoso o Lindão Jesus Cristo, que tem Seu Manto de Rei e Percorre as Ruas de Campos com cetro de Equidade.

Basta.

hehehe olha a palavra:
lubsti = LUZ BASTA.

rsrsrsrsrrsrsrs JESUS É MUITO LINDO!!!! VIVO. ALEGRIA. BONDADE.
AMO MEU REI E CAMPOS NÃO É MAIS A MESMA... ELE REINA...em meio a rejeição... Ele Reina rsrsrsr

Anônimo disse...

O problema dessa mulher é falta de homem (ou de mulher, quem sabe?). Alguém se habilita ao sacrifício?

users online