quinta-feira, fevereiro 04, 2010

A Rede Blog ainda existe?

No final de 2009 foi assim: primeiro, pouca gente posta sobre temas do dia 21. Depois, ninguém indica tema para enquete. Em outro mês, o urgente! sequer faz a chamada para a enquete e não há quem reclame. Em janeiro, mais silêncio. O que parece é que o modelo de organização da Rede Blog, criado no início de 2008, já deu o que tinha de dar.

Está na hora de criar algo diferente para manter o caos organizado da nossa aglutinação blogueira.

Creio que a contribuição inicial das postagens do dia 21 está consolidada, que é a criação desta abstração chamada “Rede Blog”, que passou nestes dois anos a ter existência reconhecida até além da blogosfera. Agora, podemos dar um novo passo.

Alguém tem alguma ideia aí?

21 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

iiiiiiiiiiiii eu tenho muitas, mas tenho certeza quem nem será lida... rsrs

tentei entrar nesta rede... mas sou ... ju men ti nha... rsrsrs

João Ventura disse...

Vítor, sempre achei que essa história de postar todo-mundo-juntos-no-dia-21, uma coisa certinha e organizada demais para a estrutura horizontalizada dos blogs. Não me lembro de ter contribuído com alguma postagem nessa data (se bem que não me lembro de ter colaborado com meu próprio blog em data nenhuma...)

Acho, no entanto, que a semente foi plantada e que cada um que faça parte da Rede, siga seus próprios modelos edioriais (se é que podemos chamar assim...), afinal, por ter as webrings, os comentários e as inúmeras referências, isso já se configura uma rede, carai!

Acredito que as ações conjuntas devem acontecer em ações mais urgentes(! merchan), como a história da censura ou mesmo a do IPTU. No mais sigamos separados, porém unidos.

E tenho dito!

Cabrundo do Chuvisco disse...

Corroboramos as palavras do Ilmo João Ventura.

até breve

Ana Paula Motta disse...

Já participei de outras blogagens coletivas,organizada de forma um pouco diferente da Rede Blog, Uma delas era a Tertúlia Virtual que acabou no auge das participações porque os seus criadores haviam pensado em outras possiblidades.
Um dos "pecados" das postagens da Rede Blog é a falta de um lugar na internet onde os sites se inscrevessem (te mando por e-mail os detalhes desse mecanismo) e o outro,esse sim o mais grave, é a escolha de temas muito localizados (Campos isso, Campos aquilo, Campos cozido e assado) isso além de chato de escrever é chato de ler e restritivo, não somos o centro do universo.Isso restrigiu a rede a Campos e a blogosfera não tem fronteiras.

AngelMira disse...

Vítor,
Confesso que achava brilhante o seu esquema de Rede Blog. Apesar de estarmos voltados ao Noroeste Fluminense, meio que roubamos a cena, atuamos como "penetra" na Rede Blog campista e etc.
Chegamos a tentar copiá-los p o Noroeste, mas é difícil demais. Acho que vcs conseguiram manter o impossível. Só conseguir fazer o que vcs faziam p 1 mês. No mais, desisti.
Porém, tenho certeza e todos vcs devem concordar de que a aliança, o cooperativismo, a interação, a cumplicidade estão presentes de uma forma ou de outra.

Unknown disse...

Uma ideia bacana é o "Adote um vereador" (http://vereadores.wikia.com/wiki/P%C3%A1gina_principal). Os melhores do país são os internautas de Angra (http://adoteiumvereadordeangra.blogspot.com/). Dá para acompanhar pelo site da Câmara. Seria uma forma de discutir os problemas da cidade - como a rede faz -, e ainda fiscalizar quem deveria fiscalizar o governo.

Unknown disse...

Concordo com o João e com os demais.A Rede blog foi importante,a idéia é boa.Mas,me lembro de colaborar uma única vez,exatamente pelo fato de não ter hora certa para postar,por ter pouco tempo disponível e isso vale para todos blogueiros em Campos,acredito.Afinal,não somos desocupados(risos).
Proponho uma discussão mais livre,editorialmente falando como: campanhas,protestos,cobranças políticas e por aí vai.
Cada um com sua linha editorial,criação de banners,vídeos,enfim...
Acredito que dessa maneira a adesão seja maior por parte dos blogueiros e a discussão em torno do tema seja mais diversificado,mais abrangente,ou seja, alguém "levanta a bola" e ...
Que tal?
Que surjam outras propostas e ninguém melhor que você,Vítor, para essa mediação.
Espero ter contribuído,abraços!

Jorge Rocha disse...

q tal enforcar e queimar cesar ferreira em praça publica, chamando isso de ato simbolico e prestaçao de serviço publico?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Quando se faz algo com o objetivo voltado para o algo feito, é uma coisa. Mas quando se faz algo para atingir "outros" objetivos, a coisa se perde.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Agora que vi aqui!:

http://urgente.blogspot.com/2008/02/proposta-para-rede-blog.html

Muito boa a proposta do Vitor! Clara, democrática, não tendenciosa. Uma proposta excelente com objetivos claros.

