sexta-feira, setembro 05, 2008

Atuais gestores são “populistas e clientelistas”

Foto: Silvana Rust/Monitor Campista
Na opinião da candidata à Prefeitura de Campos pelo PCB, Graciete Nunes, os “grupos políticos” que administram a cidade são “populistas e clientelistas, impregnando o nosso cotidiano de vícios que geram o atraso”. Para ela, é preciso eleger “um candidato sem vínculo com o campo conservador”.

Graciete é o quinto concorrente a responder as perguntas do urgente!. Confira a íntegra da entrevista:

urgente! - Na sua opinião, qual é o pior problema de Campos e como resolvê-lo?

Graciete - Nosso município tem vivido nos últimos anos grande instabilidade política que tem afetado o seu desenvolvimento, gerando mazelas em muitos setores, tais como transporte, educação, saúde, etc. Na verdade, é essa mesmo a intenção dos grupos políticos que têm governado o município, a fim de manter as suas políticas populistas e clientelistas, impregnando o nosso cotidiano de vícios que geram o atraso.

A possibilidade de superação desse caos é a eleição de um candidato sem vínculo com o campo conservador, com programa de governo que possa promover políticas que tirem o município desse marasmo e o coloque no rumo do desenvolvimento a fim de garantir qualidade de vida aos campistas.

urgente! - Nos últimos anos, Campos tem sido varrida por denúncias, investigações e operações policiais que geram descrédito na política e nos políticos. No que a sua candidatura é diferente das demais neste cenário?

Graciete - A diferença fundamental está na proposta de um governo popular, através da criação dos Conselhos Populares, cujo eixo principal está na participação do povo nas decisões políticas e destino do município, apontando sistematicamente prioridades e agindo como fiscalizador do poder executivo e legislativo, que hoje vivem uma relação prejudicial à transparência da gestão do município.

urgente! - Na sua avaliação, o que será de Campos depois da Era dos Royalties? A cidade está se preparando corretamente para quando este dia chegar?

Graciete - Campos hoje é totalmente dependente dos recursos dos royalties, que hoje são 1.44 bilhão/ano, enquanto que a arrecadação do município não passa de 6%. Não há dúvida de que é urgente o município investir esses recursos para criar as condições de sustentabilidade econômica, promovendo uma mudança no modelo de gestão do Fundecam, de forma transparente, investindo em pequenas e médias empresas a fim de gerar emprego e renda para o município.

urgente! - Como mostra a história recente do município, os candidatos a vice-prefeito podem ter um papel destacado no governo. Quais foram os critérios para a escolha do vice em sua chapa? Quem ele (a) é e quais as suas qualificações para ocupar um cargo tão importante?

Graciete - A instabilidade política que tanto prejuízo tem trazido ao município é também reflexo dessa relação torta entre prefeito e vice, cujas divergências se dão pela disputa de poder. O PCB nos garante o equilíbrio em nossas relações através de um de nossos princípios que é a unidade de ação, não dando margem para divergências em prejuízo do coletivo.

urgente! - Na sua avaliação, qual foi o melhor prefeito de Campos em toda a sua história? E qual o pior?

Graciete - Dificil responder a essa pergunta. Nos últimos vinte anos temos um mesmo grupo político no poder, que hoje disputam entre si, representando cada um deles o continuísmo das políticas clientelistas, populistas, a corrupção, a precarização da mão-de-obra com as terceirizações, o sucateamento do transporte, da educação e da saúde.

Antes desse período nós tínhamos a disputa dos interesses dos usineiros da região. Penso que esse é um momento propício para uma ruptura de práticas que em nada contribuem para a melhoria das condições de vida da população.


Raio X da candidata

Nome completo: Graciete Santana Nogueira Nunes
Coligação/Partidos: PCB
Idade: 48
Profissão: Professora
Cidade onde nasceu: Campos dos Goytacazes
Cargos públicos pelos quais já passou: Atividade sindical, na Apefaetec e, atualmente, no Sepe
Site oficial da campanha: Não possui


______________________________________________________
Entrevistas anteriores:
Paulo Feijó
Arnaldo Vianna
Rosinha
Odete Rocha

O urgente! enviou as mesmas cinco perguntas aos candidatos à Prefeitura de Campos. As respostas são publicadas na ordem de recebimento.

Nenhum comentário:

users online