sexta-feira, março 13, 2009

De malandro a exemplo varguista

Aqui no blog do samba campista, a incrível história da letra que exaltava o malandro e a boemia, que não era trouxa de ser operário para entrar “no bonde de São Januário” e, por força da ditadura Vargas, virou “: “Quem trabalha é que tem razão/eu digo e não tenho medo de errar/ O Bonde de São Januário/leva mais um operário:/sou eu que vou trabalhar. //Antigamente eu não tinha juízo/Mas resolvi garantir meu futuro/Vejam vocês:/Sou feliz, vivo muito bem/ A boemia não dá camisa a ninguém...”.

O samba é do campista Wilson Batista, em parceria com Ataulfo Alves.

6 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

ccGente!!! Pode ficar no bonde são Januário, porque no bonde de São januário é isso aqui... ( estilo tá??? , estilo)Là do blog "A culpa é delas".rsrsrs

Título: Agoniza mas não Morre! rsrs

O post de hoje é mais uma homenagem que, humildemente, esse blog faz. Como todos vocês devem saber, no domingo (02/12) é Dia Nacional do Samba. Nada mais justo deixar registrado nesse canal virtual nossa paixão por esse estilo musical que embala nossos dias e noites e dá ritmo a grande parte das nossas histórias.

“A ambição cruzou o mar, trazida pelo invasor”. Mas isso não foi tudo. Nos porões dos navios invasores, os europeus também traziam escravos. E esses, levavam consigo, além da força e um sonho de liberdade, um ritmo mágico. O primeiro destino dos “negros ritmistas” foi a Bahia. Lá, nas poucas horas de descanso a que tinham direito, formavam uma roda, dançavam e cantavam para se divertir. Era a forma que encontravam para continuar ligados à mãe África.

Nas festas na senzala, imitavam os passos que seus senhores davam nos grandes bailes (era o início do mestre-sala e da porta-bandeira). Apesar do regime rigoroso, sempre houve alegria durante a batucada. No início do século passado, alguns desses ex-escravos deixaram o recôncavo baiano e vieram para o Rio de Janeiro. Muitos foram morar nos morros do Centro, em especial o Morro do Estácio, de onde surgiu a primeira escola de samba.

Uma parte desse grupo chama a atenção: as Tias Baianas. Eram negras, quituteiras e ficaram famosas por organizar festas em seus quintais. A mais famosa de todas, é Tia Ciata, que morou durante anos na Praça Onze e reza a lenda que uma de suas mandingas curou feridas que o então presidente da República, Venceslau Brás, tinha em uma das pernas e que não cicatrizava de jeito nenhum.

Às vezes, as rodas de música nas casas das tias duravam dias (talvez daí tenha começado a se formar o conceito de boêmia no Rio de Janeiro...). E apesar do preconceito que o samba sofria naquele tempo, gente de todo o tipo subia o morro, fosse pra dançar, provar o tempero das comidas das baianas ou para alguma consulta religiosa que as tias ofereciam.

Nos quintais do Morro do Estácio, o ritmo se modificou e foram surgindo outras formas de aproveitá-lo. A música se expandiu por outros morros, chegou ao asfalto e foi se aperfeiçoando até chegar ao que é hoje.

Se não fosse pelas tias baianas, dificilmente o samba teria se desenvolvido desse jeito e teria tomado a forma que tanto nos encanta. É por isso, amigos, que a gente não cansa de repetir: A Culpa É Delas!

Viva o samba!

E vamos sambar para Jesus a noite inteira... nem precisa beber... vamos de cara lavada mesmo... hehehe

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

olha só o que tem também no bonde de São Januário:
http://www.youtube.com/watch?v=Snysz4zzHZI&feature=related

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jesus é LIndo!!!!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Gentee.... olha o quê encontrei??? Conceito de boemia...
Meu Deus sou uma Boêmia de Jesus e nem sabia... Boemia com Jesus no Bonde do São Januário vai ser PERFEITO!
OLhem aqui:encontrei por aqui, quase sem querer... ( comigo é tudo assim... leve... quase sem uerer..rsrsrs verdade...

