segunda-feira, janeiro 21, 2008

Não terá sido em vão

Bacana a participação de tanta gente neste Dia do Abandono. E até às 24h é possível que uns e outros que estiveram off line apareçam para registrar a sua colaboração.


Há quem menospreze o potencial de mobilização da comunicação democrática e descentralizada. Desde Gutenberg tem sido assim. Mas convém não duvidar da força da linguagem, seja ela verbal ou não.

Neste dia, textos e imagens buscaram alertar, convencer, ou apenas registrar. Isso nunca é desprovido de efeito. Comunicação sempre implica em alguma ação política. Certamente não terá sido em vão.

Somente até este momento em que escrevo, cerca de 70 fotos haviam sido publicadas nos blogs participantes, além de vários textos com opiniões contundentes sobre a realidade local.

Foi a primeira vez que uma rede de blogs de campistas se formou para dar visibilidade a um tema. Seguramente não será a última. Até a próxima.

12 comentários:

Ricardo André Vasconcelos disse...

Valeu Vitor, foi bom participar e que venham outras oportunidades... enquanto isso, vamos no dia-a-dia tentando contribuir para que nossa cidade seja melhor.

Anônimo disse...

A realidade das organizações civis que temos hoje por aqui não nos permitem almejar muita coisa, seria preciso um enorme investimento em novas estruturas para fazer frente ao abismo que se instalou de vez na região, e vejam como temos universidades!?

O futuro deverá ser cada vez mais ocupado e articulado pela rede (net), de tal forma que possamos criar visibilidade para os jovens e alunos das redes públicas, vamos tentar!!!

Roberto Moraes disse...

Vitor, Ricardo e Felipe,

A rede serve com uma ponte entre os vãos que o dinheiro compra. Por isso, não foi e não será em vão outras inciativas deste tipo.

Sem ilusões ainda lembraremos deste momento. Hoje não é possível ainda mensurar a repercussão que instrumentos como estes terão. Há gente ávida por participação, apesar dos desgastes das manifestações tradicionais.

Continuemos com nossos blogs agora muito mais linkados entre si. Com o Dia do Abandono abandonei a idéia de abandonar este instrumento como espaço de opinião, debate, diálogo e manifestação.

Valeu pelo compartilhamento do dia.

Abs,

Anônimo disse...

Senhores,

Agora não tem volta...Independente do tamanho da repercussão, só a idéia da articulação e união dos blogs, e mais, dos seus "pilotos" em torno de um tema comum já é um gigantesco avanço...

LEGIO URBANA OMNIA VINCITI, ou a legião urbana tudo vencerá...

Bonus Xacal..Centurião da 147ª Legião da Rede de Resistência Virtual.

Anônimo disse...

Meu caro amigo e xará Vitor,
quero parabenizá-lo por essa brilhante, de criar o "DIA DO ABANDONO, inciativa que se constituiu num verdaddeiro sucesso.
Adorei participar dessa união de blogs, liderado ou pilotado, conforme disse o Xacal por vocês (inclui-se o Roberto Moraes).
Pode ter certeza de que esse "DIA" deu eco. "Eles" se conectaram e já foi dado o recado. Parabéns.
Vitor Longo Braz

Anônimo disse...

Isso pode ser o embrião de algo verdadeiramente novo e forte. Basta continuar, romper a inércia, estabelecer vínculos. Será tão difícil? Não creio.

Anônimo disse...

Uma caminhada sempre começa com o primeiro passo... Acredito que quem detém o poder e a chance de fazer pode, sim, ter a boa vontade de corrigir ao menos algumas das questões (de simples solução) que foram apresentadas neste DIA DO ABANDONO nos blogs. Vale lembrar que estamos em ano de eleição municipal. Ou será que nossos políticos não têm interesse em agradar mais a população? É claro que nossas necessidades são bem maiores e há MUITO E MUITO mais a ser feito, além do que foi mostrado via fotos, mas antes estas coisas que nada. A resposta dos insatisfeitos deve ser dada nas urnas. Infelizmente meu voto tem sido vão, mas continuarei tentando uma REAL MUDANÇA.

* Pessoal, transcrevi aqui parte do comentário que postei no blog do César Ferreira.

Anônimo disse...

Parabéns pela idéia de expor o abandono que há nessa cidade. Melhor seria se isso fosse feito todo dia e por mais gente, mas a campanha aqui nos blogs já é um ótimo começo!

Anônimo disse...

De fato foi ótimo. Caberá uma análise depois...

Mas, eu ando me perguntando.. O que os donos do poder devem ter achado disso tudo?

Fabiano Seixas disse...

Participar do Dia do Abandano foi a atitude cívica mais lúcida que tive nos últimos tempos, retratar, escrever e comentar sobre o descaso existente em nossa cidade, me fez acreditar que existem pessoas como ideiais, que batalham por ele e não deixam-se seduzir pelas cifras ou cargos oferecidos por aqueles que estão no poder.
Por acreditar em mudanças é que vou continuar fazendo a minha parte, que hoje se soma a inúmeros outros participantes neste ideal de uma cidade ideal para todos, onde possamos trabalhar, estudar, criar nossos filhos e viver tranquilamente.
De cabeça erguida vamos em frente!
Um abraçi para todos os participantes!

Bruno Lindolfo disse...

Parabéns a todos os blogs pela iniciativa e união por essa causa.
Salvar nossa cidade do abandono começa por esse resgate a idéias e ideais abandonados, ou pulverizados em manifestações solitárias e desgarradas.
Que os laços se estreitem e atem, também, muitos outros.
A semente esta lançada, que possa germinar e lançar frutos, criando uma consciência política nova, que faça do exercício democrático um ato que transcenda o momento do voto, que esse seja consciente, mas não mais um ápice uno do dever cívico.
Mais uma vez parabéns.

Jorge Rocha disse...

to aplaudindo. e - incrivel - com orgulho.

users online