Da Assessoria da PMQ
Fomentar a produção cultural do município com a criação de um fundo gerido por um conselho paritário que apóie projetos que fortaleçam processos solidários e participativos. É através desta proposta que a Fundação Cultural de Quissamã encaminhou para a Câmara de Vereadores um projeto de Lei que sugere a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura. A votação está marcada para esta quinta-feira, dia 5 de novembro – Dia da Cultura, no horário de sessão ordinária da Casa (11h),que contará com a participação das oficinas do Centro Cultural Sobradinho.
O Conselho Municipal de Cultura será um órgão colegiado e vinculado à Fundação Cultural, por ter caráter normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, que institucionaliza e organiza a relação entre a Poder Público e a sociedade civil nos setores que atuam no âmbito da cultura, participa da elaboração da política cultural do Município, e tem suas atribuições, competências, estrutura e funcionamento definidos através de um decreto.
Já o Fundo Municipal de Cultura terá como objetivos: fomentar a produção cultural local; impulsionar projetos coletivos; incentivar práticas culturais inovadoras; financiar festas comemorativas e eventos populares; dinamizar e movimentar grupos, artistas e cidadãos para a apreciação das artes; e colocar à disposição da comunidade o usufruto dos produtos culturais como um bem público.
O Dia da Cultura no Brasil é comemorado há 39 anos, desde a edição da Lei federal 5.579/70. A comemoração está relacionada a data nascimento do escritor baiano Rui Barbosa.
Um comentário:
Só vejo necessidade para se criar fundo de cultura quando se quer realmente investir em cultura. Investir em shows sertanejos, axé, funk, forró, zazal e coisas do tipo só servem para contribuir mais ainda com a alienação do povo. Quissamã está longe de ser algum tipo de referência em cultura que não seja de massa. Campos idem. Salve a exceção que temos do SESC na cidade. Quanto ao teatro em Campos, já repararam que só vêm comédias para cá?
Postar um comentário