O Boêmio

(interpretação: Kondor)


(Confesso que sou, e que gostaria que muitos mais de nós também o fossem!)

A partir de agora tudo o que estiver entre parêntesis com maiúscula é meu intrometimento com J:), tá?)Afinal este boêmio vai estar no Bonde do São Januário...rssrs)

O Boêmio, "avis rara ( ÁGUIA ) neste mundo utilitarista, não é mais o "playboy" de outrora, reluzente, intolerável e transviado frequentador da roda da "hight society", mas sim, cada vez mais um "stranger in paradise"...( UM ESTRANHO NO PARAÍSO???.. HUM GOSTEI...RSRS)
Nada quer para si...Não tem ódios...É puro de pensamentos...e de anseios...
Esquece o mal que lhe fazem, mas guarda no coração os benefícios que recebe...( É VERDADE, GENTE!)
Não é "puxa-sacos", não faz rapapés aos poderosos ocasionais, nem sequer mais solta galanteios à primeira dama elegante que apareça...( CARA! LEGAL ISSO)
Nunca vi boêmios atrás de empregos polpudos, promoções, casamentos ricos, posição social, convites para festas...( NEM EU.)
Também nunca vi passando telegramas hipócritas de pêsames ou até de felicitações...( POIS É, FAZ TUDO COM O CORAÇÃO)
O Boêmio só a ele mesmo prejudica ( EU QUE O DIGA...RSRSR), se é que possa se entender como prejudicial praticar quaisquer ações de acordo com sua própria consciência, liberto de preconceitos sociais, de concepções filosóficas mofadas( VERDADE.RSRSRSRS), achadas em livros tão mofados quanto, passando por cima dos complexos e repelindo toda e quaisquer maledicências.( EITA, ESTE BOÊMIO É DOS MEUS)
Ama a naturalidade e nada faz premeditadamente, (KKKKKKKKKKK JESUS AJUDA MESO....)nem mesmo com relação ao que mais admira...o sexo oposto !
Zomba da cupidez, porque o grande prazer é ser útil para as pessoas...( HUM! INTEGRIDADE!)
A generosidade de um boêmio é infinitamente maior do que a sovinice do avarento !( COM CERTEZA!)
Seus gestos jamais se confundirão com falsas devoções...A sinceridade é seu escudo...( VERDADE)A tristeza o seu demônio...( ESPERA AÍ... BOEMIO DESTE BONDE NÃO TEM DEMÕNIO NÃO, XÔ!)Omar Kayan ( DAVID...rsrsrs )seu poeta preferido....Dom Quixote,( O GRANDE GENERAL LINDÃO )seu herói predileto....De Chopin, seus ouvidos admiram a música...e...
Seu planeta só poderia ser a.... L U A ! 9 O CÉU NATERRA... RSRSRS quem disse que não é possivel? duvida? vai ficar sentado dividando e nós estaremos por aí voando..rsrsrs)
Na cabeça dos boêmios as idéias se sobrepõem em desordem, porque seus pensamentos vivem misturados com os problemas humanos, entretanto, em seus corações a escrita é perfeita, débito e crédito são lançados com precisão absoluta e de forma indelével....(CARA!!!! ESTA EU NÃO PENSAVA LER... É ISTO ESMO. VCS AGORA ESTÃO ME ENTENDENDO, NÉ?)
Supera, portanto, o conceito de que o Homem é feito para viver a vida, e não para compreendê-la, é como se fosse a nota perfeita lançada por um diapasão, sendo um revolucionário utópico, sem objetivos mediatos ou imediatos, agregando-se às lutas justas, marchando na crista dos acontecimentos, em defesa dos mais puros ideais, que são os da liberdade, da igualdade e da fraternidade. ( CARA, HUMILDADE, VERDADE E INTEGRIDADE! GENIAL...)
