sábado, dezembro 20, 2008

O que viu Gabeira

Foto: Fernando Gabeira
O jornalista e deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) registrou em seu blog suas opiniões sobre o modo como os políticos de Campos enfrentam o problema da enchente, além de outras impressões sobre sua visita. Abaixo, um de três posts de Gabeira sobre a cidade.


O dilema de Campos

Fernando Gabeira*

As chuvas que levaram grandes estragos a Campos indicam que a cidade precisa de ajuda federal. No entanto, a política de Campos dificulta a luta por essa ajuda.

Não houve nenhuma mobilização da cidade, a partir dos políticos. Eles não merecem muita confiança. A cidade tem um orçamento de R$1,5 bilhão, dos quais dois terços vêm dos royalties do petróleo.

A cidade, ao longo desse período, poderia ter construído as obras adequadas para se adaptar às grandes tempestades. Poderia também deslocar as populações em áreas perigosas para casas populares.

O dinheiro foi mal gasto. Para se ter idéia do problema: os atingidos por estas cheias ocuparam o esqueleto de casas populares, construídas para as vítimas das enchentes passadas.

Isto revela também como é necessário que uma cidade com recurso faça sua preparação. O dinheiro do governo federal, aqui como em Santa Catarina, só costuma chegar no próximo desastre.

De qualquer forma, um conjunto de obras é necessário em Campos para atenuar as enchentes. E a ajuda aos atingidos indispensável, independente do que se passou. Os mais pobres não podem pagar pela culpa de prefeitos anteriores.

Ficou claro neste caso que a adaptação às mudanças climáticas necessita de obras importantes. O Brasil deveria formular os projetos e tentar abrir uma linha especial para financiamento. Na Polônia, onde se reuniram representes de vários países, já se criou um fundo.

Outra lição de Campos: as mudanças climáticas têm de ser enfrentadas por governos legítimos e respeitados. Caso contrário, a população não se envolve o processo.

* Jornalista e Deputado Federal (PV-RJ)


Outros posts de Gabeira sobre a visita a Campos:

Chovendo no molhado
A experiência de Campos

Nenhum comentário:

users online