terça-feira, novembro 03, 2009

Brasil de Fato faz matéria sobre porto de "São João da ´Farra´"


Reportagem com duas páginas no jornal Brasil de Fato trata dos impactos do Porto do Açu. O assunto é manchete na edição desta semana. O repórter Leandro Uchoa, que publicara matéria sobre a cortadora de cana morta em uma queimada, esteve em São João da Barra e conversou com os integrantes do movimento “Desenvolvimento sim, desapropriação não”, que representa cerca de 6 mil agricultores que estão no alvo da desapropriação, já aprovada pela Câmara de Vereadores.

A matéria, que, por enquanto, está disponível apenas na versão impressa do jornal, também explicita as relações entre a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, o governador Sérgio Cabral e o empresário Eike Batista. Também registra que a ambição das terras pode estar relacionada à existência de petróleo no subsolo da região. O município chega a ser chamado, em um dos títulos, de “São João da ´Farra´”.

São ouvidos ainda os professores da UFF, Aristides Sofiatti e José Luis Vianna da Cruz. Soffiati é autor da denúncia que levou o MP a pedir a suspensão das obras do Porto. Cruz opina sobre a construção da chamada Cidade X: “São cidades-empresas. Experiências horríveis. Controlam quem entra e quem sai”, disse.

A empresa é “ouvida” por meio da reprodução de abordagens feitas em seus materiais institucionais sobre o projeto.

Nenhum comentário:

users online