segunda-feira, junho 08, 2009

Tapa na cara dos jornalões

Sei que a notícia já foi exposta aqui no Urgente! pelo Vitor. Mas tenho que conjecturar sobre o fato que estorou no final de semana dos meios de comunicação: a Petrobras lançou um blog. Para quê? Vejamos:
A mim, já é a maior jogada de uma assessoria de imprensa nacional desta década. Primeiro porque fizeram os repórteres e editores provarem do próprio veneno numa época de CPI. E, cá entre nós, eu tenho asco de assessoria de imprensa – mas este drible da agência da Petrobras foi de Pelé. Invejável! Assim, caiu ainda durante o domingo a máscara da Folha de S. Paulo e de O Globo [um pouco mais da máscara]. À da Veja, espero, está sendo reservada um tapa especial.
Outro ponto bem pensado foi a hospedagem do blog. Não é um blog que está inserido no domínio da própria estatal. Trata-se de um espaço hospedado no Wordpress, um serviço gratuito assim como o Blogspot, sobre o qual o Urgente! está instalado. Com isso, fica aquela impressão: é gente como a gente. Falsa impressão, claro, mas uma bela jogada de marketing. Olé! Transcrevo um trecho do Blog da Petrobras para ter uma ideia da força dos textos publicados lá:

Um erro repetido mil vezes… (em 7 de junho)

"O jornal Folha de São Paulo afirmou em sua edição de 06 de junho que a Petrobras teria 1.150 jornalistas em sua área de comunicação. A nota de esclarecimento enviada no mesmo dia ao jornal paulista, corrigindo a informação, não foi publicada no tradicional Painel do Leitor, na seção Erramos da edição de hoje.
A Folha tem uma circulação de mais de 300 mil exemplares e, certamente, é lida por um público ainda maior, formador de opinião. O efeito multiplicador é enorme. O resultado é que outros jornais país afora e blogs de opinião poderão reproduzir o erro. É dever da Petrobras proteger a imagem da Companhia e de seus acionistas, bem como a verdade dos fatos a seu respeito.
A liberdade de expressão e o direito a opinião pressupõem responsabilidades. É a velha máxima: quanto maior o poder, maior a responsabilidade.
A Petrobras homenageia: 07 de Junho, o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa." (reproduzido do Blog da Petrobras)

2 comentários:

Luis Alberto disse...

Isso quer dizer então, Rogério, q/ vc tem asco por pessoas como o Vitor Menezes, é isso? O cara é assessor de imprensa do Sindipetro e, pelo que nos consta, é altamente respeitável no meio.

Yuri Amaral disse...

Corajosa essa petrobrás, não? A ASCOM está de parabéns...

users online