quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Casa de Artes Machadinha vence o Prêmio de Cultura do Estado

Da Secom PMQ



A Casa de Artes Machadinha levou o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Gastronomia, durante evento realizado nesta quarta-feira (10), no Teatro João Caetano, no Rio. O restaurante foi premiado entre três indicações, diante do governador Sérgio Cabral e da secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes, que faziam parte do público que lotou o ambiente. Vários atores também participaram da premiação, como Fernanda Montenegro, que recebeu homenagem especial.

Além do secretário, subiram ao palco para receber a homenagem quatro representantes da comunidade de Machadinha, que têm ligação direta com a gastronomia local, baseada no projeto Raízes do Sabor — dona Preta, dona Gerusa, seu Carlinhos e Helena. O troféu foi entregue pela Chef Roberta Sudbrack, profissional autodidata considerada uma das melhores do ramo gastronômico no país e que por muitos anos atendeu a Presidência da República. O prêmio também incluiu o valor de R$ 10 mil que, segundo Haroldo, será investido na estrutura da Casa de Artes Machadinha, na sua decoração e no treinamento e capacitação das pessoas que trabalham no local.

Os representantes de Machadinha também foram prestigiados por outros participantes do evento, como a diretora geral do Instituto Preservale, Sônia Mattos, para quem a premiação valoriza a cultura negra, a força da etnia e a gastronomia de qualidade. Já o escritor Chico Júnior, autor de dois livros sobre comidas típicas que ressaltam o projeto Raízes do Sabor, disse que a homenagem resgata a cultura, o sabor e arte de Machadinha e é símbolo cultural do Rio.

Esta foi a terceira vez que a comunidade de Machadinha recebeu uma premiação. A primeira foi em 2003, com o Prêmio Cultura Nota 10, homenageando o projeto Raízes do Sabor; além do Prêmio Rio Sóciocultural 2009, baseado em ações inovadoras de geração de renda em comunidades carentes.

[Foto: Adilson dos Santos / Secom PMQ]

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Legal isso aí!

Aqui em Paraty a Gastronomia está em alta também. Aproveitando comidas da região. Delícia! É bem interessante também...

Parece que a França está mesmo influenciando o Brasil... é "gastrogurmé" para tudo quanto é lado.

users online