sexta-feira, outubro 17, 2008

Ibope: 80% dos eleitores dizem que não mudam o voto

Os contratantes de pesquisas eleitorais divulgam apenas uma parte do que o levantamento oferece. Isso é compreensivel sob o ponto de vista jornalístico, já que o mais importante é a intenção de voto.

Mas a pesquisa revela outros aspectos interessantes. E como a íntegra do relatório é disponibilizada pelo Ibope, todos os eleitores podem ter acesso. Confira abaixo alguns dados importantes ou, no mínimo, curiosos da mais recente sondagem encomendada pela Inter TV.



Entre os eleitores, de acordo com a pesquisa Ibope, 17% admitem que ainda podem mudar o voto, enquanto 80% afirmam que a opção já está consolidada. Outros 3% não sabem. Na divisão por candidatos, o voto em Rosinha está consolidado em 90% dos seus eleitores, enquanto, para o caso de Vianna, a consolidação é de 86%.


A maioria dos eleitores votam nas primeiras horas da manhã. Das 8h às 10h30 se concentram 44% dos votantes. Das 10h31 às 14h30, são 20%. E das 14h31 às 17h votam os 35% restantes.



Sobre a expectativa de vitória, 53% acreditam que será de Rosinha (PMDB), enquanto 34% acreditam que será de Arnaldo Vianna (PDT).

O Ibope realizou 602 entrevistas nos dias 15 e 16 de outubro. A Pesquisa, encomendada pela TV Planície LTDA, está registrada sob número 1426/2008 na 100ª Zona Eleitoral. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

[clique nas tabelas para ampliar]

Um comentário:

Anônimo disse...

Sei de várias pessoas que votaram no primeiro turno, apertando para prefeito na primeira. Perderam o voto, ficando na legenda. Só perceberam depois porque nao apareceu a foto.
Isto eu sei com varias pessoas que votaram em arnaldo, agora, no segundo turno, como é só p prefeito, elas votarão certo. 12 neles

users online