O procedimento social do boêmio é inalterável em qualquer lugar que esteja: em casa, no bar, na rua, no salão de bailes, na casa de um recém-conhecido...( VERDADE!)
Se está empregado, é sempre estimado entre seus colegas...
Se desempregado, não se aflige....aguenta a adversidade, atrás de um copinho de qualquer bebidinha...( SEM ALCOOL..RSRSRS)sem exageros...
Sempre é honesto no cumprimento do seu dever...
Desdenha dos relógios, pois estes lhes marca os segundos que bate seu coração...(ESTAAQUIIIIII KKKKKKKKKKKKKK MEU MARAVILHOSO MARIDO QUE O DIGA.... )
O calendário somente serve para indicar o dia que deverá escrever sobre o papel...( OS BLOGS RSRSRSR)
A vantagem do boêmio sobre os demais bípedes implumes é que ele não sofre de insônia...dorme tranquilamente e, fato curioso, somente sonha acordado !( CARAAAAAAAAA SOU A MAIOR BOEMIA DO BONDE DO SÃO JANUÁRIO... )
No conceito psicanalítico, o boêmio é extrovertido, portanto, de temperamento habitualmente alegre, derramado, pertencendo por isso à categoria das pessoas capazes de franquear verdadeiras amizades platônicas... (EITA...)
O Boêmio não tem temores nem supertições....( VERDADE, INTEGRIDADE E HUMILDADE)
Simplesmente, aceita a consumação dos fatos....Não sofre as influências do meio em que vive (esta fez Darwin "revirar" nas tumbas...eh,eh,eh...)9 COM CERTEZA... JA DISCUTIU ATÉ CO DARWIN...RSRSRS)
Não gosta dos segredos alheios e nem faz revelações confidenciais...( INTEGRIDADE...E FOFOCA JAMAIS..))
A ternura do Boêmio pela sua família e amigos é algo sobrenatural, porém jamais proferida, pois teme a vulgaridade...( ISSOOOOOOO...)
O Boêmio possui uma química interessante: Transforma em rosas as pedras que lhe atiram pelo caminho, (KKKKK)sua alegria transborda no coração,(KKKK) não sabendo onde guardar as tristezas, e delas se desfazendo (KKKKK)sucessivamente toda noite, antes de dormir...
O Boêmio não sofre as limitações normais aos demais mortais, nem está sujeito à força da gravidade, porque ele é o próprio centro do Universo...( QUE ISSO? ISSO NÃO! JESUS É CENTRO. O NEGÓCIO É QE ESTE BOEMIO ESTA DENTRO DO CORAÇÃO DE JESUS... E AÍ, NÉ?) Tem extrema preguiça mental de ser religioso,( CARA ISTO É A MIOR VERDADE....) porém acreditando frenética e paradoxalmente no Grande Arquiteto do Universo...( E O QUE ARQUITETA TUDO MESMO... ELE JESUS LINDÃO!!!!Exatamente por isso, ele admira muito mais um circo, (KKKKKKKKKKKK)do que uma bela ópera, entenderam ?
Todo santo dia, o boêmio mata dentro de si as tristezas que afligem o mundo exterior, e reage incessantemente como uma criança em ritmo de desespero...( GENTE.... E ISSO...0
Porquê ?
Não sei, ainda não pensei nisso...e você, já tinha pensado nisso antes ?
Não ?!??!!....hum....então, que tal reparar primeiro no boêmio que existe dentro de ti, e, quem sabe, descobrir os vários boêmios existentes ao teu redor.
A Humanidade te será eternamente grata !

