segunda-feira, junho 22, 2009

Limpeza no Canal Campos-Macaé

Foto: Gerson Gomes/Secom PMCG
A Prefeitura de Campos anuncia aqui, com release de Regina de Oliveira, que começou hoje o trabalho de limpeza do Canal Campos-Macaé. A administração municipal não faz mais do que sua obrigação, e muito menos do que se espera para o lugar, que é um projeto de revitalização decente. Por enquanto, só limpeza e pinturinha.

5 comentários:

Yuri Amaral disse...

Bem, no fundo, só estão remexendo a merda nossa de cada dia e jogando mais pra lá na bacia hidrográfica, longe dos nossos narizes. A poluição no Rio Paraíba do Sul (RPS) continua, a proliferação de bichos escrotos também e daqui a pouco a merda entope de novo.

Se fosse séria, a prefeitura faria uma operação rígida de identificação das ligações de esgoto clandestinas (com acordos facilitadores para a população de baixa renda), faria funcionar o anel sanitário (que existe mas não funciona), e tratava o esgoto antes de lançar-lo novamente ao RPS e canal. Assim, a drenagem com máquinas se faria necessária menos vezes, não haveria mal cheiro, os gastos com tratamentos de doenças relacionadas a higiene diminuiriam e, ainda por cima, poderiamos pescar no canal debaixo de um Ipê.

Já disse isso e repito: para isso existem os Royalties (fazer com que a cidade se desenvolva nos anos prósperos do petróleo, criando condições de crescimento demográfico e da malha urbana e possibilitando a sua sobrevivência no pós-petróleo).

Sérgio Provisano disse...

A ação iniciada no Canal Campos-Macaé, é, o que se costuma chamar de reforma cosmética, enquanto se continuar sendo nele despejado esgoto un natura, nunca que o canal será efetivamente limpo. A intervenção tem que ser mais profunda, mais radical.

Anônimo disse...

De que adianta limpar o canal sem realizar um trabalho de conscientização na população? De que adianta limpar o canal sem acabar com o lançamento de esgoro in natura no mesmo? De que adianta o populismo?

Gustavo Pessanha disse...

O que observa-se em Campos hoje é como a falta de critérios técnicos na composição de equipes de trabalho impactam diretamente nos resultados, ou seja, na qualidade de vida.

O transito nesta área da foto é um exemplo disso. Não é necessário cobrir o canal e fazer mais pistas para resolver o problema da cidade (como afirmaram os especialistas da hora). Uma cidade moderna se livra de pistas. Se Campos tivesse o mínimo de Engenharia de transito não teriamos 90% dos engarragamentos. Vou além: se exitisse transporte público não existiriam engarrafamentos.
Só tem um porém: pra se conseguir isso é necessário capacidade técnica, coisa que comprovadamente não existe na Emut.

O pior de tudo é ver os "especialistas" que defendem a criação de mais pistas sobre o canal, sem o mínimo de conhecimento sobre o assunto. A estes uma simples pergunta: Conhecem o solo de Campos? Sabem do que é composto?
Pois é, imagine, se ruas normais em Campos afundam, imagine sobre esta região...
É claro que é tecnicamente viável, mas...ja imaginaram quanto isso vai custar? Valeria o custoxbeneficio?

Agora o pior de tudo é achar que isto é progresso. Revitalizar é progresso. Restringir o acesso de carros a área central, criar transporte publico, ciclovias, integração entre os sistemas (Estacionamentos, bicicletarios, tudo no mesmo local), isso é progresso.
Quem quer andar no Parque Alberto Sampaio? Cercado por um mercado imundo, com Vans ilegais e seus vandalos gritando, com carros buzinando...é "especialistas" revitalizar não é coisa facil não! Demanda trabalho e conhecimento técnico (coisa que nenhum DAS da prefeitura tem, afinal conhecimento técnico não se adquire por "peixada").

Por último, o Rio vai demolir aquele monstro do viaduto da perimetral. Quando fiquei sabendo disso lembrei logo da Ponte do Estado, que não passa de um monumento ao populismo. Uma ponte sub-utilizada, que reflete o pensamento destes "modernistas": bastante concreto, mesmo que sem utilidade...

No mais continuo torcendo para a proxima vez que eu voltar a Campos a cidade esteja mais para Curitiba do que para São Paulo...

sds
Gustavo Pessanha

JH disse...

De que adianta limpar o canal se campistas não sabem sequer como limpar a bunda depois de cagar?

users online