terça-feira, março 03, 2009

Preciosidades de Lobato em apartamento do Flamboyant

Reprodução

O Monitor de hoje traz matéria bacana de Alicinéia Gama sobre o acervo particular de Lutiane Marques, com raridades de Monteiro Lobato. Mineiro, o mestrando da Uenf, orientando da professora Arlete Sendra, veio para Campos em 2006 e trouxe a sua coleção, que hoje está no apartamento onde mora, no Flamboyant.

Ele trabalha no Arquivo Público Municipal e diz que sempre teve curiosidade por conhecer o município, por conta da leitura de "O Coronel e o Lobisomem". "Eu tinha curiosidade em conhecer esta cidade, estou aqui por prazer e gosto muito", disse.

A íntegra da matéria está aqui, para cadastrados no site do Monitor.

7 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Tudo onde tem Arlete Sendra é muito muito muito Show!
Tiro o chapéu para esta Mulher nota 10!!!

Hum!Vitor mexeu!

Alexandro F. disse...

ficou bacana a matéria!!!

Mas uma coisa, em tudo que leio sobre o Monteiro Lobato, principalmente o que é publicado pelos veículos de comunicação, que me incomoda muito, é o fato de nunca mencionarem como ele era um indivíduo preconceituoso.

O professor Sebastião Marques Cardos publicou um artigo em que há uma transcrição de uma carta enviada por Lobato ao escritor Lima Barreto. E esta carta era uma carta de indignação ao fato do Lima Barreto não ter sido aceito na Academia Brasileira de Letras .
Transcrevendo um pequeno trecho da carta, datada de 25 de maio de 1919: "não podes entrar para a Academia por causa da 'desordem de tua vida urbana', no entanto, ela admite a frescura de um João do Rio", referindo-se ao foto do escritor João do Rio, que era mulato e homossexual assumido, ter sido aceito pela academia em 1910 e o Lima não ser aceito. O que nos revela esse lado preconceituoso do Monteiro Lobato.

para ler mais a respeito: CARDOSO, Sebastião Marques. Novos itinerários de João do Rio: tecnologia e percepção literária em inícios do século XX. Revista Analecta. V. 06, nº. 01. Guarapuava, Paraná, 2005.

Alicinéia disse...

Valeu, Vitor!
Só tenho a agradecer.
A história do Lutiane é mesmo muito bonita!
Abraços,
Alicinéia

Alexandro F. disse...

Agora, uma coisa que já podia ter acontecido, mas ainda não aconteceu.
Sítio do Pica Pau Amarelo merece uma coleção "Box", estilo, essas que lotam as prateleiras das livrarias, senhor dos anéis, harry potter. Uma coletânea, um box com os livros do sítio com uma impressão e acabamento de melhor qualidade.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Por isso que sou apaixonada por Jesus, que não tem preconceito com ninguem. E Monteiro Lobato não está muito longe dos BLogs aqui, hein? Que por muito menos AGE PRECONCEITUOSAMENTE, descartando os seus diferentes. Usam mensagens claras e as vezes não tão claras.
ex.:
"O urgente! modera seus comentários para evitar que sejam publicados acusações sem provas ou insultos pessoais. O cuidado é ainda maior nos casos de utilização do anonimato e de pseudônimos".

Penso que não deve moderar não. Mas deve tirar as informações truncadas.

Anônimo disse...

ele deve ter herdado isso do pai ou do avô.. e agora se apresenta como dono de uma coleção particular e vira capa de cultura do Monitor...

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Gente! Sabe o quê mata? A Inveja. Se esse anõnimo aí das 23 e 52 fosse convidado para participar com uma graninha nem tão muito boa, não estava aqui escrevendo essa manifestação invejosa e ciumenta...

É incrível, gente...

Sabe por quê o mundo está como está? Porque realmente é muito difícil lutar pela verdade, integridade e humildade. Dá para perceber quem é quem, não dá?

users online