Da Assessoria da Uenf
Pela segunda vez consecutiva, a Uenf é apontada pelo MEC como uma das 15 melhores universidades do Brasil. A nova versão do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) - o mais completo indicador de qualidade das instituições de ensino superior - aponta a Uenf como a segunda melhor universidade pública do Estado. No Rio de Janeiro, a exemplo do que ocorreu no índice divulgado em 2008, só a UFRJ e a PUC-Rio somaram mais pontos.
Os dados sobre a nova edição do IGC foram divulgados na tarde desta segunda, 31/08/09, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Na planilha do MEC, a Uenf é a universidade estadual brasileira com melhor pontuação. Numa escala de zero a 500, a Universidade obteve 369 pontos no IGC, posicionando-se em 14.º lugar. Depois da Uenf, a estadual com melhor pontuação é a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em 17.º lugar, com 363 pontos.
[Íntegra aqui]
terça-feira, setembro 01, 2009
Uenf entre as 15 melhores universidades do Brasil
Postado por Vitor Menezes às 14:38 Marcadores: ensino superior
2 comentários:
Orgulho de ser UENFIANO!!!!!
Car@s,
Vou reproduzir aqui, por absoluta falta de tempo e de criatividade, comentário que fiz no blog do Xacal mais cedo... Para aproveitar inclusive esse debate:
Caro Xacal,
Creio que o ranking seja importante para pensarmos onde e como o dinheiro dos royalties tem sido investido em Campos no que diz respeito às famigeradas bolsas de estudos nas instituições particulares.
Veja se alguma destas apresenta-se entre as melhores do país, de modo a justificar o investimento de dinheiro público em milhões de reais nos últimos anos...Estas instituições fornecem um ensino de excelência???? De fato investem em pesquisa???
Como já é discutido por caras como o Roberto Moraes há séculos.. Não seria mais razoável investir esse montante em uma instituição municipal pública de ensino superior, mirando justamente onde há a necessidade local de formação de mão de obra de alta qualificação (administração pública, engenharia de petróleo e agrícola, licenciatura em áreas estratégicas...)??
Abçs e prosseguimos nos perguntando até onde irão as deprimentes opções históricas em voga....
George
PS: Não devemos absolutizar os rankings.. De fato a questão do ensino não pode ser tratada como um top ten da Billboard ou afins... Mas, nos fornecem um parâmetro para debates como esse que eu estou propondo.
Postar um comentário