A pesquisa Ibope divulgada há pouco pela Inter TV confirma o quadro de polarização entre os candidatos Rosinha (PMDB) — 37% — e Arnaldo Vianna (PDT) — 36%. Embora sejam decisivos para levar as eleições para o segundo turno, os demais candidatos não se mostram com musculatura para configurar alguma surpresa na disputa. Feijó (PSDB) aparece com 4% e Odete Rocha (PCdoB) com 2%. Marcelo Vivório (PRTB) e Graciete (PCB) não pontuaram. Há ainda 12% de intecisos e 8% que declaram votar nulo ou branco.
Na simulação para segundo turno, Arnaldo venceria Rosinha com 43% contra 40%.
Ou seja: o quadro é absolutamente indefinido, mas limitado às duas principais opções.
Poucas chances de ascensão entre os menos conhecidos
O artigo “Recall, um processo sem mágica”, do caderno EU&Fim de Semana, do Valor de hoje, mostrou justamente que os candidatos menos conhecidos têm reduzidas chances de superar a baixa visibilidade durante a campanha. O político é avaliado apenas após uma longa trajetória de exposição pública. Com menos de 40% de reconhecimento, o candidato tem chances praticamente nulas de se eleger.
Para cada um ponto percentual de reconhecimento público, o candidato parte de um potencial médio de 0,6% de votos, de acordo com o autor, baseado nos resultados das eleições para prefeito em 2004.
sexta-feira, agosto 29, 2008
Polarização confirmada
Postado por Vitor Menezes às 20:07 Marcadores: campos, eleições 2008, pesquisas eleitorais
2 comentários:
Não acredito nesta pesquisa, ontem rosinha sem garotinho ñ era nada, hoje garotinho ñ é nada e ñ elege mais nada. Meu querido Arnaldo será nossoprefeito em 2009, ñ acredito + nos políticos, só ñ anulo meu voto qundo tenho Arnaldo e D. Penha p/ dar meu voto
Tsc, tsc, tsc...
Postar um comentário