quinta-feira, agosto 21, 2008

Ajustamento de conduta

Foto: Danielle Brandão
Imagine que você receba uma determinação judicial para fazer algo. Independentemente do que seja. Você não faz. A Justiça então lhe dá uma espécie de segunda chance e diz: encontre uma forma de fazer o que determinei. Então, você e a Justiça firmam um acordo, onde está dito como e quando será feito o que se tem a fazer.

Chega então o dia de cumprir o acordado. E todos dizem que você é o culpado por ter feito o acordo. Mesmo estando sob ameaça de ser preso caso não o cumprisse.

Sim, claro, falo aqui do caso da Prefeitura de Campos e dos demitidos. Por mais que seja penoso o desemprego, é preciso que se diga que nenhuma pessoa minimamente sensata poderia concordar com o cabide gigante que se tornara a administração municipal. Incrível também que existam brechas na lei que tenham permitido, por tanto tempo, esta situação inusitada onde se tem mais contratados indiretos do que diretos.

A verdade é que todos estes contratados sabiam do risco que corriam. Dia desses li depoimento sincero e equilibrado de um deles, em matéria do Monitor, onde afirmava justamente isso: sabia que um dia poderia acontecer, não era concursado.

Agora, de modo infame, tentam a todo custo explorar a situação dos demitidos e a sua boa fé. O caso do vereador Geraldo Venâncio — outrora um bom parlamentar — é deprimente. Fosse mais cioso de seu papel de cuidar dos interesses do município, e não um despachante ávido por angariar votos entre os demitidos e suas famílias, jamais teria servido de fantoche para propor “soluções” jurídicas para a situação.

Quanto ao prefeito Alexandre Mocaiber... bom, já faz tempo que este não é um personagem a ser considerado com seriedade.

Também na imprensa, em alguns casos, as demissões foram utilizadas como elemento de disputa eleitoral, e poucos foram os momentos nos quais a informação foi dada com lucidez e correção.

A situação das contratações abusivas, irregulares e eleitoreiras é apenas uma das que o próximo prefeito ou prefeita, se tiver o mínimo de vontade de fazer uma boa gestão, terá que enfrentar. E provavelmente não é das piores.


[Na foto, manifestação dos demitidos realizada há pouco pelas ruas do centro de Campos - Post atualizado às 11h29]

3 comentários:

Carol Côrtes disse...

Como já disse alguém, que não lembro quem, a gente escreve melhor quando tá indignado, to tão assim come ssa história que rendeu até post no blog. ;)

Vitor, to com saudades da suas aulas. Aii ficar parada esperando turma do semestre que vem é um saco!

Anônimo disse...

"Também na imprensa, em alguns casos, as demissões foram utilizadas como elemento de disputa eleitoral, e poucos foram os momentos nos quais a informação foi dada com lucidez e correção."

Vide a capa do jornal Folha da Manhã de hoje(21). Não interessa, a mudança tem que vir de baixo para cima, caso contrário a merda (com a perdão da expressão) continuaŕa a mesma, independente de qual fantoche assumir a prefeitura.

Balaio disse...

Yes!!!!!!!

users online