Terminou há pouco a exposição da assessora técnica do Movimento Rio Como Vamos, Débora Santana de Oliveira. Inspirado no movimento Bogotá Como Vamos, a versão carioca articula diversas entidades e empresas para exercer controle de dados sobre as pólíticas públicas na cidade do Rio de Janeiro.
"O objetivo é zelar pela boa governança e estimular a população a lutar pela melhoria de qualidade de vida", disse Oliveira, explicando como a atuação está centrada na mobilização da sociedade para monitorar a qualidade de vida, medir indicadores técnicos e sua percepção, acompanhar políticas públicas, buscar transparência na gestão públicas e estímular a participação política.
Uma das estratégias do movimento foi estabelecer parcerias com a imprensa e com mídias alternativas. Os jornais O Globo e O Dia dedicam espaços para a publicação dos dados reunidos pelo movimento, assim como os demais veículos alternativos.
Buscando dados da administração municipal, o movimento consolidar informações que permitem identificar desigualdades, avaliar impactos das políticas públicas, articular as comunidades e subsididiar os movimentos sociais.
Neste momento faz exposição o economista Rodrigo Serra, da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
quarta-feira, junho 24, 2009
I Conferência: Movimento no Rio zela pela boa governança
Postado por Vitor Menezes às 19:52 Marcadores: controle social
Um comentário:
Vítor,
Excelente trabalho, nós que não pudemos estar presentes, estamos podendo acompanhar a evolução do evento e também o conteúdo das mensagens deixadas pelos palestrantes.
Postar um comentário