terça-feira, setembro 01, 2009

Uenf entre as 15 melhores universidades do Brasil

Da Assessoria da Uenf

Pela segunda vez consecutiva, a Uenf é apontada pelo MEC como uma das 15 melhores universidades do Brasil. A nova versão do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) - o mais completo indicador de qualidade das instituições de ensino superior - aponta a Uenf como a segunda melhor universidade pública do Estado. No Rio de Janeiro, a exemplo do que ocorreu no índice divulgado em 2008, só a UFRJ e a PUC-Rio somaram mais pontos.

Os dados sobre a nova edição do IGC foram divulgados na tarde desta segunda, 31/08/09, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Na planilha do MEC, a Uenf é a universidade estadual brasileira com melhor pontuação. Numa escala de zero a 500, a Universidade obteve 369 pontos no IGC, posicionando-se em 14.º lugar. Depois da Uenf, a estadual com melhor pontuação é a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em 17.º lugar, com 363 pontos.

[Íntegra aqui]

2 comentários:

Yuri Amaral disse...

Orgulho de ser UENFIANO!!!!!

George Gomes Coutinho disse...

Car@s,

Vou reproduzir aqui, por absoluta falta de tempo e de criatividade, comentário que fiz no blog do Xacal mais cedo... Para aproveitar inclusive esse debate:

Caro Xacal,

Creio que o ranking seja importante para pensarmos onde e como o dinheiro dos royalties tem sido investido em Campos no que diz respeito às famigeradas bolsas de estudos nas instituições particulares.

Veja se alguma destas apresenta-se entre as melhores do país, de modo a justificar o investimento de dinheiro público em milhões de reais nos últimos anos...Estas instituições fornecem um ensino de excelência???? De fato investem em pesquisa???

Como já é discutido por caras como o Roberto Moraes há séculos.. Não seria mais razoável investir esse montante em uma instituição municipal pública de ensino superior, mirando justamente onde há a necessidade local de formação de mão de obra de alta qualificação (administração pública, engenharia de petróleo e agrícola, licenciatura em áreas estratégicas...)??

Abçs e prosseguimos nos perguntando até onde irão as deprimentes opções históricas em voga....

George

PS: Não devemos absolutizar os rankings.. De fato a questão do ensino não pode ser tratada como um top ten da Billboard ou afins... Mas, nos fornecem um parâmetro para debates como esse que eu estou propondo.

users online