sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Revista Unesp dedica reportagem especial ao mau uso dos royalties em Campos

Com o título "Petróleo na mão é vendaval", a Revista Unesp Ciência destaca na sua reportagem de capa neste mês os casos dos municípios recebedores de royalties do petróleo, que não transformaram os recursos em benefícios para a população. Campos dos Goytacazes recebe destaque na matéria.

"Analisando municípios do Norte Fluminense, em especial Campos dos Goytacazes, cientistas da Unesp, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Cândido Mendes observaram que, apesar do importante aumento no orçamento possibilitado pelos royalties da indústria petrolífera, não houve melhoria na qualidade de vida da população. Áreas como saúde e habitação continuam exatamente no mesmo nível que estavam antes do aporte", informa a chamada para a matéria, no site da revista.

No subtítulo, outra advertência: "Orçamento de cidades fluminenses que recebem royalties da indústria petrolífera deu um salto sem que isso se revertesse em melhoria da qualidade de vida de seus habitantes; pesquisadores alertam para o risco de a mesma coisa acontecer com o pré-sal".

O editorial da publicação também trata do assunto, lembrando que "o dinheiro dos royalties do petróleo eleva sobremaneira o orçamento do município, mas isso está longe de significar a solução de seus problemas sociais".

"Sem uma boa gestão e controle do destino desses recursos, a qualidade de vida da população pode não melhorar em nada. É o que revela uma pesquisa de políticas públicas sobre a aplicação dos royalties do petróleo em cidades do Norte Fluminense, em especial em Campos dos Goytacazes. O aumento considerável do recursos para saúde e habitação, por exemplo, não gerou indicadores melhores para essas áreas", complementa.

A reportagem completa, em PDF, pode ser lida aqui.

Nenhum comentário:

users online