segunda-feira, dezembro 22, 2008

Rio de Janeiro tem 12 municípios em situação de emergência

Flávia Vilella
Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O município de Cardoso Moreira decretou, nesse domingo (21), situação de calamidade pública. Dez mil dos 12 mil habitantes da cidade tiveram perdas ou estão desabrigados por causa das enchentes que castigaram as regiões norte e noroeste fluminense nesta semana.

A informação foi divulgada pela Defesa Civil. Doze municípios decretaram estado de emergência e mais de 60 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

O coronel Lincoln Javoski, do Corpo de Bombeiros da região norte-noroeste fluminense, informou que a chuva deixou 30 mil desalojados, 5 mil desabrigados e três mortos. Segundo ele, a fase agora é de recuperação. “Agora estamos na fase assistencial. O Poder Público está assistindo à população com donativos, alimentação, assistência médica, limpeza das ruas e a avaliação de danos para embasar os decretos de situação de emergência e estado de calamidade pública”.

De acordo com o coronel, 10% das estradas ainda estão inacessíveis e muitas ruas permanecem alagadas, apesar da trégua dada pela chuva. Até agora, foram distribuídas 20 toneladas de alimentos, água e roupas, transportados por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e por duas aeronaves da Marinha.

Nenhum comentário:

users online