sexta-feira, fevereiro 13, 2009

"secretarias viraram governos paralelos"

"Na verdade, não tem muito tempo que passei a me interessar pela política local, mas nesse curto período me chamou atenção o modo selvagem como a cooptação estatal operou por aqui nos últimos anos: as secretarias viraram governos paralelos, aparentemente inviabilizando uma direção centralizada, de forma a satisfazer o apetite dos grupos aliados no poder, mas também de justificar a sangria descontrolada dos recursos públicos com o esfarrapadíssimo "eu não sabia" – que, ao cabo, funcionou tanto no plano local como nacional. Essa situação, sustentada por eleições livres, fez uma liderança comunitária da cidade produzir a seguinte pérola: “O voto corrompe, tanto o político como também o eleitor”."

Do professor Haminton Garcia de Lima, da Uenf, em entrevista ao blog Outros Campos, aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Vitor, li ali no outros campos,E cheguei as seguintes “doideiras e sem noção”:

o Professor esteve num Forum sobre eleições, onde as pessoas s estão ocupadas trabalhando. As eleições acabaram e Campos tem que andar..

Ainda bem que a massa crítica é mínima! Cá para nós, assim ninguém aguenta! Mangabeira disse que o publico tem medo da idéias. Mas sabe quem tem medo? Não é público não. Sã os intelectuais enfezados . Os próprios críticos dominadores. Tem um meeeedo!!!!! Querem manipular os estudantes para crerem no que eles crêem. Pergunta só a Bourdieu?
A classe política de Campos dos GOIROTINHOS está acordando, sabia? E como diz Mangabeira ela não vai arriscar na relação com os intelectuais que dão vida ao mundo da disputa pública dos interesses. E eu sou prova disso. Com documento blogal e tudo. Ah... se eu pudesse sentar com o Mangabeira Urgh!!!!!
E eu acho que pode haver uma confusão reinante entre intelectuais e intelectualismo sim.
E vou dizer o que foi o muda Campos. Foi a coragem de uma mulher que ao ouvir seu marido, (que botou a cara na reta para denunciar a corrupção que ninguem denunciaria, pois os covardes esperam sempre os “martires” irem na frente), arregaçou as mangas, pediu ajuda a Deus e enfrentou as mais covardes situações manipulações sem ajudada de um terceiro caminho que aguardava quietinho seus interesses futuros. Fala sério!.


Mangabeira? Direção centralizada num momento de desmandos? Direção centralizada com a cidade sucateada? Mangabeira? Nem parece que vc falou que tem que ter ousadia e imaginação!!!! Espera!!! Aquilo que vc falou foi só para enfeitar discurso????? Não foi você quem disse?
Ô Mangabeira, está pareendo que vc antes sentou com os doutorandos antivampos que estão em outras terras e alguns daqui que so querem manipular informção. Vamos sentar mangabeira??? Tambem quero conversar com vc e falar da manipulação de ideias e idas mais covardes.
Satisfazer “grupos aliados ao poder”? Que isso Mangabeira? Quem te enfeitiçou? Olha o nosso presidente... Qualquer semelhança é mera coincidencia? Será que Rosinha e garotinho estão coipando Lula????
Se voto corrompe, Mangabeira, Vamos voltar ao militarismo. Era melhor, não? Melhor que Lula se expor tanto para conseguir os votos para Dilma...

Agora você começou a entender porque os intectuais não querem uma jumenta de Jesus?

E eles falam tão dificil que a população não entende nada.
A população tem que CAPTAR... nem vem esa com cooptação.. que povo não entende. Eu também não entend. E povo quer ver sua Cidade cheia de verdade, integridade e humildade.

Ahh não é o Mangabeira.. é o Garcia de Lima... da UENF. logo vi.. esse povo odeia Garotinho...

Roberto Torres disse...

Caro Vitor, obrigado por divulgar nossa entrevista. Eu só fico chateado com a má-fé de uma pessoa como essa Rosangela. Depois de, como fez aqui, encher o nosso blog com comentários completamente fora do assunto, resolvemos moderar os comentarios dela. Ai ela vem aqui nos atacar do modo mais infantil e raivoso possível. Na ansia de defender o seu guia espiritual, Garotinho, ela usa o nome de Deus para manipular a boa fé de pessoas que nao sabem da tarefa a que ela se presta: atrapalhar os debates nos blogs, criar um clima de perseguicao que nao existe. Veja, ela tenta nos jogar contra os leitores dizendo que odiamos Garotinho, sendo que durante a entrevista inteira o professora Hamilton nem fala o nome dele. Sua analise é sobre a politica local desde o muda campos, mas nao restrita a Garotinho. Nao foi atoa que, com a aprovacao dos comentaristas, o professor Roberto Moraes tomou a iniciativa de moderar a senhora Rosangela. Alerto a voce. O ódio e a missao de escudo humano dos outros que motiva esta senhora pode causar muitos transtornos.

Anônimo disse...

Apoio integralmente as palavras de Roberto Torres. Essa Rosangela - se é que uma pessoa dessas possa realmente existir - já se tornou "persona non grata" em diversos blogs. Uma criatura que se acha inteligente, que se acha capaz de converter alguém com pensamentos tão sem propósito. Característica de alguém que, com certeza, não tem nada melhor para fazer na vida.
Com certeza deve ser mais uma das "criaturas" inventadas pelo baixinho-falso cristão-marido-de-quem-vocês-sabem.
Uma pequena dose de "semancol" não deve causar nenhum mal a essa senhora - se é que podemos tratar assim esse tipo de pessoa.

No mais, parabéns, Vitor, por tão brilhante texto.

users online