Foto: Studio 3x/Divulgação
Reunidos no congresso da ANJ em São Paulo, donos e executivos de jornais impressos chegaram a conclusões "fantardigas", como diria o filósofo Tiririca:
"O antigo modelo do jornal da era industrial está morto. No seu lugar surge o jornal digital, adaptado a uma nova realidade tecnológica e às necessidades atuais dos seus leitores. O palestrante do painel "A (re)construção do jornal para a era digital", Rosental Calmon Alves [foto], Diretor do Knight Center for Journalismo in the Americas, da Universidade do Texas, foi enfático ao dizer que o atual momento de transição das mídias não se trata de outro processo de acomodação, a exemplo do que aconteceu quando surgiu o rádio e a televisão. “Não são tempos de simples evolução tecnológica, mas de mudanças radicais e transformadoras, comparáveis à invenção da imprensa e da revolução industrial”, enfatizou."
[Íntegra aqui].
E em outro painel, o pessoal "descobriu" outra coisa interessante:
"Os blogueiros e seus leitores podem se constituir num novo e interessante público para os jornais. Trazer o conteúdo de blogs que fazem sucesso na Internet para as páginas dos jornais impressos é uma experiência que está dando certo nos Estados Unidos e pode ser copiada pelos jornais do país. Esse foi o tema do painel "O novo consumidor de informação - como atrair e retê-lo", do Comitê de Mercado Leitor da ANJ no 7º Congresso Brasileiro de Jornais.Segundo o palestrante John Wilpers, Consultor Sênior de Innovation e especialista em circulação, o Boston Now, periódico de distribuição gratuita, teve um aumento no número de exemplares distribuídos, que passaram de 70 mil para 107 mil, em 11 meses, quando passou a inserir o conteúdo de blogs no seu noticiário."
[Íntegra aqui]
terça-feira, agosto 19, 2008
Esse pessoal é meio lento
Postado por Vitor Menezes às 15:25 Marcadores: anj, blg, jornais impressos, jornalismo
3 comentários:
Curioso é que um evento que fala sobre a jornalismo e imprensa coloque "construcao" em vez de "construção" no painel da foto.
Maldito olho argentino!!! kkkkkk
Ponto pra vc Gustavo. Nem tinha reparado nisso....
Espero ansiosamente o dia em que o corporativismo e a ligação obscura entre a mídia brasileira (e mundial) e o poder público/privado serão colocados em pauta...
abraços
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