terça-feira, agosto 12, 2008

“Gestor que usa a cidade como trampolim não pode ser considerado bom”

Divulgação
“Fui vice do Anthony Matheus na sua gestão de 1997, posso dizer que durante o pouco tempo em que ele esteve no comando da prefeitura, o pensamento estava voltado apenas para a campanha de governador”. A afirmação, do deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), o segundo concorrente à Prefeitura de Campos a responder às perguntas do urgente!, revela quem, na opinião do candidato, foi o pior prefeito da cidade em toda a história.

Na entrevista ao blog, Vianna também fala da aprovação que teve à sua gestão na Prefeitura, sobre o vice Hélio Anomal, sobre royalties, Fundecam e, ainda, acerca do que chamou de “clima de indefinição que tomou conta da cidade”. Confira:

urgente! - Na sua opinião, qual é o pior problema de Campos e como resolvê-lo?

Arnaldo Vianna - Creio que o pior problema de Campos seja esse clima de indefinição que tomou conta da cidade. Sinto isso ao caminhar pelos bairros e distritos. De certa forma, após anulação de um pleito e outros problemas, estaremos concluindo o pleito de 2004 só agora, em 2008. Por isso, uma de minhas primeiras metas é tranqüilizar a população e mostrar que temos propostas sérias e realizáveis.

urgente! - Nos últimos anos, Campos tem sido varrida por denúncias, investigações e operações policiais que geram descrédito na política e nos políticos. No que a sua candidatura é diferente das demais neste cenário?

Arnaldo Vianna - Minha candidatura representa um governo que foi aprovado por mais de 90% da população campista. Pude realizar grandes obras durante o tempo em que estive na prefeitura e as pessoas reconhecem isso. Agora, o nosso objetivo é olhar para frente, fazer um governo ainda melhor e colocar Campos no cenário nacional como uma cidade que se destaca em várias frentes.

urgente! - Na sua avaliação, o que será de Campos depois da Era dos Royalties? A cidade está se preparando corretamente para quando este dia chegar?

Arnaldo Vianna - Venho, desde a minha gestão, estudando casos de municípios que tiveram tempos áureos devido a extração do petróleo e que depois que os royalties acabaram ficaram em situação difícil. Um exemplo é a cidade de Aberdeen, na Escócia, um local que tinha a pesca como principal atividade e que de repente se viu, na década de 70, recebendo milhões por conta da exploração de petróleo. Mas, antes do petróleo acabar, os governantes pensaram em alternativas na geração de energia, diversificaram a economia e investiram fortemente em educação. Aqui em Campos criamos o Fundecam, pois sabíamos que a cidade carecia de um instrumento capaz de fazer o melhor aproveitamento dos royalties do petróleo, de forma a assegurar no presente o desenvolvimento de Campos no futuro, quando se esgotassem as riquezas do petróleo. Hoje, o Fundecam é considerado o maior instrumento público montado em Campos para promover o desenvolvimento do setor industrial. E sem onerar os cofres públicos, já que os recursos colocados à disposição da iniciativa privada retornam ao próprio fundo para novos financiamentos. Nesta nova gestão pretendemos aprimorar o Fundecam e lançar projetos na mesma linha, sempre pensando nas próximas gerações.

urgente! - Como mostra a história recente do município, os candidatos a vice-prefeito podem ter um papel destacado no governo. Quais foram os critérios para a escolha do vice em sua chapa? Quem ele (a) é e quais as suas qualificações para ocupar um cargo tão importante?

Arnaldo Vianna - A escolha do vice é de suma importância, tanto que tivemos muita tranqüilidade e evitamos problemas como figuras que lançaram um vice e depois tiveram que trocar. Nosso vice é o Hélio Anomal, do PT, que conheço há muito tempo e sei que não será um vice decorativo, mas alguém que trabalhará ao meu lado em prol da população. Devido a nossa aliança com o PT, ficou combinado que o vice seria petista. O partido escolheu o seu representante e aceitamos de braços abertos, pois se trata de um amigo que não se nega a trabalhar e sabe que pode nos ajudar a transformar muitos anseios em ações. Já as qualificações necessárias, na minha opinião, são: espírito de grupo, determinação e a consciência de que aglutinando idéias podemos alcançar os nossos objetivos.

urgente! - Na sua avaliação, qual foi o melhor prefeito de Campos em toda a sua história? E qual o pior?

Arnaldo Vianna - Um prefeito que serve de exemplo para qualquer pessoa que assuma a prefeitura de Campos é o Dr. Barcelos Martins. Um médico, humanista, que se esforçava muito para melhorar a qualidade de vida da população. Sobre o pior, fui vice do Anthony Matheus na sua gestão de 1997, posso dizer que durante o pouco tempo em que ele esteve no comando da prefeitura, o pensamento estava voltado apenas para a campanha de governador. E um gestor que pensa mais na eleição do que na população, usando a cidade como trampolim político, não pode ser considerado bom.


Raio X do candidato

Nome completo: Arnaldo França Vianna
Coligação/Partidos: “Coração de Campos” – PDT PT PSL PSB PV PPS PTdoB PRP PSDC PTC
Idade: 61 anos
Profissão: médico
Cidade onde nasceu: Campos dos Goytacazes
Cargos públicos pelos quais já passou: Vereador (1993 a 1996), vice-prefeito (1996 a 1998), prefeito interino (1998 a 2000) e prefeito (2000 a 2004). Atualmente é deputado federal.
Site oficial da campanha: http://www.arnaldovianna12.com.br/




_______________________________________________
Entrevista anterior:
Paulo Feijó

O urgente! enviou as mesmas cinco perguntas aos candidatos à Prefeitura de Campos. As respostas são publicadas na ordem de recebimento.

5 comentários:

Anônimo disse...

hehehe, esse Arnaldo é um comediante!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa do Urgente! É ótimo para que os blogueiros saibam um pouco mais sobre os candidatos.

Anônimo disse...

Menezes, tinham combinado com DIVULGAÇÃO para ele "quebrar o galho" e fazer a foto do candidato Arnaldo, mas ele não compareceu. Parece que tomou umas e outras no churrasquinho Zé Gotinha na noite anterior.
O jeito foi contratar um profissional respeitado, como o Oscar Wagner, e o resultado está aí.

Anônimo disse...

O crédito está errado.

Vitor Menezes disse...

Deixa de frescura. Malditos retratistas!

users online