domingo, junho 15, 2008

No site da FENAJ

Ação do diploma está na pauta do Supremo Tribunal Federal

Já está na pauta do Supremo Tribunal Federal o recurso extraordinário sobre a exigência do diploma de formação universitária específica para o exercício profissional do Jornalismo. A FENAJ considera que o momento é decisivo para a categoria. Por isso desencadeará nova e ampla mobilização em defesa dos interesses dos jornalistas.

A Executiva e a Coordenação Nacional da campanha em defesa do diploma reuniram-se em telereunião nesta quarta-feira (11/06). Foi definido um plano de Mobilização a ser implementado nos próximos dias. A idéia é envolver os Sindicatos da categoria, cursos de Jornalismo, entidades da área, movimentos sociais e todo o apoio material e político possíveis para sensibilizar o STF.

Para o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, o questionamento da exigência do diploma para o exercício do jornalismo revela “o inequívoco interesse empresarial em derrubar tal exigência como elemento central de desregulamentaçã o da profissão”. Murillo considera, no entanto, que uma ampla movimentação da categoria neste momento será determinante.

Na próxima semana ,o advogado que defende o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a FENAJ nesta ação, João Roberto Piza Fontes, entregará um memorial sobre esta questão aos ministros do STF.

2 comentários:

Blog Vitor Longo disse...

Sou a favor de que toda profissão seja regulamentada. Participei ativamente do processo de regulamentação da profissão de professor de Educação Física e pude ver os avanços no campo profissional, no mercado e nas questões éticas. Sou a favor!

Obviamente que durante o trâmite do projeto de Lei haverá muitas mudanças, feitas propositadamente para negociar questões. E depois deverá ser desatados os nós, que acredito serem muitos (jornalistas com direito adquirido sem diploma, empresários contrários a Lei e exploradores de mão de obra, etc.).

regina freitas disse...

REGINA CELIA FREITAS DE PAULA/ BJI
É preciso lutar por categorias regulamentadas e ocupadas por profissionais preparados competentemente na área. Não há como ser contra. VITÓRIAS são conquistadas. Voces serão vitoriosos.

users online