sábado, fevereiro 14, 2009

Comissão estuda mudanças nos cursos de jornalismo

Da Assessoria da Sesu

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) constituiu comissão de especialistas para subsidiar o Ministério da Educação na revisão das diretrizes curriculares do curso de jornalismo. Ela funcionará durante 180 dias e se reunirá pela primeira vez no dia 19.

Para a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, as diretrizes em vigor abrangem toda a área de comunicação social e são pouco específicas para a formação em jornalismo. “A intenção é garantir um melhor processo formativo para o profissional do jornalismo, já que a diversidade e as peculiaridades da profissão não são hoje contempladas pelas atuais diretrizes”, afirma.

As diretrizes curriculares orientam as instituições de educação superior no processo de formulação do projeto pedagógico de um curso de graduação. As diretrizes do curso de jornalismo foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2001.

Presidida pelo professor José Marques de Melo, a comissão foi designada pela Portaria Sesu nº 203, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 13.

5 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Esse MUDA CAMPOS está contagiando tudo!!!! Eita

Anônimo disse...

Que maravilha saber disso. É urgente essa medida porque o que se vê atualmente são as Faculdades colocarem no mercado profissionais incompetentes, que não viram durante os seus cursos nem a metade do que se viu em tempos passados. Não estamos aqui defendendo saudosismo e nem arcaísmo mas, é imprescendível a formação na Língua Portuguesa. Aliás, não só o Jornalismo mete medo nessa área. O que me diz dos cursos de Direito? Advogados que não conhecem leis do dia-a-dia, erros graves cometidos com a nossa língua portuguesa e, assim por diante.
Tenho observado a preocupação do Ministério da Educação com essas questões. Graças a Deus ainda há educador de verdade.

Anônimo disse...

Realmente é IMPRESCINDÍVEL a formação na língua portuguesa. A começar por você meu caro!!!

Anônimo disse...

Obrigado por haver amigos IMPRESCINDÍVEIS na vida da gente. Um letrinha escapulida faz a gente receber um gesto delicado de alguém.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

E viva a educação!!!!

Amo Cristovam Buarque! Que pena saiu do PT. Mas também o PT saiu do Paulo Freire...
Agora que percebi o nome do Cristovam Buarque... tem um nome lindo ali dentro. E eu já percebi uma coisa: Todas as vezes que honro este nome que está dentro do nome do Buarque, Ele me honra muito.. Gente! Até eu estou impressionada com meu Criador! E agora mais do que nunca estou entendendo por quê Este Nome é tão temível, repudiado etc... Este nome liberta...e desmascara segundas intenções.
Boa noite... estou com sono e hoje conversei pouco com minha filhota de Campos, bailarina de criança pobre... e é muio amada...
Vale a pena ser. É bem melhor que ter...
Mas se não tem nada a ver, Vitor, deleta, amado.. sem nenhum problema. Jamais cobrarei de ninguém a ausencia de nenhum comentário meu, a não ser que aconteça o que me aconteceu em outros lugares...de tirar meu comantario e manipular coisas que não falei: erraram por "omissão" e por "comissão". Mas ja passou, meu coração ja foi sarado, acreditem.
Gente,
quem não se arrisca;
quem se preocupa com críticas;
quem abre mão de suas verdades e posicionamentos para ganhar espaços;
quem vai na onda daquilo que não acredita, fazendo de conta que acredita para ganhar as honras;
quem copia a maioria;
quem não nada contra a corrente;
Quem não faz pesquisas exaustivas;
Quem bajula apesar de não estar entendendo nada;
Quem não lê a Biblia;
Quem não reconhece Deus como Criador;
...lá na frente vai sentir o gosto amargo da derrota...e tomara encontrar pessoas que pensem como acima, para ainda dar a mão a esta pessoa e ajudá-la a seguir.
Já me perguntaram: e se a pessoa não quiser isso?
Respondo: respeite, ela é livre.
A triste covardia da vida é que geralmente os que não querem isso, NÃO QUEREM ISSO PARA MAIS NINGUEM! E IMPEDEM A PASSAGEM ...
e o mais covarde de tudo, é que geralmente, são anônimos Ou são pessoas tão importantes e temíveis que aprisionam todos.Isto é em todo mundo. Creiam! E em todo lugar.
E vou dizer outra: Nunca eu quiz fazer mestrado, porque na verdade eu teria que abrir mão da minha fé. Ora, se eu queria provar a opressao à fé, como fazer então. Bem, nunca consegui um orientador que me deixasse livre.
Quer ganhar fama e apreço em Grandes universidades? Desdenhe de Deus. Diga que você é ateu. Pronto. Você é o cara!. Creia vocês ou não, mas tenho material para provar sem precisar passar por banca examinadora.
Prefiro perder tudo a negar meu Lindo e maravilhoso JESUS! E se eu o fizesse, com certeza não chegaria até aqui, pois com Deus não se brinca.
Obrigada Vitor, mas hoje chorei muito...e hoje tô meio boba, e extrapolei. Pode deletar.
Lá vem anônimo... rsrsrsrs
Deixe-os... eles estão sendo tratados e vocês estão sendo ponte.
by

Olha a palavra aqui: "autto"
Interessante, não?

users online