Só fico pensando: "Por quê o "serhumano" nunca está satisfeito com propostas alheias..."

Há dentro do "serhumano" algo de REBELDIA que se não estiver fazendo crítica pela crítica para dar "de contra" e trazer algo "MELHOR", ele não sossega.

Isso não acrescenta nada... muito pelo contrário ( frasezinha velha...).

É no diálogo que as coisas vão se clareando.

E tem outra, se não houver DIVERSIDADE, não haverá comparações, se não houver comparações não haverá conhecimento e não havendo conhecimento muitos poderão ser enganados.

Portanto, concordo que esta rede blog, ( que não conhecia a fundo...)tem de tudo para trazer mais luz aos acontecimentos de Campos, Estado do Rio de Janeiro, Brasil e Mundo.

Por que digo Estado do Rio e Brasil? Porque não tenho dúvida nenhuma de que o Estado do Rio sendo a casa de Campos e Campos sendo a Cidade primeira a ter luz nas ruas, pode ser a Cidade de onde vão sair as verdades sem intenção nenhuma de cobrir erros dos meus e mostrar erros dos outros.
Os erros são para ser reparados e não para ter motivos OUTROS... QUE NADA ACRESCENTA A UM PAÍS QUE quer VERDADE, INTEGRIDADE E HUMILDADE.

Uma pergunta:
Você não quer para você a verdade, a integridade e a humildade?
Eu quero.

Diversidade é importante... e muito.

Não precisa mudar nada na proposta desta Rede Blog...
É só começar a postar no dia 21.

É tão confuso assim?

Um tema:

" Se está abrindo uma possibilidade de crime no fogo ali... por que não haveria também lá?"

Diminuindo:
"Se parece que tacaram fogo aqui, por que não parece que tacariam lá?"

Quem tem ouvidos para ouvir ouçam...

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Que venham postar os sociólogos, antropólogos, juristas, advogados, jornalistas, professores, médicos, engenheiros, estudantes, domésticos ( neste me incluo... tenho que administar uma casa com tudo o que tem direito... e ainda vir escrever...), ambientalistas, teólogos ( por que não?), os rebeldes com causa, os rebeldes sem causa, os aloprados, os que pensam que não são aloprados, os casados, solteiros, os isso e aquilo outro.

Que venham.

Por que não?

Para que melhorar o que já está ótimo?

Aqui já vai matar um coelho:
HUMILDADE.

Com o tempo vai chegando a integridade´...
Até que a VERDADE VEM Á TONA.

Bem, precisaremos continuar humildes para não jogarnos pedra naqueles que tentaram nos enganar. E dar uma "purtunidade" de remediar o "des- FEITO."

É isso.

Esse é a Campos que vai para frente.
Fora disso... é só continuar o engano para alguns continuarem mamando...

Vamos, Rede Blog.

Ah... meu exemplo, foi só exemplo. Não precisa seguir meu tema, não.

Mas que é quente, é!
Ou melhor: É Fogo!
rsrs

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Jorge Rocha... Taí... agora que li sua idéia...

Não é que até você está pensando no "fogo... queimar..."

Seria inconsciente coletivo?
rsrs brincadeira... Não creio nas idéias de Jung. Prefiro a do amigo de Freud.Aquele teólogo... Pfister...( Será que é assim que escreve? Tô cum preguiça de ir conferir... iiii preguiça é pecado capital...
OLha, olha, Rosângela... não estamos mais em tempos de errar alvos... )

Pecado= errar o alvo

palavrinha:
wisese

( Seria bom que você visesse o amigo de Freud, Rocha.)

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Que tal "Rede Blog Finalmente Encontrado o que Fazer"?

REBLOFINENoqF

márcio de aquino disse...

Acho que ir em BH e dar uma surra em Jorge Rocha seria mais útil

Jules Rimet disse...

Vamos surrar JR, enforcar Cesar Ferreira e queimar Márcio Aquino em praça pública.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

iii...

Jules Rimet disse...

Não. Queimar Márcio Aquino não é outro termo para 'fumar unzinho'. Ou é?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

JUles, esse surrar JR não é surrar a Jumentinha Rosângela não, é???

Éééééé´?????
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
J:(


Hum... olha palavrinha:
lutsms

Lutar mais????

ó, não...

Provisano disse...

É por postagens tipo "spam" das Eklessias da vida que a redeblog foi se esvaziando...esvaziand...esvazian...esvazia...esvazi...esvaz...esva...esv...es...e...,...

Ekklesio Jumentinho das timóteas disse...

Heim?
Ekklesia?
Jumentinha?
É!
A Rede Blog acabou.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Penso que a rede não acabou, acho que poderia ser utilizado outra forma de escolher os temas, estou de acordo com o Herval e como bem diz você Vitor: Vamos em frente, no próximo 21 faça novamente e bola prá frente!

users online