Adaptado do texto Ciro Bastos

GENTE.... TINHA QUE SER CIRO....

OLHA A PALAVRA????
fibel= fiel e belo..
querem mais???
para mim já basta!

cadô o bonde, hein? Onde está estacionado???? kkkkkkkkkkkkkkk já to dentro. E não é fantasia. É Realidade. kkkkkkkkkkk

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Tudo o que é bom e perfeito dom Jesus nos dá... para nos ensinar o que Ele é.

http://www.olhosdelincemarilda.com/oboemio.htm

Vocês sabem por que achei isso? Porque fui no google e coloquei :

"Conceito de boemia"- coloquem que vcs verão por lá...

Sabe, gente, filhos de Deus sem religião são INVESTIGADORES...

Lembra da Comunidade de Investigação?

Pois é.

beijonocês...

olha a palavra: comin

Quem vem comigo? rsrsrsrs Estão prontos para viver aventuras? Cheias de Verdade, Integridade e humildade?

Vmos precisar de Jornalistas verdadeiros... integros, e não aqueles que sempre inventaram mentiras dos filhos de Deus... Por favor que se levantem verdadeiros, integros e humildes... verdadeiros boêmios do BOnde do São Januário.....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

JESUS É LINDO!!!! COMO NÃO DAR GLÓRIAS A ESTE REI LINDO?


tEM UMA COISA... ninguém pode ser puxado e nem obrigado a entra no bonde do são januário.... seria manipulação e confusão...
Que venham espontaneamente... como espontãneo é tudo de Jesus.

ESTE É O JESUS QUE CONHEÇO... não é outro...


Você continua preferindo o diabo?
Que pena... vc acha que ele vai trazer vida a você? Por quanto tempo?
mas vc é livre para escolher e eu tenho que continuar lutando para vc sair das garras dele.
Com certeza...


gente não foi na primeira.. eolha a palavra:

"poarcon"--- deixo com vocês...

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Porque palavras que matam, palavras que amaldiçoam em vinganças, palavras que alejam, palavras que entristecem, palavras que oprimem, palavras que expressam azedume...palavras que separam casais, palvras que tiram pessoas honestas do governo, palavras que são trevas ...

...não levam ninguém para lugar nenhum que não seja um poço fundo.E quem vai lá tirar as pessoas em falsas alegrias e falsas folias em nome da tradição?
Quem vai lá tirar?

É só uma pergunta.
Igrejas de toas as instituições, templos estes e aqueles dão mais honra ao homem e aos que presidem que ao Deus Verdadeiro que tudo criou.

Como ver Jesus atuando em meio a todos? Ele Reina mas as Trevas são tantas que ninguém vê.

A Luz está vindo...
Alegria de verdade... sem tradição religiosa, as com VIDA no dia a dia...

Vejam o documentário sobre o poder das palavras. Se a gente fala a palavra MORTE diante da água, as moleculas se contorcem... horrivel... se pronunciamos palavras de Vida, as moléculas ficam a coisa mais linda...

O nome do documentário ( nada a ver com religião e sim com ciência) é: "Quem somos nós".



Gente... olha a palavra:

FETEN

FÉ TEM!!! CARA... A LUZ SE APROXIMA CADA VEZ MAIS

Estou ouvindo a voz do Meu Amado... Ele me leva ao Seu Jardim, com sua Voz me chamando... Sua mão está sobre mim...Posso sentir seu perfume... Sua fragrância de amor... Seu olhar me consome Sua mão está sobre mim...

Vem, vem , vem dançar comigo...Jesus...Leva-me aos teus braços de Amor Jesus..

Vem, Vem, Vem dançar comigo Jesus...
Leva-me aos teus braços leva-me aos teus braços de amor... Vem dançar comigo, Jesus!!!


Por favor, Vitor... posta
QUero dedicar este momento ao Meu REI LINDO... Ele está aqui...
Ele está aqui...
Ele é Lindo...

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

olha a palavra agora: fation...
faschion... sim, é ...Você quer uma fatia????
Toma... coma... é vida...

Posta Vitor... é vida... e as pessoas tê direito de escolher ou não...

VIDA! CELEBREMOS A VIDA!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Só que nesta dança Ele, Jesus, é quem nos conduz... nos abraça e nos beija... e nos leva... a gente só acompanha... Ele nos leva nos caminhos mas profundos... aos lugares que Ele mesmo, O Senhor quer nos levar...

as naçoes.... todas as nações... falando de amor... vedadeiro... cehio de vida...



OLha a palavra> vitionor..


Não seria VITÒRIA, vitor?

users online