segunda-feira, junho 23, 2008

Enfim, um bar diferente

Foto: Vitor Menezes
No sábado, 21, conheci o Bar da Fábrica da Arte Pura, a cerveja artesanal que começa a ser produzida em Campos. Bacana o lugar. De acordo com um dos sócios do negócio, Raphael D´Avila, a proposta segue um conceito alemão de produzir menos, mas com mais qualidade, e manter um bar na fábrica para happy hour e ter forte envolvimento com a comunidade regional.

Por enquanto, o chopp servido no bar ainda não é o Arte Pura, que começou a ser produzido e deve ficar pronto no final deste mês e para quando deverá ser organizada uma inauguração oficial do empreendimento. Mas é um similar, feito em uma cervejaria também artesanal em Vassouras (RJ).

O que mais gostei no bar é o de não ter as afetações de bares sofisticados. É rústico e, como se dizia no ABC Paulista dos anos 70, “no chão da fábrica”, o que dá um clima diferente. O cliente fica com a sensação de ser um degustador, alguém que está bebendo o que acabou de ser produzido nas máquinas que estão bem ali ao lado.

Os projetos de D´Avila para a fábrica são interessantes. Já está funcionando, por exemplo, um esquema de entrega de chopp em pequenas quantidades. Os caras vão à sua casa, instalam a choppeira, e você paga o líquido. Depois da festa eles desinstalam.

No futuro, a Arte Pura também produzirá cerveja, mas também em pequena escala e para ser comercializada em embalagens menores, para manter-se fiel ao propósito de ser artesanal.

D´Ávila explica que as grandes cervejarias produzem, com indução química, chopp em oito dias, enquanto a produção artesanal, totalmente orgânica, leva cerca de 18 dias.

O bar funciona de segunda a sexta-feira — “com testes no final de semana”. Contatos e outras informações sobre a proposta estão aqui.

8 comentários:

Alexandro F. disse...

vamos lançar o livro do terra plana (nosso lançamento) lá!

xacal disse...

tudo ótimo, mas o endereço...?

Vitor Menezes disse...

Rapaz, deixa de ser indolente seu Xacal. Visite o site indicado no link e saberás!

Anônimo disse...

Belo assunto! asuhus
Vale a dica né.

xacal disse...

eu não tinha percebido o link...

Anônimo disse...

Oi, Vitor! Vamos comemorar meu aniversário por lá? Pago uma rodadinha do chope; só me avise quem posso convidar pro mesmo lugar... rsrs
Chego em Campos no domingo, fico até pelo menos sexta, 4/7. De presente desejo apenas o autógrafo do meu escritor favorito no meu "Daqui desse lugar..."
Veja o dia que vc pode e vamos marcar. Bjs!
Luiza

Unknown disse...

Amigo Vitor,

Sou leitor assíduo desse canal inteligente... Mas confesso: êta assuntinho legal, esse... um chopp artesanal, típico do interiorrrr messssmo... a dica valeu, parceiro.. vou aparecer para saborear essa maravilha... Estou com saudades do amigo e dos outros tantos amigos de imprensa... Parabéns para todos os calaboradores e amigos...nota 1000.

JUNIOR BRASILIA...

Vitor Menezes disse...

Grande Brasilia! Abração, rapaz!

users online