quarta-feira, outubro 22, 2008

Calma, gente!

São graves as denúncias publicadas na edição de hoje do jornal Folha da Manhã. Ainda que se desconte todo possível exagero editorial em um clima de campanha, o registro inquestionável de que a tensão entre militantes chegou ao ponto de alguém ser agressivamente coagido por ter colocado o adesivo de um candidato, ou ter o carro apedrejado, é preocupante.

De acordo com a publicação, uma estudante de direito, que estava com dois filhos no carro, foi agredida aos gritos por um militante da campanha da candidata Rosinha (PMDB), após ter colocado em seu carro um adesivo de Arnaldo Vianna (PDT), ontem, na rua Saldanha Marinho, próximo à Rodoviária Roberto Silveira. O jornal também informa que, na semana passada, um carro teria sido apedrejado, supostamente por militantes da candidata, por estar também com um adesivo de Vianna.

Os episódios precisam ser apurados com rigor e os concorrentes devem conter os ânimos dos seus cabos eleitorais. Embora não tenha sido noticiado pelo jornal, não é difícil supor que episódios semelhantes no sentido político inverso também estejam ocorrendo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Isso que saiu na folha da manhã foi uma armação de alguns desesperados militantes do 12. Quem passa naquele cruzamento da Saldanha Marinho com beira-valão sabe que a convivência dos militantes do 15 e do 12 ali é pacífica.
Cada um defende seu candidato, oferece educadamente pra colar adesivos nos carros e respeita a decisão de quem recusa ou tem adesivo do adversário. Quem duvidar, convido a ir naquele cruzamento e ver com os próprios olhos o que estou dizendo e que mais uma vez, a folha mente!

Eu mesmo estava naquele cruzamento a tarde toda e não vi nenhum de nossos militantes agredir a ninguém. Muito pelo contrário, a reportagem diz que um militante teria jogado adesivos contra a motorista, porém estamos lá com pouco material e a orientação é de não desperdiçar, nem mesmo colar a força ou em carros que já tenham algum outro adesivo da rosinha.

Em contraponto vemos muitos motoristas que param naquele cruzamento pedindo pra remover o adesivo do coração, que teria sido colado na marra em outro local.

O ocorrido de ontem ficou claro que era uma armação, pois a motorista não foi capaz de acusar nenhum de nós pessoalmente da agressão, dizendo que o suposto agressor teria fugido, mas até aquela hora ninguém tinha ido embora. A "vítima" em vez de ter chamado a polícia preferiu ir a um comitê do 12 e levar 3 carros cheios de militantes dispostos a cair no braço. Além disso a história que ela contou era incoerente, primeiro ela disse que fora agredida por estar com um adesivo do 12, mas quando chegou o PM pra dispersar o tumulto causado, ela disse que não teria adesivo nenhum e que colara o do 12 depois, como sinal de revolta pelo "ocorrido".

Além disso, boatos dizem que ela é esposa de um suplente de vereador, e que seu marido é do PDT.

Mais uma vez convido a quem tem dúvidas a visitar aquela esquina e ver com os próprios olhos que o uso de brutalidade não é prática nossa.

Anônimo disse...

Anônimo said...
"Trabalho na Prefeitura, escuto muitas das armações feitas pelo pessoal de Arnaldo contra Rosinha.
As pessoas, nesses últimos dias, estão desesperadas. A última artimanha que eu tomei onhecimento e achei um absurdo, foi a seguinte:
Pessoas ligadas a Prefeitura, até DAS, estão sendo instruídas a provocar os militantes de Rosinha nos sinais de trânsito e na Rua de modo geral.
Caso as provocações sejam respondidas, eles vão até a delegacia policial e dão queixa contra o pessoal da Rosinha
para criar fatos políticos e dizerem que os militantes dela estão agredindo o pessoal de Arnaldo.
Acho isso um absurdo e a Justiça Eleitoral deveria tomar alguma providencia a boquinha vai acabar e essas pessoas estão transtornadas!
9:51 PM"

Chama atenção essa denuncia postada ontem 21:51, no blog do Roberto Moraes, com o título "A senteça da Juíza", e a reportagem de hoje da "Folha da Manhã"
O pessoal de Arnaldo está simulando agressões pelo pessoal do 15 e a “Folha da Manhã” apresenta essas "falsas" agressões em 1ª página querendo jogar a opinião pública contra Rosinha. Esperamos uma atitude do juiz de propaganda eleitoral.

Anônimo disse...

Álém de tendencioso, o posicionamento francamente favoravel a candidatura de Arnaldo, tudo isso me faz sempre andar com um pé atrás com relação ao que esse jornal publica. O que eles fazem não é jornalismo, mas um panfleto a favor do candidato da preferência deles

Anônimo disse...

Olá Vitor, infelizmente os jornais de Campos perderam a credibilitade hà muito tempo, mas nada justifica atitudes como essas, por isso que venho através do seu blog dar meu total apoio a solicitação da Dr. Marcia Succi, pela presença de tropas federais no dia 26 em Campos. E aproveito a oportunidade para pedir que você através do seu blog faça um consulta aos cidadãos, para saber quem é contra ou a favor das tropas federais, pois o TRE, já se posicionou contra, alegando estar tudo calmo.
Um abraço!

Rafael Bretas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Estou de acordo com os demais!
Eu fui vítima da equipe do 12. Já até postei isso em outra opurtunidade em outro blog. Por eu está com o adesivo do 15, quando passei com meu carro, um grupo simplesmente bateu no retrovisor do carro e acabei depois constatando que havia quebrado o retrovisor. Só que isso aconteceu no primeiro turno.

Anônimo disse...

Sabe o que é engraçado??
Dizer que esse blog não eh partidário!!!!Vcs metem o pau nas outras mídias e sinceramente: Estão agindo como tais.Para quem sabe ler, um pingo é letra e o que está escrito nas entrelinhas, na minha opnião, valem mais do que claras declarações.De política as pessoas estão cheias, de militantes vazios idem.Será que uma cidade como a nossa não tem nada de interessante para ser divulgado?E a cultura, a arte, o esporte, o turismo que pouco se coloca em pauta? Tem tanta coisa boa solta por ai e sempre vejo vocês caindo na mesmice, a impressão que tenho é que assim como as outras mídias vocês são um grupo fechado que divulgam interesses próprios. Talvez abordando tais temas de forma mais ampla vocês estivessem contribuindo muito mais para o crescimento da nossa sociedade.Assim, vocês estão repetindo aquilo que vocês mesmos dizem não ser bom, não é de velocidade informativa que nós fenetprecisamos, e sim de boas informações, informações construtivas.

Anônimo disse...

Radio informa que nesta madrugada militantes do PDT(12) foram detidos pela PM distribuindo jornais apócrifos com ofensas a candidata do PMDB(15), um montante foi apreendido e os responsaveis encaminhados para PF. Postei no Blog: ''Qiideias.blogspot.com''.
Abraços, Weydder

users online