quarta-feira, janeiro 23, 2008

Os Pholiões estão chegando


Tudo confirmado para mais uma aglomeração do bloco Os Pholiões, em Grussaí. Veja aqui o blog e conheça abaixo história do bloco mais antigo da região:

A INCRÍVEL E EXUBERANTE HISTÓRIA DOS PHOLIÕES DO MARQUÊS DE ZIRIGUIDUM

Fundado no século XIX, o Bloco Carnavalesco Os Pholiões comemora a passagem dos seus 150 anos em um desfile organizado por um grupo de vizinhos da praia de Grussaí, no município de São João da Barra (RJ). De acordo com o pesquisador Gileno Domingos Azeredo, este bloco é o mais antigo da região e um dos mais antigos do país ainda em atividade.

"Ainda temos muito o que pesquisar sobre as origens do bloco, mas o que sabemos é que a sua fundação no século XIX foi motivada por um nobre francês chamado François Marchant de Ziri Gui Doom, que ficou conhecido por pescadores e escravos da região pelo nome "Marquês de Ziriguidum", nome que quase virou sinônimo de Carnaval", explica o historiador, que não sabe dizer como um nobre francês foi parar em São João da Barra no século XIX.

A popularidade do marquês se deu em razão do seu empenho pela libertação de escravos na região. Na época de Carnaval, o marquês mobilizava a corte portuguesa, onde mantinha contatos firmados desde a Europa, a fazer doações para a festa dos negros, como ele dizia. Não vendo maiores problemas nas doações, muitos nobres participavam, acreditando estarem apenas contribuindo para acalmar os ânimos nas senzalas.

Na verdade, o Marquês, a cada ano, utilizava parte dos recursos para comprar a alforria de alguns negros, que se uniam ao bloco — chamado na época de "Os Pholiões do Marquês" — para contribuir para que, no ano seguinte, outros negros fossem libertos.

Com a libertação dos escravos em 1888 e com a Proclamação da República em 1889, por pouco a tradição não desapareceu. A história dos feitos do Marquês e do seu grupo de negros carnavalescos, no entanto, foi preservada de geração para geração. Todos os anos, pelo menos um pequeno grupo se reúne no sábado de Carnaval em memória do Marquês, na praia de Grussaí.

9 comentários:

ZH disse...

Jovem, preciso de 3 ou 4 camisetas. O que devo fazer?

Anônimo disse...

Vitor, passe lá no Ururau. Republiquei as célebres entrevistas não-autorizadas. Pode ser o mote para a continuidade da série. Agradeço sugestões.

http://ururauirado.wordpress.com/

Abraços ururalinos!

fotosdehomensdandoocu disse...

Vitão, este ano infelizmente não poderei comparecer. Vou ter que deixar o bloco porque precisarei desfilar pela Mangueira, defendendo o título, claro. Mas tomaremos cervejas pós-carnaval.
beijundas

Balaio disse...

A história desse bloco (contada por outros e outra forma, claro!) já me fez dar umas boas gargalhadas. Se estivesse por aqui, juro que participava.

Um carnaval mega animado!
bj

Anônimo disse...

Caro Don Vitti,

A tRoLha nesse carnaval decidiu concentrar sua atençaõ ao bloco Pholiões, vai fazer a "cobertura" ao vivo e em pêlo, ops...quer dizer a cores...
A TRolha vai atrás dos Pholiões...

Vitor Menezes disse...

Boa, Pholião só leva trolha mesmo... Dona Auci, quando der apareça!... Seu "fotosde", o problema da Mangueira é que ela é muito novinha, não tem a tradição dos Pholiões... Seu ururau, já vi lá, são ótimas, inclusive concordo com tudo o que não te disse!

Anônimo disse...

Quero saber o local e data do bloco...Não se acanhe, a cobertura da TRolha é sempre favorável a blocos com essa tradição...A TRolha vai atrás, devargazinho...

Vitor Menezes disse...

Seu Xacal, mande-me um e-mail e eu mando o mapa. Aquelas ruas de Grussaí mal têm nome!

Anônimo disse...

chacal@pcerj.rj.gov.br

users online