domingo, janeiro 20, 2008

Fotografar o abandono


Na última sexta, andei pela cidade para fotografar algumas cenas para o Dia do Abandono, uma mobilização informal de blogueiros que, nesta segunda, 21, publicarão imagens e textos sobre o estado de abandono em que Campos se encontra. Foi mais difícil do que imaginava.

Com técnica forjada na pretensa imparcialidade jornalística, pensava em chegar, registrar, e sair. Como cotidianamente tantos coleguinhas fazem. Mas não foi bem assim que aconteceu.

A cada escombro que encontrava, algo em mim denunciava um sentimento estranho, que não saberia definir com precisão. Em alguns lugares, uma sensação de raiva e de impotência. Em outros, uma certa vergonha de ser campista.

E era como se tivesse que me desculpar por expor as entranhas da cidade que amo, sem seu consentimento. Algo como chegar para um paciente terminal e pedir que ele pose para uma foto, uma situação incômoda mesmo que seja para ilustrar uma campanha de conscientização sobre os perigos de determinada doença.

Daqui do meu gostoso senso de pertencimento provinciano, admito: não era desse modo que gostaria de ver Campos na internet. Mas, infelizmente, é necessário.

O que há de bom é a mobilização em si. Tem sido bacana encontrar tantos blogueiros interessados em utilizar seus blogs em uma causa coletiva tão relevante. Até o momento em que escrevia este texto, 14 blogs haviam registrado as suas participações — incluindo alguns de colegas jornalistas aqui do Monitor.

Esta é uma forma de protesto que consegue furar vários bloqueios tradicionais. Um deles é o que costuma ser imposto por uma organização partidária, que tem uma forma muito particular de selecionar a realidade de acordo com seus interesses estratégicos imediatos. Outro, é o formato da mídia tradicional, limitada em espaços e mergulhada em idiossincrasias.

Nos blogs a manifestação tem um sentido libertário, porque não controlado de modo vertical. A adesão é espontânea, sem censura, sem reunião. E a própria noção de “abandono” é algo extremamente aberto, podendo ser manifestada por vários enfoques entre os participantes.

Nesta segunda, portanto, se você tem um blog, participe do Dia do Abandono. E não deixe de visitar alguns dos demais participantes. Veja, abaixo, quem já aderiu:

Roberto Moraes
http://robertomoraes.blogspot.com/
Ricardo André
http://ricandrevasconcelos.blogspot.com/
Fátima Nascimento
http://www.verbosolto.blog-se.com.br/
Urgente!
http://urgente.blogspot.com/
João Ventura
http://joaosucubu.blogspot.com/
Jules Rimet
http://imagina.blogspot.com/
Eugênio Soares
http://ce.lemos.blog.uol.com.br/
A Trolha
http://atrolha.blogspot.com/
Felipe Muniz
http://luizfelipemunizdesouza.zip.net/
Marcio Fernandes
http://marcioffernandes.blogspot.com/
Luciano Azevedo
http://www.lucianoazevedo.com/
Fabio Siqueira
http://fabiosiqueira.blogspot.com/
Vitor Longo Braz
http://www.blogvitorlongo.blogspot.com/
Sérgio Diniz
http://www.sergiodinizescreve.blogspot.com/


[publicado originalmente na edição de hoje do Monitor Campista]

Nenhum comentário:

users online